Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Loja online e outros pequenos negócios, trabalho por conta de outrem e procedimentos legais

Recommended Posts

Bom dia,

Após algum tempo finalmente decidi a aventurar-me em fontes de rendimento alternativos. Trabalho por conta de outrem na área de informática há alguns anos, no entanto gostava de iniciar pequenos negócios à parte para alcançar uma maior independência financeira.

No entanto, à medida que uma pessoa investiga o que se pode fazer, as coisas não são tão simples como “how to build an online shop in 2 hours”. Existem questões legais, e essas questões nem sempre são claras. Como programadora é-me fácil construir aplicações, no entanto não percebo nada de finanças nem de assuntos legais.

Pelo que gostaria de pedir ajuda para perceber por onde começar. :) O que pretendo é continuar a trabalhar por conta de outrem e iniciar uma loja online (shopify + printful), e as minhas dúvidas são:

1. Sendo trabalhadora por conta de outrem, posso iniciar atividades registando como ENI?
    2. Quais os impostos a ter em conta? Tenho alguma isenção no meu caso? A isenção é só no primeiro ano ou sempre por ser trabalhadora por conta de outrem?
    3. Como é que se declaram os lucros?
    4. Para cada loja online tenho que registar obrigatoriamente uma marca?
    5. Posso ter várias lojas online? E outras atividades?
    6. Que mais devo ter em conta?

Alguém me pode ajudar a esclarecer essas dúvidas para saber como começar? Obrigada!

Editado por aries23
    adicionado mais dúvidas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites