Ir para o conteúdo
Jorgeaf

Residente no Estrangeiro

Recommended Posts

Jorgeaf

No ano passado tinha residencia fiscal em Portugal, entao eu apresentava uma folha de rosto, como tenho uma casa alugada em portugal, tinha de apresentar o anexo F com as respectivas rendas, e apresentava as despesas que tenho ai com os meus filhos, como eram as pensoes de alimentos, despesas escolares, e de saude com o anexo H.

No final do ano tirei o cartao de cidadao aqui em madrid, espanha, pais onde eu trabalho, assim que a minha morada fiscal foi alterada para nao residente, embora eu tenha casa ali em portugal e vou ali quase todos os fins de semana.

No preenchimento do IRS de este ano, surge que como sendo eu nao residente nao posso apresentar o anexo H, e portanto nao posso apresentar as despesas.

Na minha situaçao que anexos devo apresentar? onde coloco as despesas de pensao de alimentos, saude e escolares?

o anexo J tambem nao me lo aceita

tenho a dizer que ja fiz o IRS em espanha, nao sei se sou obrigado apresentar o portugues, mas certamente que sim ja que tenho ali algumas receitas de rendas de casas.

alguem me pode explicar como devo fazer?

Muito obrigados

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Os não residentes só são tributados sobre os rendimentos obtidos em Portugal (razão pela qual não aceita o anexo J) e não têm direito às deduções à coleta, que são só para os residentes (motivo pelo qual não aceita o anexo H).

Havendo rendimentos prediais, então tem de ser incluído o anexo F.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Jorgeaf
há 23 horas, pauloaguia disse:

Os não residentes só são tributados sobre os rendimentos obtidos em Portugal (razão pela qual não aceita o anexo J) e não têm direito às deduções à coleta, que são só para os residentes (motivo pelo qual não aceita o anexo H).

Havendo rendimentos prediais, então tem de ser incluído o anexo F.

Quero agradecer a sua amavel resposta a qual me veio retirar todas as duvidas.

o meu muito obrigado

Neste preciso momento me surgiu uma outra questao que e a seguinte:

Se no proximo ano deixo de ter rendimentos, deixo de apresentar o anexo F, entao como faço eu o IRS?

deixa de ser obrigatorio?

Editado por Jorgeaf

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Se não há rendimentos tributaveis, não há porque meter a declaração, não...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pftomas

Boa tarde,

Mudei-me em Janeiro de 2016 para Inglaterra, onde estou a trabalhar e a descontar mensalmente os impostos e contribiucoes devidas. Em Portugal tenho casa propria em que beneficio de isencao de IMI.

Como nao ia ter rendimentos em Portugal em 2016 e penso voltar para o proximo ano nao alterei a morada do cartao de cidadao.

Como nao alterei a morada sou considerado em 2016 como tendo domicilio fiscal tanto em Portugal como em Inglaterra?

Terei que fazer o IRS em Portugal tambem com os rendimentos auferidos em Inglaterra? Liguei 3 vezes para as financas e das 3 vezes disseram-me coisas diferentes! :(

Obrigado pela vossa ajuda.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante JPedro

Boa noite,

Tenciono emigrar para a Suíça no decorrer do presente ano. Tendo aplicações em Fundos de Investimento em Portugal, procuro encontrar a forma fiscalmente mais vantajosa de lidar com a situação.

Pela informação que recolhi, é habitual que não se altere a morada fiscal em PT. No entanto, no caso de liquidar um FI teria o problema de ter que efectuar a correspondente declaração em sede de IRS e dessa forma estaria a preencher duas declarações em simultâneo, PT e Suíça.

Julgo que a maneira correcta de lidar com a situação, seria declarar no país de destino os valores mobiliários que detenho em PT. Confesso que não pretendia ser taxado na Suíça, mas sim em PT.

Alguém pode ajudar ou partilhar a experiência?

Mt Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Se este ano passar mais de 181 dias em Portugal, penso continua a ser considerado residente cá. Apenas no próximo ano é que poderá ser considerado residente na Suíça. Assim sendo, julgo que o correto este ano é entregar o IRS cá e os rendimentos obtidos na Suíça como rendimentos obtidos no estrangeiro.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ducas
há 5 horas, ruicarlov disse:

Se este ano passar mais de 181 dias em Portugal, penso continua a ser considerado residente cá. Apenas no próximo ano é que poderá ser considerado residente na Suíça. Assim sendo, julgo que o correto este ano é entregar o IRS cá e os rendimentos obtidos na Suíça como rendimentos obtidos no estrangeiro.

Certo...mas essa é apenas a perspectiva da lei portuguesa. Pode, porém, acontecer que a lei suiça também o considere residente lá (não sei se assim é, não conheço a lei suiça).

Nesse caso, a lei suiça pode exigir que sejam lá declarados certos rendimentos. Caso assim seja, poderá ser aconselhável dar uma vista de olhos na respectiva convenção para evitar a dupla tributação, quer para efeitos de definição do domicílio fiscal, quer para a própria tributação daí decorrente.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa