Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Juliana

urgente IRS rendimentos no estrangeiro

Recommended Posts

Guest Juliana

Bom dia, Parabéns pelo site desde já.

Gostaria de saber se podem esclarecer uma dúvida.

Sou estrangeira e trabalhei no meu pais da Jan até Set do 2016.
    Em Out 2016 chegei em Portugal pela primeira vez (residente fiscal a partir de Outubro em Portugal) com o meu marido (Portugues e residente fiscal no estrangeiro até Set) e a nossa filha. De OUT até DEZ não tenho trabalhado em lugar algum. Não tive que fazer o IRS aqui em Portugal mas foi feito no estrangeiro (Art. 4-15-19 CDT Portugal - Meu país) (Art. 15-16 do código de IRS).

Durante o 2017 tenho recebido alguns atrasos por o meu antigo trabalho no meu país e não tenho trabalhado em lugar algum. Este dinheiro é tributado já no pais de origem (remunerações publicas).

O CDT entre Portugal e o meu país, no seu artigo 19º -1A) "As remunerações excluindo as pensões pagas por um Estado contratante (MEU) a uma pessoa singular (Eu) em consequencia de serviços prestados a esse Estado (MEU) só podem ser tributadas nesse Estado (MEU).

O artigo 15º -2 "..as remunerações obtidas por um residente (Eu) de um Estado contratante (POR) de um emprego exercido no outro Estado contratante só podem ser tributadas no Estado primeiramente mencionado (POR) se:
    A) O beneficiário permanecer no outro Estado (MEU) durante um período ou que no ano fiscal em causa não excedam 183 dias (VERDADE: ZERO DIAS)
        E

B) As remuneraçoes forem pagas por uma entidade patronal que não seja residente do outro Estado (MEU)(FALSO: entidade patronal é residente no meu país)

C) ...

A minha questão é, não tendo trabalhado no 2017, terei de declarar os rendimentos auferidos no estrangeiro (já aí tributados)? Não consigo encontrar o meu caso no código IRS...

ps não tenho o estatudo de "residente não abitual"

Grata.
    Att. Juliana

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa