Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• fredp

Rendimentos no estrangeiro - casamento com português

Recommended Posts

fredp

Boa noite. Ando há mais de um mês à procura de ajuda para um tema de IRS que tenho obtido respostas divergentes. Encontrei este forum e na esperança de ter uma solução para o meu caso, solicito a vossa amável ajuda que desde já agradeço.

Situação:

Sou português trabalhador por conta de outrem com rendimentos de trabalho e a viver em Portugal.

A minha esposa é tailandesa, casados em janeiro 2017, está inscrita nas finanças como “não residente” para termos aberto conta bancária em janeiro. Neste momento tem cartão de residência obtido há 1 mês e vive cá cerca de 10 meses por ano. Ela é sócia de uma pequena empresa na Tailândia (não transacciona com Portugal) e recebe um ordenado de cerca de 1000 eur líquidos mensais e que são transferidos para a conta portuguesa por uma conta pessoal da Tailândia. Não planeia trabalhar para já em Portugal.

Perguntas:

-Qual será o enquadramento mais vantajoso nas finanças?  Manter o não residente?  Terá que mudar para residente por efectivamente viver cá? Residente não habitual (que me parece interessante) será vantajoso e o melhor? Um contabilista sugeriu que se mantivesse como não residente, mas será isso um problema no futuro por residir cá mais de 183 dias e ser casada com português?

-A AT verificará os rendimentos que tem na Tailândia não tendo qualquer ligação com Portugal e não havendo acordo?

-Quais serão as implicações dos vários enquadramentos e terá que declarar algum rendimento do trabalho ou outros rendimentos da empresa Tailandesa em Portugal?

-Declaração do IRS. Pela primeira vez farei a declaração como casado. A minha esposa terá também que apresentar declaração e em que casos? Posso fazer declaração conjunta e assim ter vantagens nas deduções e redução de taxa de irs por ser em conjunto? Ou eventualmente por ser não residente não o poderemos fazer em conjunto ou ter benefícios do efatura e outras deduções? Depende da inscrição nas finanças? 

Muito obrigado

Pedro Pais
    A 11/6/2017 às 22:00, fredp disse:

-Qual será o enquadramento mais vantajoso nas finanças?  Manter o não residente?  Terá que mudar para residente por efectivamente viver cá? Residente não habitual (que me parece interessante) será vantajoso e o melhor? Um contabilista sugeriu que se mantivesse como não residente, mas será isso um problema no futuro por residir cá mais de 183 dias e ser casada com português?

Se cumpre os critérios para ser residente, não pode "optar". Contudo, a figura do residente não habitual pode ser muito interessante.

-A AT verificará os rendimentos que tem na Tailândia não tendo qualquer ligação com Portugal e não havendo acordo?

Eventualmente. Como residente fiscal em Portugal, todos os rendimentos obtidos são potencialmente sujeitos a tributação em Portugal.

-Quais serão as implicações dos vários enquadramentos e terá que declarar algum rendimento do trabalho ou outros rendimentos da empresa Tailandesa em Portugal?

Pelo menos declaração de IRS terá de fazer, já que é residente fiscal em PT e obtém rendimentos sujeitos a tributação. As implicações concretas depende das circunstâncias exactas.

De qualquer forma, já que as dúvidas são muitas, julgo que seria pertinente procurar um Contabilista Certificado.

fredp

Caro Pedro Pais, muito obrigado pelas suas respostas que já me deixam mais elucidado. Para esclarecer totalmente as dúvidas qualquer contabilista certificado o poderá fazer ou terei que procurar mais específico na vertente "estrangeiros" ? Não sei se poderá dar alguma sugestão nessa área. Obrigado

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa