Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    josesilva1980

Contrato de arrendamento celebrado na sequência de um contrato de comodato

Recommended Posts

josesilva1980

Bom dia, o meu irmão está a passar por dificuldades financeiras com um rendimento muito baixo e com vista a ajudá-lo pretendo ceder-lhe gratuitamente um apartamento para ele alugar. Como estou no estrangeiro prefiro que ele fique responsável por tudo. Julgo que na teoria um contrato de comodato no qual lhe dou o direito de arrendar o apartamento se enquadraria muito bem nesta situação.

Contudo, pesquisei bastante e não consigo encontrar resposta para a parte de por em prática. Especificamente na parte de ele poder registar um subsequente contrato de arrendamento no site das finanças não estando o imóvel no nome dele.

Alguém tem conhecimento de alguma situação semelhante, se dá para pôr em prática sem problemas com as finanças?

Ele foi já a um departamento das finanças informar-se e não lhe souberam dizer se seria possivel registar nas finanças o subsequente contrato de arrendamento. Foram mais longe, alegando que o contrato de comodato não poderia dar direito a subsequente arrendamento mesmo que tenha uma claúsula para o efeito - o argumento é que o espirito do contrato de comodato é o comodatário usfruir ele próprio do bem.

Obrigado.

Guest PJA

Desde que o contrato preveja explicitamente que ele pode arrendar o imóvel, então ele pode fazê-lo. O Códgio Civil impõe algumas restrições aos comodatos, mas quase sempre prevê a hipótese de ser acordado algo diferente.

Quanto ao registo no Portal das Finanças, dado que o imóvel é seu, creio que tem de ser o @josesilva1980 a registar o contrato de arrendamento. Nessa altura pode indicar quem é o senhorio (o seu irmão) e, inclusive, dar poderes a terceiros (o seu irmão) para tratar das questões do arrendamento em seu nome, nomeadamente, passar recibos. Está tudo na página de arrendamento do portal das finanças.

quim
    há 21 horas, josesilva1980 disse:

Bom dia, o meu irmão está a passar por dificuldades financeiras com um rendimento muito baixo e com vista a ajudá-lo pretendo ceder-lhe gratuitamente um apartamento para ele alugar. Como estou no estrangeiro prefiro que ele fique responsável por tudo. Julgo que na teoria um contrato de comodato no qual lhe dou o direito de arrendar o apartamento se enquadraria muito bem nesta situação.

Contudo, pesquisei bastante e não consigo encontrar resposta para a parte de por em prática. Especificamente na parte de ele poder registar um subsequente contrato de arrendamento no site das finanças não estando o imóvel no nome dele.

Alguém tem conhecimento de alguma situação semelhante, se dá para pôr em prática sem problemas com as finanças?

Ele foi já a um departamento das finanças informar-se e não lhe souberam dizer se seria possivel registar nas finanças o subsequente contrato de arrendamento. Foram mais longe, alegando que o contrato de comodato não poderia dar direito a subsequente arrendamento mesmo que tenha uma claúsula para o efeito - o argumento é que o espirito do contrato de comodato é o comodatário usfruir ele próprio do bem.

Obrigado.

Boa noite

Preenche um contrato idêntico a este http://antoniosoaresrocha.com/direito/comodato-minuta assinam, em seguida o seu irmão leva-o ás Finanças para registo (não tem custos) a partir daí o seu irmão pode alugar a quem quiser, fazendo para isso um  contrato normal com o inquilino, regista-o nas Finanças (aqui já tem custos 10% do valor de uma renda) a partir daí receber rendas e passar os respectivos recibos..tudo normal.  

josesilva1980

Entendo, mas isso faria com o que imóvel ficasse disponível na pagina da internet das finanças para o registo dos contratos de arrendamento no nome dele? O que me disseram nas finanças do ponto de vista prático é que isso não aconteceria. Se me pudesse indicar se o que descreve é mesmo algo que ouviu alguem conseguir na prática ou apenas o que a lógica indica que seria possivel. Faria sentido que funcionasse como indica, mas com as finanças infelizmente muitas vezes não é assim. Daí perguntar só para ter a certeza.

Entretanto já perguntei a um colega contabilista que também não me soube dizer. Indicou-me a solução que parece mais óbvia: o subarrendamento. Já tinha pensado eu arrendar por um valor simbólico ao meu irmão e ele subarrendar ao preço de mercado. Contudo quando o meu irmão esteve no departamento das finanças para se informar perguntou se essa solução seria adequada e a resposta foi que isso seria facilmente visto como evasão fiscal pelo IRS (devido ás diferenças nas taxas de IRS aplicáveis, 28% na minha situação e na dele os 14,5% que depois ainda seriam sujeitos deduções). Francamente não vejo como poderiam fazer isso se ele não faria transferências para mim, alguma opinião distanta?

Guest PJA

@quim - essa minuta não serve para este caso pois não prevê a possibilidade de o irmão arrendar o imóvel. Diz o Código Civil:

Citação

Artigo 1132.º (Frutos da coisa)

Só por força de convenção expressa o comodatário pode fazer seus os frutos colhidos.

Artigo 1135.º (Obrigações do comodatário)

São obrigações do comodatário:
    f) Não proporcionar a terceiro o uso da coisa, excepto se o comodante o autorizar; 

@josesilva1980 - já viu a página de arrendamento do portal das finanças e as opções para registar novos contratos e para dar autorização a terceiros? Não tenho a certeza se essa autorização que pode dar através do portal dá ao seu irmão a possibilidade de registar novos contratos, mas de passar recibos todos os meses, dá com certeza. E o registo de novos contratos também não é uma coisa que aconteça assim com tanta frequência...

josesilva1980

@PJA Muito obrigado pelas informações, as observações sobre as clausulas necessarias para o contrato são muito úteis.

Fui ver a pagina de arrendamento do portal das finanças como menciona. As opções para registar novos contratos sao apenas do tipo tipo: Arrendamento, subarrendamento, promessa arrendamento.

O terceiro autorizado é apenas uma autorização para passar recibos em meu nome, isto é o contrato de arrendamento estaria na mesma no meu nome e não no nome do meu irmão.

Contudo reparei que no portal do arrendamento é possível, ao criar o registo do contrato de arrendamento, introduzir os dados do imóvel manualmente. A questão é mesmo se as finanças aceitam o contrato de comodato no momento em que o meu irmão for pagar o imposto de selo e o registo do contrato de arrendamento no nome dele na repartição das finanças.

quim
    há 18 horas, josesilva1980 disse:

@PJA Muito obrigado pelas informações, as observações sobre as clausulas necessarias para o contrato são muito úteis.

Fui ver a pagina de arrendamento do portal das finanças como menciona. As opções para registar novos contratos sao apenas do tipo tipo: Arrendamento, subarrendamento, promessa arrendamento.

O terceiro autorizado é apenas uma autorização para passar recibos em meu nome, isto é o contrato de arrendamento estaria na mesma no meu nome e não no nome do meu irmão.

Contudo reparei que no portal do arrendamento é possível, ao criar o registo do contrato de arrendamento, introduzir os dados do imóvel manualmente. A questão é mesmo se as finanças aceitam o contrato de comodato no momento em que o meu irmão for pagar o imposto de selo e o registo do contrato de arrendamento no nome dele na repartição das finanças.

Boa noite

Tinha 3 contratos de comodato passado a familiares

Tal como expliquei em cima, tudo muito simples

Elaborei os contratos de comodato fui de seguida ás finanças regista-los em nome do familiar (levar CC)

Em seguida o familiar elaborou o contrato normal com o inquilino, registou no Portal das Finanças, pagou os tais 10% e começou a passar recibos, nenhum problema

Já finalizei um, para isso voltei ás finanças disse que queria terminar com o contrato de comodato  assinamos, e pronto

Atenção o contrato com o inquilino fica valido mesmo estando no nome do familiar só que a responsabilidade passou para mim. Agora sou eu quem passa os recibos.

francisco correa
    A 15/02/2019 às 18:37, quim disse:

Boa noite

Tinha 3 contratos de comodato passado a familiares

Tal como expliquei em cima, tudo muito simples

Elaborei os contratos de comodato fui de seguida ás finanças regista-los em nome do familiar (levar CC)

Em seguida o familiar elaborou o contrato normal com o inquilino, registou no Portal das Finanças, pagou os tais 10% e começou a passar recibos, nenhum problema

Já finalizei um, para isso voltei ás finanças disse que queria terminar com o contrato de comodato  assinamos, e pronto

Atenção o contrato com o inquilino fica valido mesmo estando no nome do familiar só que a responsabilidade passou para mim. Agora sou eu quem passa os recibos.

@Quim, esta sua mensagem foi-me bastante útil porque estou exatamente nesta situação. No meu caso, o meu pai tem um imóvel e eu e a minha irmã fazer o papel de senhorios e vamos arrendá-lo a terceiros.

Tenho, no entanto uma questão: no contrato de arrendamento, como eu e a minha irmã constamos como "Senhorios" na cláusula 01 coloco o seguinte texto "Os Senhorios são legítimos usufrutuários, através de comodato, da fração autónoma (...) ". Acha que isto é suficiente? Precisamos de colocar mais alguma "robustez" nesta cláusula?

Outra questão, não sei se me sabe responder, temos umas pessoas muito interessadas em arrendar o apartamento (que está situado em Lisboa), contudo o fiador delas é de Viseu. Temos que lhe fazer chegar o contrato original para ele assinar o original, certo? Ou se lhe mandarmos digitalizado serve? Muito obrigado!! :)

quim
    A 19/06/2019 às 11:15, francisco correa disse:

@Quim, esta sua mensagem foi-me bastante útil porque estou exatamente nesta situação. No meu caso, o meu pai tem um imóvel e eu e a minha irmã fazer o papel de senhorios e vamos arrendá-lo a terceiros.

Tenho, no entanto uma questão: no contrato de arrendamento, como eu e a minha irmã constamos como "Senhorios" na cláusula 01 coloco o seguinte texto "Os Senhorios são legítimos usufrutuários, através de comodato, da fração autónoma (...) ". Acha que isto é suficiente? Precisamos de colocar mais alguma "robustez" nesta cláusula?

Outra questão, não sei se me sabe responder, temos umas pessoas muito interessadas em arrendar o apartamento (que está situado em Lisboa), contudo o fiador delas é de Viseu. Temos que lhe fazer chegar o contrato original para ele assinar o original, certo? Ou se lhe mandarmos digitalizado serve? Muito obrigado!! :)

Boa tarde

Em relação à primeira questão eu coloquei assim..

Os primeiros outorgantes são legítimos possuidores  da fracção designada pela letra x correspondente a um apartamento..(toda a descrição tal como se encontra na Conservatória não esquecendo o alvará de licença de utilização).

Em relação à segunda questão tenta fazer-lhe chegar pelo menos dois originais já assinados pelos senhorios e rendeiros, ele assina e devolve pelo correio. Manda-lhe um envelope com selo para lhe evitares as despesas ele terá que ser uma pessoa com possibilidades económicas. À,  e  trata-o muito bem porque isto de ser fiador de um contrato tem muito que se lhe diga.

Um abraço..e que tudo te corra bem

Ps..O contrato de comodato já está feito e registado!! Certo??

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa