Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ENI Vendas Online

Visitante Ivan Simão

Recommended Posts

Visitante Ivan Simão

Boa tarde, 

venho por este meio solicitar ajuda a alguém que tenha uma experiência idêntica, ou mesmo contabilista. À 1 ano que vendo através do OLX e Facebook, alguns artigos de colecção (figuras de animes japonesas ou de Comics americanas) que muito dificilmente se encontram em Portugal (apenas 2-3 lojas a nível nacional as vendem originais), no entanto a minha mercadoria é toda importada do Japão (através de leiloes tipo ebays), porque não tenho NIF de empresa e assim não consigo aceder aos distribuidores europeus (Alemanha principalmente). Com este processo, não consigo ter muitos preços competitivos, pois para além da figura, acresce o valor da importação e muitas vezes taxas alfandegárias, embora tenha uma carteira de clientes fiel, e dá, para todos os meses ter um lucro de 150-300€/mensais. Não é muito, mas é um extra, pois já tenho a minha profissão por contra de outrem. 

Entretanto, descobri que existem alguns fornecedores destas figuras, na Europa, a preços muito competitivos, o que faria com que eu conseguisse baixar o preço, e fazer crescer o meu negócio, mas só estao dispostos a fornecer o material se eu tiver um NIF de empresa em Portugal. 

Aqui as minhas questões são:

-Que tipo de actividade teria de abrir?

-Qual o regime mais indicado? (Não me convém ter algo que me faça pagar muitos impostos, pois assim teria o mesmo custo que actualmente, e para isso, não valeria a pena ter que me colectar)

-Relativamente ao IVA, sendo uma importação, como funciona?

Peço desculpa as perguntas de principiante, mas não percebo nada destas contabilidades e dai o meu receio por ainda não ter avançado. 

Obrigado

Boas Festas

Ivan Simão

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1º - opinioes de internet sao isso mesmo... opinioes e o melhor é procurares um contabilista e expor estas questoes e dai comparar com as respostas aqui

2º - a actividade a abrir terá que ser uma das centenas de opçoes de CAE, CAE é o codigo da actividade que as finanças usam, escolhes um que se aproxime da tua actividade

3º - o regime será simplificado, provavelmente deve ser isso. Nao pagas IVA nem deduzes IVA, penso ser assim, nao tenho a certeza! Até 10 000€ ficas isento de cobrar IVA aos teus clientes... apos esse valor vais começar a entregar trimestalmente declarações de IVA, etc etc etc

4º- não sei exactamente como funciona o IVA. Talvez o tenhas que pagar aqui em Portugal?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites