Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Guilhao

Investimento de 1000 euros de um estudante

Recommended Posts

Guilhao

Sou estudante mas já tenho umas poupanças investidas nos CTPM e também no fundo de investimento VIP que me foi criado pelo meu avô antes de ter 18 anos que vão dando uns juros bons para um risco mínimo. Fora isso e dinheiro que recebo no Natal, aniversário, etc, não tenho rendimentos, mas tenho agora uns 1000 euros para investir e como houve mudanças nos certificados do tesouro, queria ver outras opções para investir.

Vi este artigo: http://observador.pt/especiais/onde-investir-em-2018-saiba-como-fazer-crescer-o-seu-dinheiro/ e chamou-me a atenção o HSBC GIF Economic Scale Global Equity AC no banco Best. Seria esta uma boa opção? E deveria utilizar o banco Best ou há alguma plataforma que me permita pagar menos comissões e ter acesso a este fundo?

Também tenho 150 euros na Raize mas não usei o Tracker da Raize e simplesmente investi em duas empresas.

Naturalmente não tenho possibilidades de fazer grandes reforços, qualquer que seja o investimento, apesar de estar disponível para o fazer quando possível.

Recomendam-me outra opção?

E já agora, como vivo ainda com os meus pais nem tenho rendimentos sem ser os juros, não declaro IRS e simplesmente tenho a retenção na fonte nesses juros. Tenho de passar a fazer alguma coisa diferente se optar por esse fundo?

5coroas
    há 1 hora, Guilhao disse:

Sou estudante mas já tenho umas poupanças investidas nos CTPM e também no fundo de investimento VIP que me foi criado pelo meu avô antes de ter 18 anos que vão dando uns juros bons para um risco mínimo. Fora isso e dinheiro que recebo no Natal, aniversário, etc, não tenho rendimentos, mas tenho agora uns 1000 euros para investir e como houve mudanças nos certificados do tesouro, queria ver outras opções para investir.

Pretendes continuar a meter mais dinheiro posteriormente no mesmo Fundo ou pretendes apenas ficar pelos 1000 euros?

Edited by 5coroas

Guilhao

Pretendo continuar a meter mais dinheiro mas não será muito. Diria que 400 a 800 euros por ano (e provavelmente não todo de uma vez a não ser que haja comissões fixas não compensem muitos reforços pequenos em comparação com menos reforços maiores).

5coroas
    Agora mesmo, Guilhao disse:

Pretendo continuar a meter mais dinheiro mas não será muito. Diria que 400 a 800 euros por ano (e provavelmente não todo de uma vez a não ser que haja comissões fixas não compensem muitos reforços pequenos em comparação com menos reforços maiores).

Eu perguntei isso porque na eventualidade de um crash acontecer, o não colocar mais dinheiro, implicaria necessariamente que mais tempo seria necessário para recuperar das perdas. 

Tens noção que esse Fundo pode a qualquer momento começar a cair e essa queda poder chegar a 40-50%? Qual é o teu plano se o Fundo começar a cair, 5%, 10%, 20% e por aí fora?

Quanto à comissões, pelo menos no BEST e nesse tipo de Fundos, não há comissões de subscrição nem de resgate (deves estar a fazer confusão com os ETFs).

Guilhao

Também expliquei mal. Queria dizer que teria disponível para continuar a investir 400 a 800 por ano, não quer dizer que o fizesse necessariamente e iria também pedir opiniões quanto a isso. Basicamente eu tenho acima de 50000 euros entre todas as poupanças, portanto perder 1000 euros, apesar de me custar, não era nenhum desastre.

Quanto às comissões, no artigo diz: "Investir no mercado acionista global através do HSBC GIF Economic Scale Global Equity AC, o fundo sugerido para investidores menos experientes, é realmente económico: as despesas anuais representam 0,95% do património investido. (Os subscritores não sentem o pagamento destas despesas, porque os custos são retirados ao património ao longo do ano.)"

Seria apenas isto que pagava de comissões? E não pagaria menos por exemplo na DeGiro? Ou isto não existe na DeGiro? Falo nisto porque era o que estavam a dizer no Reddit mas obviamente podem estar enganados.

5coroas
    há 9 minutos, Guilhao disse:

Seria apenas isto que pagava de comissões? 

Sim.

Quanto ao Fundo em si, está em dólares, logo será ainda retirado pelo intermediário aquando do resgate uma taxa por se fazer o cambio, e dependendo do valor do dolar face ao euro, poderás, nessa altura ganhar ou perder mais um pouco.

Por aqui, tem-se recomendado o MFS Meridian Funds - Global Equity Fund, (LU0094560744) em Euros, e que apesar de ser ativo e ter uma comissão maior, a 10 anos bate esse HSBC.

Edited by 5coroas

Guilhao

Mas qual a diferença entre um fundo ser ativo e passivo? Não será melhor um passivo para quem tem pouca experiência?

5coroas
    Agora mesmo, Guilhao disse:

Mas qual a diferença entre um fundo ser ativo e passivo? Não será melhor um passivo para quem tem pouca experiência?

O passivo é melhor quando não é batido pelo ativo.;)

Há poucos ativos que batem os passivos a longo prazo, mas quando se encontram, porque não usá-los se têm sido melhores?

Guilhao

E onde posso investir nesse MFS Meridian Funds - Global Equity Fund? Entre os ativos, o artigo recomenda o Goldman Sachs Global CORE Equity Portfolio E Close.

5coroas
    há 1 minuto, Guilhao disse:

E onde posso investir nesse MFS Meridian Funds - Global Equity Fund? 

No Best. A 10 anos o MFS foi superior ao Goldman.

Guest Bucks
    há 3 horas, Guilhao disse:

Vi este artigo: http://observador.pt/especiais/onde-investir-em-2018-saiba-como-fazer-crescer-o-seu-dinheiro/ e chamou-me a atenção o HSBC GIF Economic Scale Global Equity AC no banco Best. Seria esta uma boa opção? E deveria utilizar o banco Best ou há alguma plataforma que me permita pagar menos comissões e ter acesso a este fundo?

Também tenho 150 euros na Raize mas não usei o Tracker da Raize e simplesmente investi em duas empresas.

Naturalmente não tenho possibilidades de fazer grandes reforços, qualquer que seja o investimento, apesar de estar disponível para o fazer quando possível.

Recomendam-me outra opção?

E já agora, como vivo ainda com os meus pais nem tenho rendimentos sem ser os juros, não declaro IRS e simplesmente tenho a retenção na fonte nesses juros. Tenho de passar a fazer alguma coisa diferente se optar por esse fundo?

Bom fundo imobiliário VIP também o tenho.

Tenta escolher um bom fundo global com baixo custo e boa rentabilidade, mas com reforços baixos. Ou até um global acções e outro global de obrigações.

Só vais declarar no caso de resgates de fundos estrangeiros.

Também tenho na Raize, mas tenta não usar sempre o tracker pois só se limita aos 7%.

Guilhao

No reddit disseram-me isto:

"Existem várias comissões. A comissão do fundo, neste caso de 0.95% do património investido (se optares pela versão cotada do fundo (ETF) consegues comissões na ordem dos 0,2%~0,4%), comissão de acesso a bolsas, no caso da DeGiro é pago uma vez por ano, por cada bolsa que acedes, por exemplo Euronext, Amsterdão, London Stock Exchange (paga uma comissão fixa por cada uma delas), comissão de ordens de compra/venda. No caso das correctoras (bancos) cá em Portugal, além das anteriores existirem, são também mais caras e também comissão de custódia que na DeGiro, por exemplo, não tens."

Fico então na dúvida se realmente pago mais alguma coisa além desses 0.95% no caso do HSBC GIF Economic Scale Global Equity AC e se me compensa mais optar pela DeGiro.

5coroas
    há 9 horas, Guilhao disse:

No reddit disseram-me isto:

"Existem várias comissões. A comissão do fundo, neste caso de 0.95% do património investido (se optares pela versão cotada do fundo (ETF) consegues comissões na ordem dos 0,2%~0,4%), comissão de acesso a bolsas, no caso da DeGiro é pago uma vez por ano, por cada bolsa que acedes, por exemplo Euronext, Amsterdão, London Stock Exchange (paga uma comissão fixa por cada uma delas), comissão de ordens de compra/venda. No caso das correctoras (bancos) cá em Portugal, além das anteriores existirem, são também mais caras e também comissão de custódia que na DeGiro, por exemplo, não tens."

Fico então na dúvida se realmente pago mais alguma coisa além desses 0.95% no caso do HSBC GIF Economic Scale Global Equity AC e se me compensa mais optar pela DeGiro.

Pela ultima vez: só se optares pela versão ETF é que pagas 0,2%-0,4% + as comissões da DeGiro; se for a versão FI no Best, não pagas mais nada a não ser os 0,95%. Se te compensa ou não o ETF ou o FI, depende do numero de reforços que vais fazer ao longo do tempo. Não sei se têm a versão FI na DeGiro e se aí tens que pagar mais alguma comissão além dos 0,95%, mas se for o caso então é preferível usar o Best.

Edited by 5coroas

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa