Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IsaCastro

Venda de imovel, herdeiros

Recommended Posts

IsaCastro

Antecipadamente agradeço ajuda, para seguinte questão:

A minha mãe faleceu em 2007 e o meu pai(cabeça de casal) fez habilitações de herdeiros na casa onde vive, ele foi agora para um lar e quer vender a casa dele. Passou-me uma procuração para fazer a venda do imóvel. A minha dúvida é na venda do imóvel é obrigatório fazer as partilhas para os 2 herdeiros?  Outra dúvida isto é declarado no IRS dele, ou dele e os herdeiros?   

Guest PJA

Vou assumir que a casa era um bem comum do casal. Nesse caso, metade da casa é do seu pai. E a outra metade é da herança (dado que ainda não foram feitas partilhas). Cada um de vocês tem direito a uma percentagem da herança (à partida, a dividir em partes iguais entre o seu pai e os filhos da sua mãe, admitindo que estes são 3 ou menos).

Para vender a casa, é precisa a autorização de todos os proprietários (o pai, e os herdeiros da sua mãe). O produto da venda da casa reverte para a herança, embora possa ser desde já distribuído pelos herdeiros de acordo com a quota parte de cada um.

Quanto ao IRS, cada herdeiro deverá declarar a venda da casa na percentagem que lhe corresponde no anexo G, no ano seguinte ao da venda. A data de aquisição será a do falecimento da sua mãe e o valor de aquisição o valor patrimonial à altura, sobre o qual foi pago o imposto de selo. No caso do seu pai, e admitindo que o bem era do casal, deverá declarar duas linhas - uma correspondente à metade que adquiriu na altura em que comprou a casa (se a compra foi anterior a 1989, essa parte estará isenta de tributação e deverá ser declarada no anexo G1); e outra linha correspondente à parte herdada da esposa.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa