Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• TiagoAlmeida

Mais valias - habitação secundária

Recommended Posts

TiagoAlmeida

Boa noite, pesquisei alguns tópicos, no entanto o meu caso penso ser um pouco diferente do habitual, pois não se trata de HPP, nem tenho crédito para abater, nem vou reinvestir noutra HPP, nem fiz obras de beneficiação.

1 - Vou vender uma habitação secundária por 120000, não tenho crédito bancário, comprei em 2001 por 68500, na altura paguei 1050 de SISA, vou pagar 150 pelo certificado energético, será que estas contas estão bem feitas?

Mais Valias = 120000 - 68500*1.30 (coeficiente de desvalorização da moeda para 2001) - 150 (certificado energ.) - 1050 (SISA) = 29750

Rendimento coletavel = 29750 * 0.5 (50% da mais valia gerada é que é coletada) = 14875€

2 - Penso que também posso deduzir as despesas com a escritura e registo do apartamento que comprei em 2001, mas como posso conseguir essas faturas? Já não tenho os registos.

2.1 - Há algo mais que possa deduzir? Relembro que não fiz obras.

3 - Como nem a venda nem a compra de nova habitação é HPP, é indiferente a mais valia gerada ter sido reinvestida nessa nova habitação não é?

Muito obrigado a todos!

Guest PJA
    A 12/06/2018 às 01:12, TiagoAlmeida disse:

1 - Vou vender uma habitação secundária por 120000, não tenho crédito bancário, comprei em 2001 por 68500, na altura paguei 1050 de SISA, vou pagar 150 pelo certificado energético, será que estas contas estão bem feitas?

Mais Valias = 120000 - 68500*1.30 (coeficiente de desvalorização da moeda para 2001) - 150 (certificado energ.) - 1050 (SISA) = 29750

Rendimento coletavel = 29750 * 0.5 (50% da mais valia gerada é que é coletada) = 14875€

À primeira vista parece-me bem, sim.

2 - Penso que também posso deduzir as despesas com a escritura e registo do apartamento que comprei em 2001, mas como posso conseguir essas faturas? Já não tenho os registos.

2.1 - Há algo mais que possa deduzir? Relembro que não fiz obras.

Ao fim de tantos anos é provável que já não consiga. Mas experimente ir perguntar no Registo Predial ou na Conservatória, se tiver disponibilidade para isso...

Tudo o que pode ser deduzido está descrito no art 51º do CIRS:

Citação

Artigo 51.º Despesas e encargos

Para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem:

a) Os encargos com a valorização dos bens, comprovadamente realizados nos últimos 12 anos, e as despesas necessárias e efetivamente praticadas, inerentes à aquisição e alienação, bem como a indemnização comprovadamente paga pela renúncia onerosa a posições contratuais ou outros direitos inerentes a contratos relativos a esses bens, nas situações previstas na alínea a) do n.º 1 do artigo 10.º;

3 - Como nem a venda nem a compra de nova habitação é HPP, é indiferente a mais valia gerada ter sido reinvestida nessa nova habitação não é?

É

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa