Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    anasarugacosta

    Regime Simplificado

    Recommended Posts

    anasarugacosta

    Bom dia,

    Tenho uma mercearia e estou no regime simplificado de faturação. Quais os procedimentos que tenho de ter mensalmente para não precisar de contratar um contabilista? Nota: Já não me encontro no regime de isenção de IVA. A faturação das vendas sou eu que envio todos meses diretamente para as finanças. E as compras, como se processa o envio da informação? Com de processa a entrega de IVA, mensalmente ou anualmente?

    Obrigada pela ajuda 

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    As declarações de IVA são mensais ou trimestrais, dependendo do volume de negócios: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/civa_rep/iva41.htm . Não estou no regime de IVA, mas creio que a resposta à tua outra questão está no preenchimento da declaração de IVA.

    Se não estás certa dos procedimentos fiscais a seguir, talvez não fosse mesmo má ideia contratar um contabilista, ainda que durante alguns meses - encara isso como o preço a pagar por uma formação sobre esses assuntos. Além de que, enquanto for teu contabilista, qualquer falha no reporte às Finanças passa para a responsabilidade dele. E, quem sabe, até podes chegar à conclusão que o custo do contabilista vale a pena pelo tempo que poupas a tratar da burocracia... Também se pode dar o caso de chegares à conclusão que te compensa mais ser tributada segundo o regime de contabilidade organizada (em que o fisco considera o lucro efetivo) do que pelo regime simplificado (em que o fisco assume como rendimento uma percentagem do volume de negócios). Mas a resposta a isso já depende da tua margem de lucro no negócio - de qualquer forma, um bom contabilista devia poder ajudar-te a tomar essa decisão...

    Em qualquer dos casos podes sempre enviar estas questões às Finanças através do eBalcão, por exemplo. 

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa