Ir para o conteúdo
cristinalopes

Herança com irmão insolvente

Recommended Posts

cristinalopes

Boa tarde,

Chamo-me Cristina Lopes e há já algum tempo que volta e não volta, passo por aqui! No entanto estou com um problema, para o qual gostaria da Vossa ajuda!

Há cerca de um ano, o meu irmão,(único), ligou-me a dizer que estava a pensar declarar insolvência. Disse-lhe para pensar melhor e não o fazer. Nunca mais se falou no assunto. Em Dezembro do ano passado, ligou-me a dizer que tinha acabado de declarar a insolvência porque o facto da ex. mulher não ter retirado o nome dele do empréstimo que tinha feito enquanto ainda estavam casados, só lhe tinha complicado a vida, e como estava desempregado e com essa divida por pagar, foi a alternativa que encontrou. Só que ele mentiu e fiquei a saber que há um ano que ele já se tinha declarado insolvente.

Acontece que ele é herdeiro por morte da nossa mãe de um terreno onde foi construída a casa onde o meu pai sempre viveu, e onde eu agora também vivo, devido ao facto de o nosso pai ser um doente oncológico. Como ele teve que informar o administrador da insolvência de todos os bens que tinha, a parte da herança foi também incluída. A minha questão é:

Sendo que o meu pai ainda está vivo e penso que ainda vai durar alguns anos, e assim o espero, qual será o melhor caminho para evitar que venham a mexer no imóvel e quais as consequências que posso esperar caso o meu irmão não cumpra com o que foi acordado. Já me disseram que o melhor era fazer as partilhas da minha mãe? Também me disseram que o nosso pai deveria fazer um testamento deixando a parte dele para mim, para salvaguarda, enfim...estou completamente à nora com esta questão. Nunca me passou pela cabeça ter que passar por isto e não sei para onde me virar! Será que me podem ajudar?

 

Obrigada

Cristina Lopes

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

O pior que pode acontecer é penhorarem a parte dele no imóvel... os principais proprietários continuarão a ser tu e o teu pai. Além disso, quase ninguém quer comprar quotas partes de imóveis sem ter a certeza de que vai conseguir comprar o resto. Se a quota parte dele for penhorada, eventualmente será uma boa oportunidade para um de vocês a comprar, mas duvido que haja grandes hipóteses de aparecer um terceiro como co-proprietário...

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa