Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Ana Maria

Rendimentos no estrangeiro

Recommended Posts

Guest Ana Maria

Boa noite!

Estou com algumas dúvidas... já liguei duas vezes para as Finanças e deram-me informações diferentes. Passo a explicar:

Sou trabalhadora por contra de outrém, no entanto, também estou coletadas nas Finanças como independente porque por vezes faço trabalho de freelancer. Neste momento, recebi uma proposta de freelancer para um trabalho na Alemanha. O valor a receber ronda os 2000/3000€. Se fosse em Portugal, estaria isenta de IVA e de retenção na fonte porque não ultrapassa os 10.000€ anuais. Nas Finanças disseram para coletar como "Prestação de Serviços intercomunitário". Numa das vezes falaram de acionar uma Convenção, a outra falaram de uma Declaração Recapitulativa. Fiquei oda baralhada.

Depois, a empresa pediu-me um exemplar de fatura para verem se estaria OK. Mandei-lhes um recibo verde e meteram uma data de entraves. Porque só aparece o NIF deles e não a morada (empresa estrangeira) e mais algumas coisas que nem entendi. Tem mesmo de ser Recibo Verde ou é possível contornar isto de alguma maneira?

Alguém que me saiba explicar como sair desta embrulhada :)

Guest CDCD

Olá. Eu estou numa situação com algumas semelhanças ao teu caso. Vou tentar ajudar.

Não é preciso recibo verde, podes usar o teu modelo de factura ou, melhor, usa um template para facturas que a empresa eventualmente possua. Certifica-te que consta lá o teu nome e NIF (PTnnn) e nome e VAT ID da empresa alemã (DEnnn). O steuernummer deles (xxx/yyy/zzzzz) é irrelevante para nós, apenas serve lá. 

IVA é 0% pela regra de autoliquidação / reverse charge. No meu caso faço declaração trimestral de IVA bem como recapitulativa, declarando os valores obtidos e os VAT IDs dos adquirentes. No teu caso não sei se tens de fazer estas declarações por não ultrapassar 10k/ano.

Activar / accionar convenção? De dupla tributação? Não creio que se seja aplicável aqui. 

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa