Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Kyce Khaz

Questão (2 Jovens Primeira Casa)

Recommended Posts

Kyce Khaz

Boa noite :)

Tenho uma questão e antes de ir informar-me à segurança social decidi publicar aqui porque poderá eventualmente haver alguém que me possa esclarecer melhor...

Tenho actualmente 23 anos e minha situação é a seguinte, deixei de estudar muito novo com cerca de 14 anos, apanhei uma depressão muito grande derivado a algumas coisas que passei enquanto mais jovem e tinha problemas em estar em sociedade e conviver com as pessoas, então desde essa altura deixei de estudar e passei a isolar-me de tudo e de todos, de vez em quando lá me motivavam e eu voltava a estudar mas acabava por desistir sempre a meio. Talvez o meu maior problema? Nunca me faltou nada...

Mesmo estando em casa nunca deixei de aprender, eu costumo dizer que tive o melhor professor que se pode ter, o Google, aquele que nos explica tudo o que a gente quer, quando quer e ao nosso ritmo... Hoje sei falar inglês perfeitamente, percebo bastante de informática e de tudo um pouco porque o meu gosto de aprender nunca se foi apesar de não ir à escola e isolar-me em casa. Acontece que habilitações, só tenho o 7 ano concluído!

Hoje, e com 23 arranjei uma namorada a sério, alguém que realmente se preocupa comigo e uma pessoa muito única e especial para mim que me fez abrir os olhos e ver as coisas de um jeito diferente, e só agora, depois deste tempo todo, abri os olhos e percebi que a minha vida tinha que seguir em frente e que eu tinha que ter habilitações porque aos olhos da sociedade eu com o 7 ano saiba o que saiba não sou nada e não tenho praticamente nenhuma empregabilidade.

Mas claro, problemas, esses sempre têm que me acompanhar toda a vida, e como tal...

Acontece que a minha namorada é menor, tem 17 anos e vai fazer 18 este ano em Agosto. Vive em casa dos pais e faz de tudo, é uma empregada doméstica autentica, a mãe dela so tem que chegar do trabalho e sentar o c* no sofá a mexer no facebook que ela chega da escola cansada mas ainda tem que tomar conta da irmâ pequena como se fosse filha dela, fazer o jantar e o almoço para o dia seguinte como  outras tarefas em casa que estavam destinada à mãe dela e não a ela. Eu apareci na vida dela e óbvio, a vontade dela de sair daquele ambiente só se intensificou e ela começou a revoltar-se mais, e claro, a mãe dela não gostou nada da minha "chegada" porque estava habituada a ter tudo feito quando queria e que ela não se revoltasse tanto como agora se revolta. Como se não bastasse, não so tem que fazer tudo como agora também tem que ficar em casa presa porque a mãe não a deixa sair para se encontrar comigo, nem ao telemóvel praticamente pode falar e se o tem, o telémovel, e ela não lhe o tira já tem ela muita sorte e é porque ela lhe faz as coisas porque se não nem esse.

Acontece que eu com o 7 ano não consigo arranjar trabalho e estou a meio de um curso de formação profissional para tirar o 9o ano e não queria desistir a meio como sempre fiz até hoje, até porque mais tarde queria arranjar um trabalho melhorzinho e sem  no minimo o 9o ano hoje em dia é tão dificil... em Agosto pretendíamos alugar uma casa, mas só com a minha bolsa de estudos de 149 eur e ela sem qualquer tipo de rendimentos é muito dificil para nós... Eu tenho a ajuda do meu pai, que me dá 150eur de abono todos os meses por eu viver em casa da minha mãe e sei que ele me vai continuar a dar esse dinheiro quando for viver sozinho mas mesmo assim é muito pouco para nós. 

Gostaria de saber se existe algum tipo de ajuda e se existe, quais, neste caso; se eu tenho direito a alguma ajuda, se ela tem direito a alguma ajuda... Visto que somos 2 estudantes, eu recebo uma bolsa mas ela nem bolsa recebe. E a mãe dela nem livros lhe vai pagar para estudar se ela sair de casa e for viver "sozinha". O que nos vale mais é algum dinheiro que vamos pondo de parte de vendas que a gente faz online, mas nunca é certo e nunca podemos contar com esse dinheiro para nada, se for 50eur é muito e a gente vai comprando alguma comida com ele para ajudar la em casa da avó dela e assim lá se vai indo... É uma situação muito complicada e o melhor mesmo seria eu deixar de estudar e arranjar um trabalho onde puder, e secalhar é o que vou ter mesmo de fazer, mas lá se vai outra vez o 9o ano, pela "milésima" vez... Se alguém souber de alguma coisa e me puder responder, caso contrário eu cá terei de me deserascar, de uma forma ou de outra; já é tempo..

Um obrigado e um resto de boa noite :)

Edited by Kyce Khaz

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa