Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Andreia Filipa Nogueira

Penhora Salário

Recommended Posts

Andreia Filipa Nogueira

Boa Tarde, 

Em Julho a minha entidade empregadora recebeu uma notificação em como teria que proceder a uma penhora no meu ordenado. Recebia 578,36€ mais cerca de 100,00€ de subsídio de alimentação e no inicio deste mês já recebi apenas 557,00€ dos dois valores em conjunto (ordenado mínimo). A minha questão é que no passado dia 21 recebi a carta de rescisão do contrato por parte do empregador e o contrato cessa a 9 de Setembro. Contactei a ACT e já sei os valores e compensações a receber embora nestes últimos dias de contrato tenha posto baixa e essa seja paga pela segurança social. 

A minha dúvida é se as compensações que tenho a receber podem ser penhoradas também, uma vez que no conjunto (ordenado e compensações) tenho já líquido 712,99€ a receber e com a penhora perderia 155,99€ desse valor e receberia apenas o ordenado mínimo. 

Se alguém me puder ajudar, agradecia!

Obrigada!

BlueSara

@Andreia Filipa Nogueira

De acordo com artigo 824º do Código de Processo Civil, a penhora de vencimento, abrange as indeminizações, compensações, o subsídio familiar, as ajudas de custo, retribuição base, abono para falhas, despesas de representação, trabalho extraordinário, trabalho por turnos e subsídio de turno, subsídios de férias e natal, bem como o subsídio de refeição, assim sendo a sua entidade patronal tem a"obrigação" de fazer o desconto de acordo com os abonos auferidos.

pauloagsantos
    A 23/08/2017 às 16:14, Andreia Filipa Nogueira disse:

A minha dúvida é se as compensações que tenho a receber podem ser penhoradas também, uma vez que no conjunto (ordenado e compensações) tenho já líquido 712,99€ a receber e com a penhora perderia 155,99€ desse valor e receberia apenas o ordenado mínimo. 

desculpe, mas não perde 155,99€, fica é com menos 155,99€ de dividas.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa