Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxa variável ou taxa fixa

zmiguel

Recommended Posts

há 1 minuto, FoxNinja disse:

Posso perguntar no banco se existe montante mínimo para amortizar mas penso que não até porque eles cobram sempre 0.5% por cada amortização seja qual for o valor.

No meu caso (CGD) é 500 euros. Mas não cobram pelas amort. parciais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/08/2018 às 15:54, 5coroas disse:

Qual é o valor minimo que o Banco permite amortizar?

Já te posso responder a esta questão...

Bankinter o valor mínimo são 2500€.
    CTT sem valor mínimo.

Em ambos se paga 0,5% por cada amortização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    A 06/08/2018 às 19:29, FoxNinja disse:

Curiosamente nunca me foi impingido a taxa fixa eu é que perguntava por ela ? estou em conversações com os dois bancos mas já interiorizei que a taxa fixa vou eu estipular internamente e quando tiver o montante que pretendo vou amortizando antecipadamente.

Optei por taxa fixa a 30 anos, há mais ou menos 10 anos; olhando para as taxas atuais da euribor estou a perder dinheiro. Contudo tenho algum receio em negociar um novo contrato pois apesar da euribor estar baixa o spread teria uma agravamento significativo e provavelmente a euribor começará a aumentar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 06/08/2018 às 11:00, Visitante PJA disse:

Historicamente falando, os empréstimos a taxa variável são, em média, mais baratos que os de taxa fixa. Isto em termos médios - obviamente que quem contratou um empréstimo a taxa fixaem 2006 ou 2007, antes da escalada das taxas Euribor, saiu a ganhar, mas se eu soubesse quando essas coisas vão acontecer provavelmente também conseguia acertar nos números do EuroMilhões :P  Tirando outliers como este (que haverá sempre), olhando para um histórico das taxas fixas e das taxas Euribor, verifica-se que estas tendem a ficar sempre abaixo das primeiras durante longos períodos de tempo. E para quem controla as suas contas (como julgo ser o caso) dificilmente será apanhado de surpresa por nova escalada das taxas sem ir o banco primeiro tentar renegociar o contrato (o que hoje em dia é bem mais fácil do que era há 10 anos atrás, também)

Não obstante, a paz de espírito tem um preço e pode chegar à conclusão que, ainda assim, compensa pagar um pouco pela mesma. Só não conheço é casos em que a taxa seja fixa por 30 anos. Tipicamente é por 5 ou, quando muito, por 10. Pode querer confirmar junto das instituições bancárias o tipo de soluções que apresentam, e depois, face a números concretos, será sempre mais fácil fazer as contas...

boa tarde, o bpi permite taxa fixa a 30 anos e a caixa geral a 25 anos. no meu caso em que vou pretendo um credito de 150mil euros. fiz as minhas contas  e iria pagar 700 euros na taxa fixa durante 30 anos, 700 x 360meses = 252000euros . Na taxa variável  a pagar em 40 anos com a media de 1%, pagaria por volta dos 240000, ou seja em 40 anos perdia 12mil euros aproximadamente em relação a taxa eruibor. No entanto , na minha opinião creio que a media sera igual ou superior a 2%, o que nesse caso é desvantajoso. Ainda nao me decidi qual vou optar, mas se depende-se apenas de mim optava pela taxa fixa, porque a mensalidade de 700 euros que hoje parece cara, daqui a 10 anos será muito acessível tendo em conta a inflação.  gostava de saber a vossa opinião sobre a minha perspectiva.

cumprimentos   

Editado por Jorge Sousa
    erro ortográfico
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites