Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Helena Gaspar

HERANÇAS + IRS

Recommended Posts

Helena Gaspar

Boa noite,

peço ajuda para entender as quotas partes.

Minha avó tem 3 filhos.

Avó faleceu, deixando como herança uma casa.

Entretanto minha mãe e minha tia faleceram (2015 e 2016, respetivamente), fez se habilitação de herdeiros de cada irmã nas respetivas famílias... ficando meu pai o cabeça de casal e na família da  minha tia o seu esposo.

Em 2017, vendeu se a referida casa.

Meus pais eram casados em comunhão de adquiridos, tendo duas filhas.

Quando a avó morre, a casa fica 33,333 para cada filho da minha avó???

Com a morte de minha mãe, meu pai fica com 16,6667 e depois vai dividir entre meu pai novamente, eu e minha irmã, certo??

Meu pai fica com 16,6667 + 5,55556 e minha irmã e eu 5,55556 cada uma, será assim??

Obrigado!

Guest PJA
    há 15 horas, Helena Gaspar disse:

Minha avó tem 3 filhos.

Avó faleceu, deixando como herança uma casa.

Entretanto minha mãe e minha tia faleceram (2015 e 2016, respetivamente), fez se habilitação de herdeiros de cada irmã nas respetivas famílias... ficando meu pai o cabeça de casal e na família da  minha tia o seu esposo.

Em 2017, vendeu se a referida casa.

Meus pais eram casados em comunhão de adquiridos, tendo duas filhas.

Quando a avó morre, a casa fica 33,333 para cada filho da minha avó???

Até aqui tudo bem, parece-me (admitindo que a avó foi a primeira a falecer).

Com a morte de minha mãe, meu pai fica com 16,6667 e depois vai dividir entre meu pai novamente, eu e minha irmã, certo??

Errado. Se os seus pais eram casados em comunhão de adquiridos, a herança da sua avó era um bem próprio da sua mãe, entrando assim na totalidade para a herança dela. Vocês os três dividem igualmente os bens da herança da sua mãe, isto é, ficam com 11,1111% cada um.

Meu pai fica com 16,6667 + 5,55556 e minha irmã e eu 5,55556 cada uma, será assim??

Só no caso de os seus pais serem casados em comunhão geral de bens é que seria como indica... Sendo casados em comunhão de bens adquiridos, as contas fazem-se como referi atrás.

Helena Gaspar
    há 8 horas, Visitante PJA disse:

Até aqui tudo bem, parece-me (admitindo que a avó foi a primeira a falecer).

Errado. Se os seus pais eram casados em comunhão de adquiridos, a herança da sua avó era um bem próprio da sua mãe, entrando assim na totalidade para a herança dela. Vocês os três dividem igualmente os bens da herança da sua mãe, isto é, ficam com 11,1111% cada um.

Só no caso de os seus pais serem casados em comunhão geral de bens é que seria como indica... Sendo casados em comunhão de bens adquiridos, as contas fazem-se como referi atrás.

Boa noite,

obrigado pelo esclarecimento.

Isso significa que quando fomos às finanças tratar do modelo 1 do Imposto Selo, aquando da morte de minha mãe, fala lá na quota ideal de cada um. E diz 1/3 a cada um, ou é coincidência??? 

Obrigado

Lena

Edited by Helena Gaspar

Guest PJA

Isso significa que quando fomos às finanças tratar do modelo 1 do Imposto Selo, aquando da morte de minha mãe, fala lá na quota ideal de cada um. E diz 1/3 a cada um, ou é coincidência??? 

Certamente concorda que um documento referente à morte da sua mãe apenas fala nas quotas partes que cada herdeiro vai ter da herança da sua mãe. Se a sua mãe detinha uma percentagem de uma casa, cada um dos seus herdeiros fica com 1/3 dessa percentagem, não com 1/3 da casa...

Helena Gaspar
    há 6 horas, Visitante PJA disse:

Certamente concorda que um documento referente à morte da sua mãe apenas fala nas quotas partes que cada herdeiro vai ter da herança da sua mãe. Se a sua mãe detinha uma percentagem de uma casa, cada um dos seus herdeiros fica com 1/3 dessa percentagem, não com 1/3 da casa...

Sim, claro!

Obrigado, mais uma vez!

Lena

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa