Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• vcanez

Venda de casa - divisão de dinheiro pelos herdeiros

Recommended Posts

vcanez

Boa tarde a todos,

Precisava de uma ajuda Vossa, se alguém me conseguir esclarecer...

A casa dos meus avós vai ser vendida. Já me informaram que o banco vai passar um único cheque e o cabeça de casal terá que fazer a divisão do dinheiro pelos vários herdeiros (filho, noras e netos).

A minha pergunta é a seguinte.. como poderei saber quanto caberá a cada herdeiro com exactidão para não surja nenhum problema? Os notários fazem esse tipo de contas ou terei que consultar um advogado que trate de heranças?

O cabeça de casal não sou eu, é o meu Tio..mas como ele já tem uma idade avançada, tenho sido eu a tratar de tudo.

Obrigada desde já .

Guest PJA

Essa informação não consta da habilitação de herdeiros? À partida devia ser lá que devia procurar a resposta...

Qualquer balcão de heranças ou a leitura da legislação (Código Civil, a partir do artigo 2024º) ajudará a esclarecer. Mas, grosso modo:

• cada filho do falecido tem direito a uma parte igual
    • uma vez que fala em noras e netos suponho que haja outros filhos que também já faleceram? Nesse caso:
      • se faleceu antes do seu avô, então a quota parte desse filho é distribuída em partes iguais pelos filhos dele
      • se faleceu depois do seu avô, então deve entregar um cheque ao cabeça de casal da herança desse filho e ele que depois faça a divisão (ou então, confirme com esse cabeça de casal qual a quota parte que toca a cada herdeiro)

Uma resposta mais objectiva, só com a relação dos herdeiros e respectivos graus de parentesco...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa