Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dois Titulares Para Um Titular - Descontos em Excesso

jnap

Recommended Posts

Bom dia

Preciso de ajuda a propósito da situação actual cá de casa.
    Até 2014 éramos dois titulares, ou seja, ambos trabalhávamos.
    Entretanto tive um filho e por consequência a minha esposa foi despedida, o normal neste país, mas adiante.
    Seguiu-se o processo normal, inscrição no centro de emprego, etc, etc. Entretanto terminou o subsidio de desemprego e estamos assim até hoje.

Na semana passada, deu-me para olhar bem para o meu recibo de vencimento e qual é o meu espanto quando reparo que se mantinham os 2 titulares. Isto quer dizer que andei a descontar valores errados para a minha situação actual.

Primeiro, esta informação não havia de ser actualizada automaticamente de algum modo, estando ela inscrita no centro de emprego, logo não podia ser titular?
    Mas de qualquer modo, assumindo que essa responsabilidade estaria do meu lado, existe algum modo de reaver estes valores?
    É que se fosse em sentido inverso, parto do principio que teria de pagar esse valores, por isso faz todo o sentido que possa reaver os valores que paguei em excesso.

OBrigado
    Cumpts
    JP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A atualização de dados fiscais individuais junto da entidade patronal, é da responsabilidade do funcionário. Atenção que se por algum motivo fosse uma situação contrária (taxa de desconto inferior à situação obrigatória) a coima ascende aos 500.00€ e é imputável ao trabalhador.

Assim deveria / deverá atualizar a sua situação quanto aos titulares e já agora relativamente aos dependentes porque fica muito menor a taxa de IRS.

Quanto ao valor descontado - o IRS é um pagamento por conta de rendimentos futuros, logo em sede de apresentação do IRS essa situação será levada em conta, isto é, o valor que desconto contabilizará para o apuramento do imposto a pagar e levará ao reembolso desse valor por encontro de contas com os restantes valores pagos e recebidos.

Espero ter ajudado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@ruicarlov

Obrigado pela resposta.
    Vou ter de analisar a minha declaração do IRS.

@sandra vale

Pois, mas na altura com o "choque", foi coisa que me passou completamente ao lado.
    E lá está, se fosse ao contrário, era um problema terrível. :)

Entretanto já tenho aqui uma declaração para preenchimento para entregar à entidade patronal.

Em relação à declaração anual, vou ter de fazer uma pequena analise ao ano passado, para perceber se realmente está tudo ok.
    Isto só para perceber como é que as coisas funcionam.

Obrigado

CUmpts
    JP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites