Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
anaflor

Repartir herança monetária

Recommended Posts

anaflor

Boa tarde

Gostaria de ser esclarecida em relação aos bens herdados.

Os meus sogros faleceram, há uma casa como herança e dinheiro. Os 5 irmãos chegaram a um acordo de 2 ficarem a morar na habitação e pagar renda (sem recibos), sendo a mesma depositada numa conta bancária no nome de todos os herdeiros.

A minha questão é: em relação ao dinheiro dos meus sogros, o mesmo tem de ser repartido enquanto a casa não for vendida ou não?

Sendo o meu marido cabeça de casal, caso algum deles não pague o IMI (todos concordaram em pagar, de boca), poderá ter consequências?

Se alguém me puder esclarecer, agradeço.

Ana

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Podem repartir o dinheiro quando quiserem. O cabeça de casal tem é que registar quanto sai para cada um dos herdeiros de forma a que quando forem feitas as partilhas, se saiba quanto é que cada um já recebeu ou tem a pagar à herança. Há muita gente que prefere deixar algum dinheiro de lado para fazer face às despesas com a herança (como o pagamento do funeral, dos impostos, obras da casa herdada, etc) sem ter de onerar o cabeça de casal ou andar a pedir dinheiro a todos os herdeiros - mais uma vez, o cabeça de casal tem de registar todas essas despesas para fazer o acerto de contas quando forem feitas as partilhas; é muito mais fácil fazer as contas se o dinheiro saiu de uma conta da herança do que se tiver sido o herdeiro A a pagar a despesa de X, os herdeiros B e C a pagar Y, etc

A responsabilidade do pagamento do IMI é do cabeça de casal - embora ele possa pedir dinheiro adiantado aos demais herdeiros, em última análise é sempre ele que tem de garantir o pagamento e será a ele que as Finanças virão pedir o dinheiro se não pagar. Mais uma vez, seja ele a pagar a totalidade, sejam os herdeiros a entregar-lhe o dinheiro, seja o imposto pago a partir de uma conta da herança, o cabeça de casal tem sempre de registar esses movimentos para quando tiver de apresentar contas aos outros herdeiros (o que devia acontecer pelo menos anualmente, de acordo com a lei).

Sugiro ainda a leitura dos artigos 2079º a 2096º do Código Civil, onde estão reguladas as responsabilidades do cabeça de casal.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa