Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Crédito Habitação - Diário de Bordo

Visitante hondapcx (visitante)

Recommended Posts

há 14 minutos, cibernauta disse:

não há muita vantagem na redução de prazo.

Pelo contrario há vantagens em reduzir o prazo poupas no custo do financiamento (juros + comissão de gestão), e  seguro vida que aumenta com a idade. 

Só se justifica não mexer no prazo se precisamos urgentemente uma folga mensal com a redução da mensalidade...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 413
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• YARA

41

• ABCD

31

• Apostad0r

28

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Já vim tarde. vou dar outro exemplo. Para CH 100000€, com TAN 1%, Prazo 480 meses, taxa variável e sem incluir seguros e outros encargos porque o prazo é o mesmo.   Numa simulação em q

Para quem anda a pensar investir no pagamento antecipado do crédito ou que tem em mente amortizar anualmente em vez de mensalmente, finalmente meti essa opção. Não é muito mas é o que consigo arranjar

PlayStore Amortiza: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ccapps.amortiza Quando desenvolvi a aplicação Amortiza ainda não tinha um crédito habitação, mas já sabia que um dia destes ist

Posted Images

há 19 minutos, gustaferra disse:

Pelo contrario há vantagens em reduzir o prazo poupas no custo do financiamento (juros + comissão de gestão), e  seguro vida que aumenta com a idade. 

Só se justifica não mexer no prazo se precisamos urgentemente uma folga mensal com a redução da mensalidade...

juros é sobre o capitavel em divida. vai dar quase igual segunda a app.
    comissão de gestão? entra onde?

mas em relação as vantagens e desvantagens vou chamar reforços :)

@GMCristiano dá lá aqui uma ajuda nas vantagens de redução de prazo VS não redução de prazo , como mostraste na app que estás a desenvolver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, cibernauta disse:

Tambem pensava assim até simular na app já falada aqui no forum onde se pode ver que, se continuarmos a pagar o mesmo valor, não há muita vantagem na redução de prazo.

Confesso que não conheço a aplicação mas não estou a perceber o modelo de continuar a pagar o mesmo valor.

Ao amortizar capital o banco calcula a nova prestação. Se o prazo for igual, a prestação será mais baixa. Se for esta a situação, a poupança no seguro de vida é significativa se reduzir o prazo.

Com o aumento da idade, aumenta o risco do seguro de vida e o respectivo prémio. Apesar de haver menos capital em dívida, o risco é maior e por isso os prémios de seguro têm impacto.

Usando o exemplo de um crédito a 30 anos e que se consegue com reduções de prazo pagar em 25 anos. São menos 60 mensalidades de seguros na altura em que ficaria mais caro (acima dos 50/60 anos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No caso anterior, a prestação média mensal é 4210€

Ao se amortizar no primeiro mês 20000€, a segunda prestação acaba por ficar 3331.92€ (878,29€ a menos da prestação média mensal 4210€)

Esses 878.29€ são acrescentados à próxima amortização. Fazendo 20878.29€ de amortização no segundo mês. E por aí adiante..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Excelente informação GMCristiano.

Obrigado pela partilha! 

No que me diz respeito, e na continuação do "pequeno diário", irei sondar o mercado no final/principio do ano para renegociar a % dos CH que temos.

Ouvi uns zunzus de 1% e até ligeiramente menos, vamos ver o que consigo e se vale o esforço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, parm disse:

Confesso que não conheço a aplicação mas não estou a perceber o modelo de continuar a pagar o mesmo valor.

Já percebi o modelo.

O ponto de decisão é o seguinte:

1) O banco permite amortizar qualquer valor em qualquer altura e queremos fazer a gestão ou

2) O banco não permite amortizar valor a mais "sem preencher 4 resmas de papel"

No caso 1, não é necessário reduzir prazo porque a gestão vai sendo feita por nós. Dá mais trabalho mas resulta.

No caso 2, a solução é em cada amortização extra reduzir o prazo.

Até hoje só conheci bancos do caso 2.

No entanto o importante é como aqui foi dito, fazer a melhor gestão possível para reduzir o custo dos seguros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, parm disse:

Já percebi o modelo.

O ponto de decisão é o seguinte:

1) O banco permite amortizar qualquer valor em qualquer altura e queremos fazer a gestão ou

2) O banco não permite amortizar valor a mais "sem preencher 4 resmas de papel"

No caso 1, não é necessário reduzir prazo porque a gestão vai sendo feita por nós. Dá mais trabalho mas resulta.

No caso 2, a solução é em cada amortização extra reduzir o prazo.

Até hoje só conheci bancos do caso 2.

No entanto o importante é como aqui foi dito, fazer a melhor gestão possível para reduzir o custo dos seguros.

Concordo.

Qualquer dia meto na app um reportório da facilidade com que alguns bancos lidam com amortização mensal.

Editado por GMCristiano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/12/2018 às 19:39, Apostad0r disse:

Excelente informação GMCristiano.

Obrigado pela partilha! 

No que me diz respeito, e na continuação do "pequeno diário", irei sondar o mercado no final/principio do ano para renegociar a % dos CH que temos.

Ouvi uns zunzus de 1% e até ligeiramente menos, vamos ver o que consigo e se vale o esforço.

Desloquei-me ao Totta, e "consegui" um spread de 1,15% .. Já a fiz chegar ao AB. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Pretendo comprar casa, mas tanto a eu como a minha namorada não temos contratos efectivos. A taxa de esforço seria muito baixa de acordo com os nosso rendimentos, e temos o necessário para pelo menos 40% da casa.

Será que é possível algum banco aceitar um empréstimo sem a garantia de efectividade, por exemplo, cativando saldo bancário que pode ser usado em caso de falha de pagamento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Acho que nao tens vantagens em que a avaliação esteja por cima. Mas gostava de ouvir outras opiniões.

Os bancos actualmente emprestam 80% do valor menor entre compra e avaliação. Mas atenção que banco ctt empresta até 85%.

Por exemplo se uma casa tiver um preco de 100 000 e o valor da avaliação for de 110 000, o banco empresta 80 000 porque é o menor valor entre 100 ou 110.

O pior cenário é mesmo quando o valor da avaliação é menor que o valo da casa. Se a casa é avaliada por 90 000, este é o menor valor, por isso o banco so empresta 72 000 (90 000 x 0,80).

Portanto, respondendo à tua pergunta, acho que nao podes usar a margem de entrada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    há 16 horas, Visitante João disse:

Boa noite, apenas gostaria de saber, se há um prazo, ao fim de quanto tempo do empréstimo é que este pode ser renegociado com outro banco.

Julgo que não há qq prazo, no entanto questione o seu gestor de conta e diga nos a resposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 23/02/2019 às 15:13, Apostad0r disse:

Julgo que não há qq prazo, no entanto questione o seu gestor de conta e diga nos a resposta.

Há de facto um prazo de dois anos desde a assinatura da escritura até se poder regnociar a os empréstimos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 3 weeks later...
    • 2 weeks later...

Bom dia,

Preciso da V/ ajuda:

Estou a renegociar o spread atual (2%) do meu empréstimo da casa, cujo contrato é recente (cerca de 2,5 anos) no entanto as condições praticadas agora são bastante melhores que as que me deram na altura. O banco onde tenho o crédito apresentou-me uma proposta de revisão, que apesar de abaixo do atual contrato, é superior ao spread praticado pelo mercado. Informo ainda que o meu grau de risco é maior que no inicio do contrato (entretanto nasceu +1 dependente, sem alteração significativa de vencimento).

Os bancos concorrentes, apesar de apresentar spread menores, exigem uma reavaliação ao imóvel (que pode ajudar ou não…). Ou seja, existe também um risco que depois inviabilizar a transferência (para além do risco mencionado acima).

A minha dúvida é a seguinte:

Se aceitar as condições da renegociação, quais são os constrangimentos que irei ter em negociar a transferência com outros bancos? Posso assinar este novo contrato (ou seja, melhor a condição atual) e mesmo assim continuar a procurar alternativas melhores ? Ou fico limitado?

Obrigado 

João B.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, camisola25 disse:

Se aceitar as condições da renegociação, quais são os constrangimentos que irei ter em negociar a transferência com outros bancos? Posso assinar este novo contrato (ou seja, melhor a condição atual) e mesmo assim continuar a procurar alternativas melhores ? Ou fico limitado?

Depende das condições que aceitar nessa renegociação e/ou que aceitou no contrato original. Por exemplo, se aceitar uma cláusula que lhe imponha penalidades caso revogue o contrato antes de 1 ano, diria que fica limitado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há por ai qualquer coisa a falar de dois anos sem poder transferir o CH para outro banco após o novo CH e/ou a renegociação, julgo que até estará na página anterior... 

Melhor era questionar o seu gestor. Qual é o banco e o spread proposto? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites