Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Onde Aplicar 5.000€ em Fundos

Conrad Hart

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Gosto bastante do tema de Finanças Pessoais e Poupança e ao longo dos anos consegui, de forma eficaz, estabelecer um sistema de controlo de gastos e poupança mensal que me deixa bastante satisfeito.

Tendo aperfeiçoado o pilar principal do investimento (poupança), queria agora começar a investir para rentabilizar o meu dinheiro a longo prazo. No entanto, a parte do investimento é algo que ainda não domino a 100%.

Como mandam as regras, já estabeleci um "fundo de emergência" que cobre cerca de 12 meses de gastos e coloquei em Certificados do Tesouro Poupança Mais. Queria agora avançar para algo com maior rentabilidade e, naturalmente, com maior risco mas que me deixe dormir sossegado.

Variáveis/Perfil de Investimento:

• Montante a Aplicar: 5.000€
    • Prazo: Entre 10 a 15 Anos
    • Risco: Médio/Baixo
    • Objectivo: Reinvestir mais valias para capitalizar o investimento e reforçar em tranches de 1.000€ ao longo do tempo

Portanto, as minhas questões são as seguintes:

• Que broker devo usar? Ouço falar muito na DeGiro neste fórum, será a mais acertada?
    • Devo investir tudo num só fundo ou devo procurar dividir em vários para diversificar?
    • Qual será o melhor fundo para as variáveis de investimento que indiquei?
    • Ao reforçar devo fazê-lo num fundo de cada vez ou dividir por cada subscrito?
    • Com este perfil de investimento que custos associados posso esperar?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cumprimentos a todos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Conrad Hart disse:

Bom dia a todos.

Gosto bastante do tema de Finanças Pessoais e Poupança e ao longo dos anos consegui, de forma eficaz, estabelecer um sistema de controlo de gastos e poupança mensal que me deixa bastante satisfeito.

Tendo aperfeiçoado o pilar principal do investimento (poupança), queria agora começar a investir para rentabilizar o meu dinheiro a longo prazo. No entanto, a parte do investimento é algo que ainda não domino a 100%.

Como mandam as regras, já estabeleci um "fundo de emergência" que cobre cerca de 12 meses de gastos e coloquei em Certificados do Tesouro Poupança Mais. Queria agora avançar para algo com maior rentabilidade e, naturalmente, com maior risco mas que me deixe dormir sossegado.

Variáveis/Perfil de Investimento:

• Montante a Aplicar: 5.000€
    • Prazo: Entre 10 a 15 Anos
    • Risco: Médio/Baixo
    • Objectivo: Reinvestir mais valias para capitalizar o investimento e reforçar em tranches de 1.000€ ao longo do tempo

Portanto, as minhas questões são as seguintes:

• Que broker devo usar? Ouço falar muito na DeGiro neste fórum, será a mais acertada?
    • Devo investir tudo num só fundo ou devo procurar dividir em vários para diversificar?
    • Qual será o melhor fundo para as variáveis de investimento que indiquei?
    • Ao reforçar devo fazê-lo num fundo de cada vez ou dividir por cada subscrito?
    • Com este perfil de investimento que custos associados posso esperar?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cumprimentos a todos.

Um Fundo em Obrigações ; Acções ; Mistos já estás a diversificar e é esse montante se calhar 1 em 2 fundos é suficiente, vai ao tópico dos fundos aqui no forum para perceber os melhores.... 

A minha área é mais as P2P plataformas de crowdleading tambem existe um tópico dedicado a esse tema.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, gustaferra disse:

Um Fundo em Obrigações ; Acções ; Mistos já estás a diversificar e é esse montante se calhar 1 em 2 fundos é suficiente, vai ao tópico dos fundos aqui no forum para perceber os melhores.... 

A minha área é mais as P2P plataformas de crowdleading tambem existe um tópico dedicado a esse tema.  

Obrigado pela resposta.

Também já equacionei investir alguma parte em P2P, dirias que investir cerca de 1.000€ de forma diversificada na Raize seria uma boa opção?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Conrad Hart disse:

Como mandam as regras, já estabeleci um "fundo de emergência" que cobre cerca de 12 meses de gastos

No mundo das finanças pessoais não há "regras que mandam"...há sugestões, recomendações, partilha de ideias e experiências, e sendo que cada caso é um caso, cada um de nós com as nossas especificas vivências, tomamos as nossas decisões em conformidade com o nosso caso em concreto. Por exemplo, para alguém solteiro, com um trabalho pouco estável, sem outros rendimentos, sem ninguém que lhe possa deitar a mão num aperto, etc, os 12 meses serão eventualmente uma boa medida; já para alguém casado, com uma profissão segura, com outras fontes de rendimento, com um conjuge também nas mesmas condições, etc, 12 meses pode ser excessivo, no sentido que vai ter um montante substancial de capital a render muito pouco ou mesmo nada.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, 5coroas disse:

No mundo das finanças pessoais não há "regras que mandam"...há sugestões, recomendações, partilha de ideias e experiências, e sendo que cada caso é um caso, cada um de nós com as nossas especificas vivências, tomamos as nossas decisões em conformidade com o nosso caso em concreto. Por exemplo, para alguém solteiro, com um trabalho pouco estável, sem outros rendimentos, sem ninguém que lhe possa deitar a mão num aperto, etc, os 12 meses serão eventualmente uma boa medida; já para alguém casado, com uma profissão segura, com outras fontes de rendimento, com um conjuge também nas mesmas condições, etc, 12 meses pode ser excessivo, no sentido que vai ter um montante substancial de capital a render muito pouco ou mesmo nada.

Obviamente que não existe um livro de regras sobre a forma como cada um gere o seu dinheiro e que cada caso é um caso.

A expressão era meramente um eufemismo, mas eu entendo e agradeço a tua observação pertinente.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Conrad Hart disse:

Obrigado pela resposta.

Também já equacionei investir alguma parte em P2P, dirias que investir cerca de 1.000€ de forma diversificada na Raize seria uma boa opção?

Eu sou um critico da Raize não serei a melhor pessoa para aconselhar essa P2P, foi a 1º P2P conheci  e mal me apercebi demasiado risco para pouca rentabildiade anual e 2 ativos em recuperação, vendi o que pude, falta-me 5 ativos e 2 em recuperação. 

Se queres maiores rentabilidades, tens muitas nos paises balticos, ou analisa esta lista: 

p2p-lending-volume-01-2018.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, gustaferra disse:

Eu sou um critico da Raize não serei a melhor pessoa para aconselhar essa P2P, foi a 1º P2P conheci  e mal me apercebi demasiado risco para pouca rentabildiade anual e 2 ativos em recuperação, vendi o que pude, falta-me 5 ativos e 2 em recuperação. 

Se queres maiores rentabilidades, tens muitas nos paises balticos, ou analisa esta lista: 

p2p-lending-volume-01-2018.png

Obrigado pela informação detalhada, essa tabela é extremamente interessante.

Vou dar uma vista de olhos pela oferta de P2P, nomeadamente da informação que existe aqui no fórum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...

Essa quantia e nas condições que referes considerava seriamente um produto como o ARPPR , provavelmente investiria 2500 em 2 Fundos do genero

e ao reforçar investiria  num terceiro eventualmente com 2500 novamente .

Nem considerava outros investimentos devido ao risco/volatilidade/fiscalidade

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites