Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Ações da empresa ganhas no estrangeiro

Visitante anonimo

Recommended Posts

Visitante anonimo

Recebi unidades de acções restritas (penso que seja este o nome em português, RSU em inglês) da minha empresa e estou também inscrito no ESPP (https://en.wikipedia.org/wiki/Employee_stock_purchase_plan) da mesma empresa. Sou colaborador com contrato nacional e as ações são em dólares. Uma vez que o meu corretor é estrangeiro e tem acordo com Portugal, não aplicou quaisquer impostos sobre as ações.

De que forma é que as poderei declarar no IRS? Declaro o preço de compra de 0€ e o de venda o preço que as vendi? Pelo que percebi o preço de compra será o preço das ações quando as recebi mas não entendo porque é que não é tributado 28% sobre as ações que recebi "do nada".

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

A tributação é efetuada sobre a mais valia. A mais valia corresponde ao Preço de Venda - Preço de Compra - Custos (compra+venda).

Depois podes optar por tributar esses rendimentos de forma autonoma (a tal taxa de 28%) ou podes optar por englobar nos restantes rendimentos e aí aplica-se a taxa apurada para o conjunto de rendimentos.

Só há mais valia após a venda. Se recebeste 100 e vendeste 50, só declaras a venda de 50 no anexo J.

Cumprimentos,

M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 26/08/2016 at 7:31 PM, Guest anonimo said:

E ainda não percebi algo porque não sou tributado pelas ações que recebi? O que impede da empresa de me pagar o salário em ações?

Mas é tributado pelas ações que recebeu. Assim que as vende, se o custo de aquisição foi a preço zero, o valor monetário das ações que recebe vai ser tributado em 28% no ano que as vende. Como foi dito aqui anteriormente, tem de declarar os valores de aquisição e venda no anexo J, e vai ser tributado sobre essa diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Anónimo
    há 22 horas, ruicarlov disse:

Mas é tributado pelas ações que recebeu. Assim que as vende, se o custo de aquisição foi a preço zero, o valor monetário das ações que recebe vai ser tributado em 28% no ano que as vende. Como foi dito aqui anteriormente, tem de declarar os valores de aquisição e venda no anexo J, e vai ser tributado sobre essa diferença.

Mas quando eu as recebo, o custo de aquisição das mesmas são, por exemplo, $50. Ou seja, a empresa é que me ofereceu 100 ações a $50 dólares cada. Eu depois vendia-as de imediato a $51 cada. Significa que terei inserir 2 operações no IRS? Uma de 0 para 50 e outra de 50 para 51.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 years later...
    Nuno José Almeida

A atribuições de acções RSU são tributadas em categoria A e devem estar incluídas no recibo de vencimento no momento do "Vesting" se houver desfasamento entre o momento do "Grant" e do "Vest". A tributação de mas e menos valias no anexo J só acontece a quando da venda. No ESPP, existe também tributação em categoria A no momento da compra, caso a compra seja feita com desconto (diferença para preço de mercado). Esse desconto deve ser incluído no recibo de vencimento. Aqui também haverá mais valias a quando da venda. Ambos os rendimentos de Categoria A têm de ser declarados pela empresa. A empresa deveria saber isto e ter um anual de tributação a dar aos funcionários.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 10 months later...
    A 11/05/2020 às 23:21, Nuno José Almeida disse:

A atribuições de acções RSU são tributadas em categoria A e devem estar incluídas no recibo de vencimento no momento do "Vesting" se houver desfasamento entre o momento do "Grant" e do "Vest". A tributação de mas e menos valias no anexo J só acontece a quando da venda. No ESPP, existe também tributação em categoria A no momento da compra, caso a compra seja feita com desconto (diferença para preço de mercado). Esse desconto deve ser incluído no recibo de vencimento. Aqui também haverá mais valias a quando da venda. Ambos os rendimentos de Categoria A têm de ser declarados pela empresa. A empresa deveria saber isto e ter um anual de tributação a dar aos funcionários.

Bom dia!

Então significa que se recebi o ano passado um valor em acções (que aparece declarado pela empresa na categoria A) e não as vendi em 2020, não preciso de fazer anexo J? Só faço esse anexo quando tiver mais valias certo? 

Obrigada pela ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Bom dia!

Uma duvida básica relativemente a este tópico:

Fui recebendo ao longo do ano passado acções da minha empresa. Cada mês recebia umas quantas que apareciam no meu recibo de ordenado como rendimentos ao preço actual. Devo declarar agora como parte dos rendimentos ou só preciso declarar as mais-valias quando vender? ou ambas?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Visitante rapaz disse:

Fui recebendo ao longo do ano passado acções da minha empresa. Cada mês recebia umas quantas que apareciam no meu recibo de ordenado como rendimentos ao preço actual. Devo declarar agora como parte dos rendimentos ou só preciso declarar as mais-valias quando vender? ou ambas?

As mais-valias só se obtêm na venda. Se recebeste dividendos terás que os declarar. Básicamente, tudo o que entrou numa conta bancária é rendimento a declarar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites