Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvidas sobre lucro de unipessoal e transparência fiscal

Visitante Sofia

Recommended Posts

Não sei muito sobre o tema mas já tive dúvidas semelhantes e a ideia que tenho é que sim, desde que tenha uma única atividade e seja uma das previstas num código qq do cirs (onde estão quase todas as mais comuns). As formas mais simples de evitar a transparencia parecem-me ser ter outro sócio (com mais de 25%), ou ter 2 atividades bem diferentes, ou por exemplo serviços e venda de mercadorias. Caso não consiga evitar a transparência fiscal, no final do ano os lucros vao diretamente para sim e paga IRS em vez de IRC.

Em relação à distribuição dos lucros para sócios, penso que são tambem taxados (se nao tiverem pago irc), mas pode ser mais vantajoso mante-los na empresa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obr. Sim, a minha actividade está nessa lista, mas li no site de uma consultora que uma sociedade que exerce 60% de actividades da lista anexo ao art. 151.º e com um único sócio está apenas sujeita ao regime geral. É confuso, não se tem mesmo de ser 60% ou mais de 60%, porque se assim for então não estaria sujeita à transparência fiscal.

Quantos ao lucros, se tiverem sido sujeitos a IRC quando são distribuídos então não mais taxados, é isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, lowfin disse:

penso que são tambem taxados (se nao tiverem pago irc)

Penso que não estou enganado, mas mesmo que os lucros já tivessem sido alvo de IRC, se posteriormente forem distribuídos aos sócios, estes também serão tributados em sede de IRS

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Visitante Sofia disse:

Obr. Sim, a minha actividade está nessa lista, mas li no site de uma consultora que uma sociedade que exerce 60% de actividades da lista anexo ao art. 151.º e com um único sócio está apenas sujeita ao regime geral. É confuso, não se tem mesmo de ser 60% ou mais de 60%, porque se assim for então não estaria sujeita à transparência fiscal.

penso que nesse caso os 60% são o máximo que pode faturar numa unica atividade, acima disso ja deve ser considerada transparência fiscal.

De qualquer forma recomendo que fale com um (ou mais) contabilista sobre estes temas para poder obter respostas mais fiáveis. Pode agendar uma reunião sem compromisso, como potencial nova cliente, no sentido em que, reunidas as condições irá abrir atividade e poderá contratar os serviços do contabilista.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Eventualmente terá de consultar com um consultor fiscal especializado em IRS (de preferência um que não seja advogado)... Não poucas vezes os contabilistas não estão preparados para responder a certos tipos de questões mais específicas (isso da transparência fiscal não é assim tão simples...).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 10 minutos, lowfin disse:

Por outro lado, é com o contabilista que vamos contratar o serviço para tratar disso da forma correta, se eles não sabem....

Pois, só que fala a experiência de que muitas vezes não sabem... :-\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 years later...