Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvidas - Primeiro Emprego

Root

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Não tinha a certeza se devia criar este tópico na secção do IRS ou da Segurança Social, mas acabei por colocar aqui. Espero que esteja bem.

Sou um estudante com menos de 25 anos e encontrei uma vaga de emprego part-time em que fiquei interessado. Não faço ideia dos valores, mas suponhamos que o ordenado será 150€/mês. 

As minhas dúvidas são:

• Quais são os benefícios fiscais para um primeiro emprego? 
    • Em que condições é que, tendo este emprego, perco os benefícios? Pelo que percebi, só se considera primeiro emprego se o contrato for a tempo indeterminado. Se este emprego for a tempo certo, mantenho os benefícios de primeiro emprego num futuro emprego?
    • Até que ponto será preferível não aceitar um emprego de baixo salário (porque são poucas horas de trabalho) para não perder os benefícios num futuro emprego?

Surge ainda umas outras questões:

• A empresa em questão está sediada num país da União Europeia que não Portugal. Como funciona neste caso? Só é possível se trabalhar como independente?
    • No caso de ter de ser trabalhador independente, e assumindo que faço menos de 10 000 € anuais, nunca pago IVA, pelo que só tenho de pagar o valor mensal conforme o escalão, correto? Como funciona em termos de IRS?

Muito obrigado a todos.

Os meus cumprimentos.

Editado por Root
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites