Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

  • Mais-valias de imóveis não HPP


    Nuno Pinto dos Santos

    Recommended Posts

    Nuno Pinto dos Santos

    Boa noite.

    Em 2018 vendi uma garagem herdada em 2017, numa herança partilhada com mais 2 familiares. A garagem foi comprada no início dos anos 90 (por um valor inferior) e teve sempre o mesmo proprietário até 2017, ano em que ele morreu. Não se tratando de HPP, as mais-valias serão calculadas da mesma forma que no caso de uma HPP?

    O valor da compra será o valor pelo qual a garagem foi comprada, ou o valor do imóvel na data em que foi herdada, conforme consta da caderneta predial urbana? No caso do valor ser o da compra da garagem (no início dos anos 90), tem que se fazer desde logo a conversão desse valor para euros?

    No preenchimento da declaração de IRS, as quotas da herança (50%, 25% e 25%) são consideradas automaticamente na tributação das mais-valias?

    Muito obrigado.

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

    Artigo 45.º
    Valor de aquisição a título gratuito

    1 - Para a determinação dos ganhos sujeitos a IRS considera-se o valor de aquisição, no caso de bens ou direitos adquiridos a título gratuito:

    a) O valor que tenha sido considerado para efeitos de liquidação de imposto do selo;

    b) O valor que serviria de base à liquidação de imposto do selo, caso este fosse devido.

    2 - (Revogado.)

    3 - No caso de direitos reais sobre bens imóveis adquiridos por doação isenta, nos termos da alínea e) do artigo 6.º do Código do Imposto do Selo, considera-se valor de aquisição o valor patrimonial tributário constante da matriz até aos dois anos anteriores à doação.

     

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Visitante
    Responder a este tópico

    ×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Criar Novo...