Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Arrendamento de casas ilegal

Visitante Adriana

Recommended Posts

Visitante Adriana

Boas,

Eu tenho algumas dúvidas sobre o arrendamento de casas ilegal.

O que poderá acontecer ao inquilino se o pagamento estiver atrasado (uns 3 meses), o senhorio informado do porquê e sempre compreensível quanto ao atraso e de uma hora para outra ameaçar por roupas para o lixo e bens de valor à venda? Isto porque pensou que os inquilinos tivessem fugido, entrou no apartamento e pegou em todos os bens de valor e trocou fechaduras, enquanto que os inquilinos foram apenas passar "férias" (resolver questões financeiras).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sou nada perito em DIREITO DO INQUILINO mas sim, "perito"

em arrendamento ilegal de casas ilegais por experiências próprias horrorosas.

"Arrendamento de casas ilegal" quer dizer: Você não tem contrato ?

Ou:  A casa não tem licença de habitação ?

No fundo, seja como for:

Sem contrato não podes fazer NADA …

a não ser apresentar queixa na GNR pela "perda" dos bens.

O caso, eventualmente, vai ao tribunal e em 4 anos (no mínimo) podes contar com uma sentença.

(Neste tempo, claro, pagas o advogado e os custos do processo … )

Sem contrato não podes contar com qualquer apoio pela GNR.

Bem ao contrario:

Estes apoiam o senhorio que alugou a casa sem contrato – ou seja: ilegalmente – e a toda força.

Basta denunciar o inquilino como "vagabundo, que ocupa propriedade sem permissão"

e já vem os heróis da pátria forçando entrada – em qualquer hora de dia ou noite.

Com sorte, dão-te um prazo de 3 dias para sair.

(Vai aos blogues dos "donos de apartamentos e casas" para ganhar uma ideia

sobre o valor de um inquilino e os conselhos que eles trocam entre si … )

Sem contrato ou/e sem licença de habitação e até COM contrato,

o  locatário – apesar de todos os leis – está igualmente em desvantagem

quando o "arrendador" invade a sua casa, rouba as suas coisas, troca as fechaduras,

corta agua, luz e gás (ato completamente tolerado na justiça portuguesa até hoje),

envenena os teus animais, destrói a tua horta, espalha difamações entre os vizinhos,

apresenta as queixas mais absurdas … a criatividade não tem limite:

A casa e minha, faço o que quero.

O arrendatário só pode correr o tribunal, esperar ANOS para um solução e –

neste tempo tudo – é ainda obrigado por lei de pagar a renda,

mesmo quando já não há mais condições de morar no local arrendado com alguma dignidade.

A dica para estes desafortunados é sempre a mesma:

Procura outra casa e vai te embora mais rápido que possível.

(Fica contigo de seguir a dica bíblica "Olho por olho … ")

Como o seu senhorio já ultrapassou o estado de ameaças e "entrou em ação"

não restam muitas duvidas, não é ?

A não ser, que houve sucesso em resolver as questões financeiras ...

Boa sorte ...

PS

Veja neste forum:  Arrendar uma casa legalmente ... Prós e Contras - 14 Outubro 2010, 22:45:11

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

mas o que tens tu a ver com isso ? 

incomoda-te pessoalmente ?    és vizinha ?  sentes-te roubada pois pagas impostos ?  e como sabes que não têm condições ? já lá estiveste dentro ? 

de qualquer forma se queres fazer queixa porque apenas achas que todos devemos pagar impostos dirige-te às finanças ou ao departamento de turismo local, o à câmara local e faz uma participação do caso - mas para fazer queixa deves ter fundamentos, factos, e não apenas suspeitas, acho eu, pois senão podes depois ser processada por difamação ou coisa semelhante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...
    • 2 weeks later...

Boas,

Eu tenho algumas dúvidas sobre o arrendamento de casas ilegal.

O que poderá acontecer ao inquilino se o pagamento estiver atrasado (uns 3 meses), o senhorio informado do porquê e sempre compreensível quanto ao atraso e de uma hora para outra ameaçar por roupas para o lixo e bens de valor à venda? Isto porque pensou que os inquilinos tivessem fugido, entrou no apartamento e pegou em todos os bens de valor e trocou fechaduras, enquanto que os inquilinos foram apenas passar "férias" (resolver questões financeiras).

Encontra uma resposta possível, para a situação que expõe, na mensagem imediatamente anterior à sua!...

boa noite gostava de me informar sobre arrendamento: tenho o meu contrato de arrendamento mas não tem carimbo das finanças,agora não tenho pago 2meses sem caução.devido a chuver dentro de casa ,um buraco no cão da cozinhas vejo a casa da minha visinha de baixo,eu dixe que só pagava quando arranja-se agora recebi uma carta do advogado o que posso fazer para MW defender?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa noite gostava de me informar sobre arrendamento: 

tenho o meu contrato de arrendamento mas não tem carimbo das finanças,

1. agora não tenho pago 2meses sem caução.

2. devido a chuver dentro de casa ,um buraco no cão da cozinhas vejo a casa da minha visinha de baixo,

3. eu dixe que só pagava quando arranja-se agora recebi uma carta do advogado o que posso fazer para MW defender?

Não se percebe o seu português escrito...

1. Efetuou contrato de arrendamento mas não chegou a pagar as duas rendas iniciais?

2. O "buraco" no chão surgiu já depois de para lá ter ido? Deu conta disso ao proprietário?

3. Arranje um advogado também e tente expor o seu problema de forma clara... entretanto, vá procurando nova residência!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde eu paguei as rendas iniciais logo,

o buraco foi feito por um "funcionário" do senhorio quando arranjava o teto do inquino debaixo de mim,quando eu já lá morava

eu informai ao senhorio e nada

e é assim.obrigado

O que diz o vizinho do andar debaixo?

Envie uma carta registada com aviso de recepção, ao seu senhorio, a relatar a situação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha vizinha esta na mesma situação que eu ou pior,mas diga me uma coisa o Meu senhorio pode me retirar dinheiro da minha conta caso eu não pague a renda,quando nem se sequer está conectado nas finanças?,porque e isso que diz a carta do advogado dele???..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O facto do senhorio não fazer as obras na casa não dá direito ao inquilino de deixar de pagar a renda. O senhorio pode avançar com uma ação para obrigar o inquilino a cumprir essa obrigação, sim. Até pode alegar que precisa desse dinheiro para fazer as obras, por exemplo!

O inquilino deve é recorrer à justiça para obrigar o senhorio a fazer as obras, não deixar de cumprir com as suas obrigações. É pagar as rendas em atraso e enviar uma carta registada ao senhorio dando-lhe conta dos problemas e um prazo para começar a fazer as obras de reparação. Porque sem essa comunicação o senhorio pode sempre alegar que não sabia de nada...

Se a obra é urgente, sugiro que peça à Câmara a deslocação de um técnico para avaliar da urgência das mesmas e procurar obrigar o senhorio a fazer as obras.

De qualquer forma acho que a mesma sugestão foi mesmo a do ABCD: o melhor é ir procurando também outra casa que não tenha esses problemas...

Editado por pauloaguia
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 6 months later...
    Visitante patricia

Acho piada alguém mencionar que esta 3 meses sem pagar renda e ainda se querem valer dos seus direitos.Eu pergunto .Quais direitos?E ainda de um fulano que pergunta se o senhorio pode retirar dinheiro da sua conta se a casa não esta coletada nas finanças?Mas então ,querem estar numa casa sem pagarem?E se a casa vosse vossa,coletavam.se nas finanças?E se tivessem um arrendatário que não pagasse?Gostavam?Conversa de maus pagadores..se o senhorio ,não tem contrato,já o sabiam,ou dão os vosso dinheiro e os vossos dados a alguém sem saberem pormenores do aluguer? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...
    • 2 months later...

Tenho uma dúvida! Posso fazer queixa do senhorio por não me querer devolver a caução que lhe dei antes de entrar na casa, visto que já sai de lá? Ele não fez contrato e agora não me quer devolver o dinheiro, tenho provas em como fazia o pagamento da renda por MB e faturas da internet em como eu morava lá 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

podes

no entanto talvez seja melhor dizeres ao teu ex-senhorio que se ele não te devolver a caução tu farás queixa na autoridade tributária : isso deve ser suficiente para ele mudar de ideias. Diz-lhe que tens em teu poder os recibos de renda ( os talões bancários são equivalentes..) que mostrarás à AT.

mas devo também dizer-te que a caução entre outras coisas serve também para pagar eventuais estragos feitos pelo inquilino na casa ( excepto os causados pelo uso normal da mesma, p.ex. é natural que a pintura das salas possa ter alguma degradação ao fim de uns anos. Mas não é natural que hajam portas ou janelas partidas, pedras mármore partidas e coisas do género..) . Será que não deixaste nada estragado que ele esteja a invocar para reter a caução ?  Ele invoca alguma razão para não te devolver o dinheiro ou é só porque não ?  E tu pagaste o último mês em que habitaste a casa ? Geralmente usa-se a caução para isso, também .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Como denuncio um "senhorio", que faz um subarrendamento de uma casa e depois aluga os quartos a estudantes sem passar qualquer recibo? Recusando-se ainda a entregar a caução de um mês adiantado que foi dada no acto da entrada no quarto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

basta que te dirijas a um balcão da AT com as provas que tens ( talões multibanco, talões de depósitos bancários, comprovativos de transferências bancárias ) e digas que o senhorio se recusa a passar recibos dessas quantias: eles tratam do resto. Se não tens provas mais vale não fazeres nada, ou então podes à mesma fazer denunciando apenas essa situação : alguém aluga quartos ( terás que saber quem é : nome, morada e NIF se for possível ) e não passa recibos.

no entanto antes de fazeres isso diz ao senhorio que o vais fazer se ele não te devolver a caução, talvez ele reconsidere a sua posição.

e também antes de fazeres isso assegura-te que não estragaste nada na propriedade que justifique a retenção da caução para reparar estragos por ti provocados pois essa é uma das razões da existência de caução.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...

Boas tenho umas duvidas tou numa casa a uns 5 anos contrato feito ok prazo de um ano mas removavel sem anbas as partes.ate hoje nada de recidos muitas obras fiz nesta casa agora ligame a dizer k tenho um mes para sair.gostava de saber o k fazer tenho provas tranferencias contas no meu nome td con um filho de 4 anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Tenho uma amiga que alugou uma casa, ela fez contrato com agência, tem recibos, mas ela foi tentar pedir ajuda da porta 65, até que recebeu um mail a dizer que a casa não existia, falou com a senhoria e ela disse que ia por a casa legal, mas depois passou um ano e ela tentou recorrer de novo e novamente a casa não existia, ela dirigiu se as finanças e a casa não poderá ficar nunca legal porque a casa foram os senhorias que construíram e o terreno é da câmara. Como é possível uma agência fazer um contrato e passar recibos duma casa que não é legal?  

O que a minha amiga poderá fazer, ela já a 3 meses que não paga a renda por dificuldades, senhorios já ameaçaram e mandaram uma carta a pedir o dinheiro das rendas mais uma multa. Alguém pode me ajudar? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Octavio

O meu senhorio chegou a dois dias do final do mês e ligou me a dizer que precisava da casa até antes do dia 8. Disse primeiramente que não me queria aí por causa do pai e ameaçou ir lá  trocar a fechadura! Tenho uma caução em causa que terminaria no final deste mês, porém com a troca da fechadura tive de ir para um hostel. Em um ano deduso que atrasei com a renda pelo menos 4 vezes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

boa tarde ,conheço um senhor no pinhal general ,mais precisamente rua Fortunato de Almeida que aluga casas sem recibos e sem contratos ,para nao pagar ás finanças ,nao faz as declarações porque deve e as pessoas que precisam sujeitam se a pagar .acho que as autoridades competentes deviam acabar com estes casos ,e por um fim nesta corrupção de pessoas sem escrúpulos que se aproveitam das dificuldades dos outros .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...

Boa tarde,

Há anos que moro numa casa e sempre tem pagado o aluguer da casa sem falta, mas o senhorio nao quer fazer nenhum contrato e somente deixa pagar em dinheiro. Cada vez que pago o aluguer o senhorio assina um papel onde da para ver o mes e a quantidade de dinheiro que tem pagado. Tambem tem certificados oficiais do governo onde consta que tem morado na sua casa todos estes anos. Agora o senhorio quer me expulsar da casa em 1 mes sem me dar tempo suficiente para procurar uma casa. Eu obviamente nao quero morar mas aqui mas preciso de tempo para procurar uma soluçao, o que posso fazer? Ele tem muitas casas e faz com todos os seus inquilinos igual, quais sao os meus direitos? Muito obrigada pela sua ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites