Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    fprates

Investir mais valias de 2ª habitação para amortizar empréstimo de HPP

Recommended Posts

fprates

Boa noite,

Em 2013 adquiri uma moradia que foi a minha habitação própria permanente até 2017.

Em 2017 adquiri uma nova habitação a qual passou a ser a minha HPP e contrai um empréstimo para a mesma sendo que a habitação que comprei em 2013 passou a ser a minha 2ª habitação.

A 2ª habitação está arrendada até final do ano e tenho uma proposta para venda obtendo uma mais valia a rondar os 50000€.

Posso investir o valor da mais valia para amortizar no empréstimo da minha actual HPP sem ter penalizações no IRS?

Será boa ideia passar a minha 2ª habitação para HPP e então efectuar a venda da casa e amortizar posteriormente no empréstimo da que passará a ser efectivamente a minha HPP?

Espero ter me feito compreender.

Grato pelos esclarecimentos.

F.Prates

Guest PJA
    A 13/11/2018 às 00:04, fprates disse:

Posso investir o valor da mais valia para amortizar no empréstimo da minha actual HPP sem ter penalizações no IRS?

Pode. Não lhe dá isenção de tributação sobre as mais valias (vai mesmo ter de pagar imposto sobre as mesmas, caso existam), mas penalizações não dá.

A 13/11/2018 às 00:04, fprates disse:

Será boa ideia passar a minha 2ª habitação para HPP e então efectuar a venda da casa e amortizar posteriormente no empréstimo da que passará a ser efectivamente a minha HPP?

Pode tentar. Mas se as Finanças encararem isso como uma tentativa de fuga fiscal aí sim, terá penalizações.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa