Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Anexo G ou J? E o englobamento

Visitante NovatoIRS

Recommended Posts

Visitante NovatoIRS

Durante 2016 realizei resgates de fundos e ETFs tanto nacionais como estrangeiros, embora todos eles através de bancos nacionais.

Aqui ficam as dúvidas que tenho:

1 - Devo preencher as mais/menos-valias todas no anexo G identificando o NIF do intermediário financeiro que é nacional? Ou devo dividir e deixar os fundos nacionais no anexo G e os fundos internacionais no J, quadro 9.2?

2 - Globalmente tive uma mais-valia nos fundos nacionais (imaginemos 1000€) e uma menos-valia nos internacionais (imaginemos 1500€). Se os declarar em anexos separados e quiser fazer o englobamento em ambos os anexos, estes dois saldos vão somar e ter uma menos-valia de 500€?

3 - Considerando que quero englobar, para que serve o quadro 10 no anexo G? Em que situações tenho de preencher este quadro já que me parece muito similar ao quadro 9.

Obrigado pela ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Visitante NovatoIRS disse:

1 - Devo preencher as mais/menos-valias todas no anexo G identificando o NIF do intermediário financeiro que é nacional? Ou devo dividir e deixar os fundos nacionais no anexo G e os fundos internacionais no J, quadro 9.2?

Em bom rigor, deverá ser a segunda opção. Há quem faça colocando tudo no anexo G.

2 - Sim, é o que se espera, se bem que nunca vi nenhuma simulação concreta do Modelo 3.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante NovatoIRS

Obrigado, Pedro.

A minha dúvida no nº 2, é se estes rendimentos, apesar de estarem em anexos distintos, tinham a mesma natureza e logo contribuem para o mesmo saldo de mais ou menos valias fiscais. Admito que sim, mas como nunca tive esta situação e tenho de decidir se quero englobar os rendimentos da categoria G....

Quanto à nº 3, é um mistério para mim! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 4/4/2017 at 08:38, Visitante NovatoIRS disse:

A minha dúvida no nº 2, é se estes rendimentos, apesar de estarem em anexos distintos, tinham a mesma natureza e logo contribuem para o mesmo saldo de mais ou menos valias fiscais. Admito que sim, mas como nunca tive esta situação e tenho de decidir se quero englobar os rendimentos da categoria G....

É o que deve ser, nem faz sentido que seja de outra forma.

3 - Os quadros 10 e 11 são para certos fundos de investimento.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o quadro 10, não será para o resgate de FI nacionais que tiveram retenção na fonte?

parece ser o único quadro onde pode constar a retenção.

o quadro 11, esse sim é para outros FI, penso que imobiliários.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 years later...

Depende dos valores em questão e dos seus rendimentos. Se forem menos-valias substanciais que espera poder abater nos próximos anos, é necessário pesá-las contra o escalão atual dos seus rendimentos e tentar avaliar a penalização que englobar pode trazer. É que se englobar rendimentos de anexo J, tem de englobar também os do E e G.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/04/2021 às 12:41, Visitante Pedro Godinho disse:

No caso de ter menos-valias a reportar no Anexo J, devo ou não optar pelo englobamento? Como sei qual o regime mais favorável? Não consigo simular online.

Declara essas menos-valias antes no anexo G e já deverá dar para simular. (Mas não entregues assim!)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 8 months later...

Boas,

Reavivo esta thread porque parece mesmo o que preciso, tem mesmo a minha cara.

Vendi acções do BCP no ActivoBank com menos valia de cerca de 500e

Vendi no mesmo banco, um fundo de investimento nacional (ESOBREU - NB Obrigações Europa ) com cerca de 130e de mais valia.

Pretendia vender um ETF, IWDA, no banco Carregosa, que tenho com mais valia.

A ideia era vender exactamente o necessário para que a menos valia do BCP se somasse às mais valias do ESOBREU e do IWDA para assim não pagar qualquer imposto. Isto é, vender N unidades de forma a ter uma mais valia no IWDA de 500-130 = 370e.

Posso executar esta operação para ter saldo 0?

O carregosa envia-me declarações para preencher no Anexo J. O Fisco somará o total do Anexo G e J, sabendo que NÃO PRETENDO OPTAR PELO ENGLOBAMENTO de todos os Anexos?

Ou dado que é tudo rendimento de capitais, é somado o Anexo G e o J mesmo sem optar pelo englobamento?

Muito obrigado.

Editado por banid0
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para clarificação, estamos a falar de "mais-valias e incrementos patrimoniais" (anexos G e J). "Rendimentos de capitais" são juros e dividendos (anexos E e J).

Penso que os anexos não englobados são processados em separado, resultando sempre em 0€ a X€ de imposto a pagar. Nunca dão -X€ para abater à conta geral.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites