Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• manuel2018

Impostos de trabalho remoto para o Reino Unido

Recommended Posts

manuel2018

Muito boa tarde a todos!

Estou a viver no Reino Unido. Devido ao desemprego decidi tentar a minha sorte por cá e o meu atual empregador deu-me a oportunidade de trabalhar remotamente para ele. Por essa razão estou a considerar voltar para Portugal (apenas preciso de um computador com ligação a Internet para trabalhar).

Tenho estado ler diversos artigos sobre este assunto (fui a uma repartição de finanças e não souberam como ajudar-me) mas ainda não consegui perceber exatamente como devo proceder para ter tudo legal.

Posso continuar a ser funcionário da empresa (a empresa só tem sede no Reino Unido), mantendo todos os meus descontos no Reino Unido e viver em Portugal? Preciso de pagar impostos duas vezes? (No Reino Unido e em Portugal?)

Ou seria mais benéfico abrir uma empresa? Se alguém me puder dar uma ajuda (ou indicar-me que artigos ler) agradecia imenso.

Sobre a minha situação:

Sou um programador Web. Todos os sites/serviços que irei criar serão utilizados pela empresa do Reino Unido e dentro do Reino Unido.

Desde já muito obrigado!

Guest PJA

Sendo residente cá será tributado cá por todos os seus rendimentos.

Não conheço as regras fiscais do Reino Unido, mas não sendo residente, provavelmente apenas será tributado pelos seus rendimentos obtidos lá.

Depois entra em ação a convenção celebrada entre os dois países para evitar a dupla tributação. Tipicamente, ao declarar cá os seus rendimentos, deverá indicar também o imposto que já pagou no Reino Unido. Esse valor será deduzido ao imposto que eventualmente ainda tenha de pagar cá (ou pode não ter de pagar nada, se os impostos no Reino Unido forem superiores aos de cá).

manuel2018

Muito obrigado pela sua resposta!

Mas então, nesse caso, não há nada que me impeça continuar a ser empregado no Reino Unido?

Ou tenho mesmo de criar uma empresa em Portugal e então emitir facturas todos os meses?

Edited by manuel2018
    Correção

IceMan1910

Não tendo a reposta certa para a tua pergunta (no detalhe), possote no entanto dizer que podes certamente ser empregado lá e trabalhar cá sem ter uma empresa aberta.

Existem n pessoas a fazer isso, a maior parte delas com empregos na área da programação como tu. E o caminho está para aumentar o volume de pessoas a fazer isto e não diminuir.

Ainda por cima são dois paises da UE (mesmo que um dia o UK deixei de o ser, tudo indica que vai ser dificil acabar por ficar fora do mercado único), por isso não vais ter problemas.

Nuno JB Silva
    On 2/7/2018 at 3:35 PM, manuel2018 said:

Muito boa tarde a todos!

Estou a viver no Reino Unido. Devido ao desemprego decidi tentar a minha sorte por cá e o meu atual empregador deu-me a oportunidade de trabalhar remotamente para ele. Por essa razão estou a considerar voltar para Portugal (apenas preciso de um computador com ligação a Internet para trabalhar).

Tenho estado ler diversos artigos sobre este assunto (fui a uma repartição de finanças e não souberam como ajudar-me) mas ainda não consegui perceber exatamente como devo proceder para ter tudo legal.

Posso continuar a ser funcionário da empresa (a empresa só tem sede no Reino Unido), mantendo todos os meus descontos no Reino Unido e viver em Portugal? Preciso de pagar impostos duas vezes? (No Reino Unido e em Portugal?)

Ou seria mais benéfico abrir uma empresa? Se alguém me puder dar uma ajuda (ou indicar-me que artigos ler) agradecia imenso.

Sobre a minha situação:

Sou um programador Web. Todos os sites/serviços que irei criar serão utilizados pela empresa do Reino Unido e dentro do Reino Unido.

Desde já muito obrigado!

Viva.

Estou a ponderar fazer o mesmo.

Ja obtives te mais informacao sobre este assunto?

Se pudesses partilha la seria optimo.

Obrigado

Luis N Cunha

Alguma novidade em relação a este tópico? Vou enfrentar o mesmo problema. Agradeço qualquer informação, principalmente de alguém que já tenha lidado com o obséquio!!

Luis

Mario Luzeiro

Não sendo profissional na matéria, parece-me simples, se quiserem ser empregados num outro pais e trabalhar remotamente no vosso pais, acho que sao estes os passos:

1. Ter visto para entrar / viver / trabalhar nesse país.

2. Viajar para o outro país e assinar um contrato trabalho.

3. Procurar casa ou alojamento (pode ser quarto), com contrato! , em que seja possivel o registo nas autoridades locais (ter uma morada real e legal).

4. Criar uma conta bancária nesse país para o empregador nos depositar o salario. (facultativo?)

5. Viajar de volta para Portugal "de férias prolongadas"

6. Mudar a morada no cartao de cidadão ( necessario leitor cartoes e codigos ) para a nova morada no estrangeiro.

7. Ir a um departamento de finanças em Portugal e dizer "Eu ja nao trabalho em Portugal, trabalho e pago impostos neste país". ( nao sei se a actualizaçao é automatica )

Caso queiram voltar a Portugal "do ponto de vista legal", basta alterar a morada do Cartao de Cidadao que actualiza automaticamente nas finanças.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa