Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Opção Englobamento Rendimentos Prediais

Visitante JSilva

Recommended Posts

Visitante JSilva

Boa noite!

Eu e a minha esposa, no ano de 2016, apenas contamos com rendimentos prediais. Ora, pretendo optar pelo englobamento, porque me parece bastante mais vantajoso. Temos alguns rendimentos de capitais, de depósitos. Estamos obrigados também a declarar os juros das contas a prazo? Ou, simplesmente, podemos assumir que optamos pelo englobamento dos rendimentos prediais mas não pelos dos rendimentos de capitais (na ordem dos 30 euros).

Obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda  não percebi totalmente a questão do englobamento e um pouco por desconhecimento vou optar pelo não englobamento  apesar de  no ano de 2016 ter tido perdas de 300 euros em fundos que poderia recuperar este ano.

Na aplicação não conseguimos fazer simulação inserindo os fundos de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, superkinas said:

Ainda  não percebi totalmente a questão do englobamento e um pouco por desconhecimento vou optar pelo não englobamento  apesar de  no ano de 2016 ter tido perdas de 300 euros em fundos que poderia recuperar este ano.

Na aplicação não conseguimos fazer simulação inserindo os fundos de investimento.

Mas em 2016 optou pelo englobamento. Se não o fez também não poderia recuperar nada este ano. Nunca tive problemas com simulações com rendimentos de capitais, excepto quando metem o anexo J.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

em 2016 tive menos valias que inseri no anexo J quadro 9.2A.

Nas simulações englobar ou não englobar o valor a receber é o mesmo.

Então pensei englobar para recuperar as menos valias na próxima declaração.

Ao submeter a declaração se opto pelo não englobamento a declaração segue  sem problemas. Se opto pelo englobamento tenho um alerta

" Deve assegurar-se que as operações realizadas com unidades de participação em FInvestimento não originaram rendimentos a ser declarados nos quadros 10, 11A e 11b do anexo B ou do quadro 9.2A do anexo j."

O quadro que preenchi com o resgate dos fundos foi mesmo este 9.2A do anexo J.

Alguém já teve este aviso ou consegue traduzir melhor este alerta ....

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites