Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recibos verdes - Deduzir iva da compra de carro a disel

Visitante Joao Garcia

Recommended Posts

Visitante joao garcia

Portanto o que me está a dizer é que com recibos verdes qualquer viatura a disel ligeiro de passageiros, nunca pode estar afecta á actividade, e como tal não posso descontar o iva do combustível ?

A excepção segundo percebi, teria de ser um veículos comercial?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Portanto o que me está a dizer é que com recibos verdes qualquer viatura a disel ligeiro de passageiros, nunca pode estar afecta á actividade, e como tal não posso descontar o iva do combustível ?

A excepção segundo percebi, teria de ser um veículos comercial?

Obrigado

Não é bem assim.

Uma viatura de passageiros pode ser afecta a uma atividade (quantas empresas têm carros topos de gama de passageiros?).

Só que esses veículos por causa do seu tipo podem facilmente criar abusos, em que usam-na particularmente e afectam a compra e as despesas à empresa.

O que código do iva faz é excluir a dedução do iva na aquisição e outros gastos de utilização, manutenção,...

Já os códigos de irs (contabilidade organizada) e irc limitam a dedução e tributam autonomamente as despesas dedutiveis, de forma a penalizar.

Para o seu caso, que está no regime simplificado (é tributado pelo VN) e não pode deduzir o iva, que vantagem pode trazer afectar a viatura à atividade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante joao garcia

Pensei que ao ter o carro afecto á minha actividade, poderia descontar as facturas de gasoleo e assim não ter de entregar tanto iva ao estado, nas declarações trimestrais.

sendo assim posso ter a viatura afecta a minha actividade? já agora como é que faço isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Pensei que ao ter o carro afecto á minha actividade, poderia descontar as facturas de gasoleo e assim não ter de entregar tanto iva ao estado, nas declarações trimestrais.

sendo assim posso ter a viatura afecta a minha actividade? já agora como é que faço isso?

Sendo assim como?

Se não puder deduzir o iva das despesas da manutenção e da utilização (inclui gasóleo, penso eu...) vai afetar porquê?

Tem contabilidade organizada e o custos dão jeito para abater lucros?

Penso que basta uma simples declaração em que declara que afeta a viatura à atividade profissional e atribui o valor comercial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites