Ir para o conteúdo
C Raminhitos

Abono de Familia - alterações agregado familiar

Recommended Posts

C Raminhitos

Bom dia,

Recebo abono de família, pelo meu filho, como família monoparental, com o 2º escalão, desde que ele nasceu em 2010. 

Entretanto, passei a receber mais ordenado (não o base, mas em trabalho suplementar) o ano passado. 

Entretanto, também no final do ano passado (2017), o pai do meu filho veio morar connosco - o que nunca tinha acontecido desde que ele nasceu, embora mantivesse o domicílio fiscal na casa onde moramos agora, que é o mesmo que o meu. Como temos o mesmo domicílio fiscal há mais de 2 anos, decidimos, este ano, fazer o IRS em conjunto, porque seria mais proveitoso. Com isso os nossos rendimentos juntos fazem com que provavelmente passemos para o último escalão do abono de família, ficando então o mesmo sem efeito.

Ontem li no site da SS que devia apresentar a alteração dos rendimentos até 10 dias após a mesma se ter concretizado (o que, sendo assim, já passou o prazo). Mas também li no guia do abono de familia "A prova anual de rendimentos é obrigatória para efeitos de determinação do escalão de Abono de Família para Crianças e Jovens. É efetuada oficiosamente, através de troca de informação entre os serviços da Segurança Social e da Administração Fiscal, e considerando também o valor das prestações sociais pagas pelo Instituto da Segurança Social, I.P."  

Assim sendo, e visto que já passaram alguns meses, e ainda não me foi retirado o abono, devo esperar que a segurança social faça esse cruzamento com as finanças e depois devolver o valor recebido nesses meses? ou devo ir à segurança social tentar regularizar a situação?

O meu único receio aqui, é o facto de eu e o pai do meu filho termos o mesmo domicílio fiscal há imenso tempo, embora nunca tenhamos partilhado economia, ou vivido juntos - não sendo por isso o mesmo agregado familiar - e que me venham pedir para devolver 8 anos de abono...

Sou trabalhadora por conta de outrém, bem como o pai do meu filho, sem nenhum outro tipo de rendimento.

Agradeço se alguém me puder ajudar.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa