Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Anexo G - Quadro 10 - simulador não engloba

Jaime_Fernandes

Recommended Posts

Jaime_Fernandes

Boas,

Estou a ter o seguinte problema no Anexo G: quando preencho o quadro 10 - "resgate/liquidação fundos de investimento - opção pelo englobamento", o simulador não considera esse rendimento, nem as respetivas retenções na fonte.

Poderei estar a cometer algum erro ou será que o simulador tem mesmo um erro? Alguém consegue ajudar?

Obrigado!

Editado por Jaime_Fernandes
    título impreciso
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 years later...

Boa tarde,

Estou com este problema no IRS deste ano, é a primeira vez que pretendo englobar rendimentos provenientes de mais-valias provenientes de resgates de fundos de investimento nacionais..e preenchendo o quadro 10 (Resgate/Liquidação de Unidades de Participação em Fundos de Investimento e de Participações Sociais em Sociedades de Investimento - Opção pelo Englobamento) com o código G31...ao efetuar a simulação ele não soma este rendimento nem abate o valor de retenção na fonte respetivo. Ao preencher este quadro já se presupoe o englobamento destes rendimentos...não percebo..

Mais alguém com o mesmo probema?

obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

Este quadro apenas deve ser preenchido:
    i) Quando o(s) sujeito(s) passivo(s) pretenda(m) exercer a opção pelo englobamento dos rendimentos incluídos nos quadros 6, 8, 9, 12 e 13, bem como dos rendimentos incluídos no quadro 4A (campo 01 do quadro 15) e, no ano da declaração, tenha(m) auferido rendimentos resultantes do resgate ou da liquidação de unidades de participação em fundos de investimento e de participações sociais em sociedades de investimento;
    ii) Quando o(s) sujeito(s) passivo(s) apenas tenha(m) auferido rendimentos resultantes do resgate ou da liquidação de unidades de participação em fundos de investimento e de participações sociais em sociedades de investimento e queira(m) optar pelo englobamento destes rendimentos.

De acordo com as instruções de preenchimento, parece-me que os rendimentos também devem constar de um dos outros quadros sublinhados acima.

Será isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

De acordo com as instruções de preenchimento, parece-me que os rendimentos também devem constar de um dos outros quadros sublinhados acima.

Será isso?

Penso que não, porque neste caso os rendimento são relativos aos do quadro 10, e não estão relacionados com os rendimentos relativos aos outros quadros que estão a sublinhado.

Por exemplo se tiver uma mais valia de 1.000 euros num fundo de investimento nacional e o banco me deduzir os 28% (280€) a titulo de retenção, e no quadro 10 eu inserir uma linha com este datalhe, o simulador não soma os 1.000€ no rendimento e não aparece os 280€ nas retenções na fonte.

obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lendo as instruções fiquei com a ideia que o quadro 10 era apenas um extra em relação aos quadros principais, nomeadamente (no teu caso) o 9. Claro que sendo assim a validação devia dar erro quando apenas o quadro 10 estava preenchido, mas podia ser falha do software.

Citação

Tributação de mais-valias: como declarar (Anexo G)

Fundos de investimento

(...)

A mais-valia pode pagar imposto através da tributação autónoma ou, por opção do contribuinte, através do englobamento aos restantes rendimentos. Indique-a no quadro 9 do anexo G, identificando os títulos vendidos, a data e o valor de compra e venda. Nas despesas, não se esqueça de incluir as comissões, taxas de bolsa e de corretagem. Sobre a diferença incide uma taxa de 28 por cento. 

Fonte: https://www.deco.proteste.pt/investe/investimentos/mercados-moedas/noticias/2018/03/irs-como-declarar-os-investimentos-e-pagar-menos-impostos

Vou deixar quem tenha esse tipo de rendimentos pronunciar-se :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, JRJordao disse:

Lendo as instruções fiquei com a ideia que o quadro 10 era apenas um extra em relação aos quadros principais, nomeadamente (no teu caso) o 9. Claro que sendo assim a validação devia dar erro quando apenas o quadro 10 estava preenchido, mas podia ser falha do software.

Fonte: https://www.deco.proteste.pt/investe/investimentos/mercados-moedas/noticias/2018/03/irs-como-declarar-os-investimentos-e-pagar-menos-impostos

Vou deixar quem tenha esse tipo de rendimentos pronunciar-se :)

No quadro 9 são rendimentos que não pagaram imposto e têm de ser obrigatoriamente declarados, independentemente de se englobar os mesmos ou não, no 10 são os referentes a fundos de investimento que já pagaram taxa liberatória de 28% ( O banco deduziu este valor quando efetuei o resgate) e que não somos obrigados a declarar, só declara quem pretende proceder ao englobamento dos mesmos e por consequência terá de englobar todos os rendimentos da categoria G...corrijam me por favor se estou enganado..

Estou um pouco confuso, obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...
    Visitante J. PerFer

Bom dia,

Consegui esclarecer a sua situação relativa ao problema referido acima. 

Tenho a mesma dúvida e estou na mesma situação este ano (2022) o simulador continua a não englobar esses valores do quadro 10 do anexo G

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites