Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    pcarvalhal

Contrato a recibos verdes

Recommended Posts

pcarvalhal

Bom dia,

Sou novo nestas andanças. Sempre trabalhei por conta de outrem. Em julho fiquei desempregado, e no mesmo mês abri actividade nas finanças como trabalhador independente. Neste momento estou no ano da isenção, não pago IVA por estar na área da saúde, e não tenho de me preocupar com o IRS, pois tenho uma média de 160€ de consultas por mês. Os recibos são passados aos clientes e não à entidade.

Neste momento existe a possibilidade de acumular estas consultas com um trabalho num local único onde me oferecem 1200€ a recibos verdes. Estou preocupado, pois não sei se deva aceitar porque é muito longe de casa e vai implicar muitas despesas de transportes e perder consultas no privado. Como sou um totó nestas coisas tenho várias perguntas:

- Como abri actividade em julho estou isento da segurança social até 31 de Outubro não é? E depois passo a pagar os 29% ou os 21% que andam a falar na comunicação social? Desconto sobre o valor total que recebo ou apenas 70%? 

- Em relação ao IRS tenho de descontar os 25%. Sou eu que os entrego ou é a entidade? Estes 25% referem-se ao ano todo ou apenas ao valor que ganhar acima dos 10 mil euros? Tenho a possibilidade de receber a maior parte deste valor no ano seguinte mesmo que seja solteiro sem filhos e sem hipoteca da casa (vivo em casa arrendada e não tenho recibos)? O valor dos combustíveis (que vai ser muito mesmo) pode contar como despesa?

- Questiono isto porque é muito importante para poder tomar uma decisão, pelas minhas contas devo receber até Novembro 900€, mas depois passa para cerca de 650€, e com os gastos que vou ter, e algumas consultas que perco no privado nem sei se me compensa ir trabalhar para tão longe....

Obrigado desde já.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa