Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Gecko

Dúvida com despesas de trabalhador independente?

Recommended Posts

Gecko

Olá a todos/as!

Sou trabalhador independente. A minha atividade principal é Formador e tenho atividades secundárias como Auditor e "Outros Prestadores de Serviços", estas duas atividades secundárias resultam de trabalhos como cliente mistério que costumo fazer para várias empresas de estudos de mercado. Estou isento de IVA e não tenho contabilidade organizada.

Ao entrar no e-fatura para registar algumas faturas reparei que agora tenho de dizer se cada despesa foi uma despesa pessoal ou profissional. Como se processa isso? Há alguma quota para despesas pessoais e profissionais? Há alguma multa se colocar despesas na categoria errada? Qual das duas opções é fiscalmente mais vantajosa? Estou a perguntar porque muitas vezes as despesas acabam por ser "mistas". Por exemplo, uso a minha viatura particular em serviço. Quando abasteço o depósito o combustível gasta-se da mesma forma se for em serviço ou para uso pessoal. Ou outro exemplo, comprei um computador novo. O computador é a minha principal ferramenta de trabalho, mas eu comprei porque quis e também o uso para fins pessoais. É uma despesa profissional?

Agradeço se me puderem dar umas luzes pois não consigo encontrar explicações claras sobre isto. Se alguém tiver um link onde venham descriminadas as despesas dedutíveis para cada atividade profissional (por exemplo, tenho uma amiga que é atriz e para os profissionais das artes e espetáculos as compras de roupa são dedutíveis) isso então seria excelente!

Obrigado desde já.

Guest PJA

Não há quotas e, que eu saiba, não há multas.

Estando no regime simplificado e isento de IVA, até ao fim deste ano provavelmente compensa mais declará-las como despesas pessoais (dado que no regime simplificado não são tidas em conta as despesas declaradas para a actividade; já as despesas pessoais podem ser deduzidas dentro de certos limites - se esses limites tiverem sido atingidos, é indiferente a classificação).

A partir do próximo ano, no entanto, parece que os trabalhadores por conta própria vão passar a ter de justificar com despesas a dedução específica da categoria que ultrapasse o mínimo de existência. Uma forma, por um lado, de garantir que só têm direito a altas deduções no IRS quem tenha efectivamente um volume elevado de despesas e, por outro, de fomentar o pedido de facturas com número de contribuinte e reduzir a evasão fiscal. Aí provavelmente compensará declarar pelo menos parte delas como despesas relacionadas com a actividade.

Quanto a listas, também não as há. Mas em dúvida, pode sempre colocar às Finanças a questão sobre se uma dada despesa será considerada dedutível ou não e, nesses casos das despesas "mistas", como as considerar (regra geral, pelo menos para a dedução do IVA, é tida em conta uma percentagem). O Governo referiu que, dada a mudança das regras neste contexto, irá publicar até ao fim do ano, um conjunto de normas e exemplos sobre como passar a declarar estas despesas no eFatura, tendo em vista não prejudicar os trabalhadores a recibos verdes nas suas deduções...

Guest AgdMor

Boa tarde.

Já existem novidades acerca deste tema das deduções das despesas?

Procurei mas não encontrei a tal lista de exemplos. Também queria ficar mais esclarecido!

OBG

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa