Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS: Recibos Verdes + ETF´s

Jarbas83

Recommended Posts

Agora que a coisa está mais calma no que diz respeito às entregas online das declarações, e antes que a coisa comece a apertar mais, quando o prazo limite das entregas começar a aproximar-se, queria submeter a minha declaração. Não estou abrangido pela declaração automática pelo que terei de preencher à unha a declaração. A minha situação é a seguinte:

- Rendimentos em 2017 provenientes exclusivamente de recibos verdes. Não fiz retenção de IRS, pelo que já sei que terei de pagar as vacas ao dono.

- Sou solteiro e vivo com os meus pais e tenho 30 e poucos anos. O meu pai é reformado e tem os rendimentos da quinta vínicola que vai gerindo. A minha mãe é doméstica. Quem trata do IRS deles é a contabilista. Normalmente, nem pagam nem recebem, acho...

- Movimentei algum dinheiro em ETF´s através da Degiro. As perdas superaram as mais-valias (perdi dinheiro, portanto)

As questões: 

1: Que anexos preencher? Penso que será folha de rosto, anexo SS com valor zero, e mais 2 anexos, certo? Quais são ao certo? Sei que um é referente às transações financeiras através da Degiro (como a Degiro é estrangeira, qual será o anexo correto?) e outro para os rendimentos a recibos verdes. 

2: Ascendentes: já tentei preencher a declaração mas esbarrei numa dúvida que me surgiu logo na folha de rosto: incluir ou não os pais? Eu vivo com eles. O que é mais vantajoso, sem estar a cometer nenhuma infração/ilegalidade? Tentei ver as declarações automaticas de anos anteriores para ver se eles lá constavam mas não consegui encontrar os doc´s. Ao nível das deduções, eu tenho apenas o limite dos 250€ de despesas gerais e mais 2 ou 3€ em saúde. Não tive mais despesas com habitação, educação etc...Quanto a eles desconheço, mas eles não têm o hábito de pedir fatura com NIF, mas devem ter sempre deduções de medicamentos e assim, pois nesses casos pedem fatura com NIF. Nem sei ver ao certo as deduções deles pois quem tem a senha do portal das finanças é a contabilista deles...

Resumindo: alguém pode ajudar dizendo quais os anexos a preencher e se devo incluir os pais? Será melhor ligar à contabilista e perguntar como vai ser feito o IRS dos meus pais e tentar saber se posso (e se compensa) incluir, por exemplo, a minha mãe na minha declaração?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Anexo B para os rendimentos por recibos verdes (admitindo que não tem contabilidade organizada);
    Anexo J para os ETFs: https://www.investirnabolsa.pt/como-preencher-irs-2017-dicas-para-a-degiro-forex-e-criptomoedas/

2. Dir-lhe-ia para simular os vários cenários, mas sem informação concreta vai ser difícil. Talvez seja de pedir à contabilista para analisar também o seu IRS e escolher o melhor cenário. Em qualquer caso, deve consultar os artigos do IRS que mencionam a inclusão de ascendentes e confirmar se eles cumprem os requisitos necessários para ser incluídos na sua declaração, nomeadamente ao nível do rendimento máximo que podem ter para esse efeito. Também não se esqueça que se remover um deles dadeclaração do outro pode fazer com que eles passem a pagar IRS (se isso compensa ou não uma eventual redução do seu lado, só com números concretos é que pode obter a resposta).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Duas dúvidas:

1: Anexo B Quadro 4: coloco rendimentos no campo 403 ou 404? O meu CAE é 1519...outros prestadores de serviços

Tenho estes 4 cenários:

404 com tributação segundo as regras estabelecidas para a categoria A: pago 547€

404 sem tributação segundo as regras estabelecidas para a categoria A: pago 235€

403 sem tributação segundo as regras estabelecidas para a categoria A: pago 811€

403 com tributação segundo as regras estabelecidas para a categoria A: pago 547€

Nota: com tributação pela categoria A é indiferente o campo...o valor é igual.

2ª dúvida: em relação aos ETF´s como se preenche o anexo J??? As minha perdas foram superiores às mais-valias. Tenho de declarar apenas as mais-valias, certo? Calculo o valor total dos ganhos nas diversas transações que fiz e coloco tudo apenas numa linha, certo?

EDIT: parece-me que o link sobre ETF que o visitante colocou na resposta acima ajuda bastante. Obg

Editado por Jarbas83
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites