Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 2 minutos, Serum disse:

Em % de portfólio, já estive 60% down por largos meses. Já tive certas "entradas" com 80% de desvalorização (ainda que o portfolio estivesse melhor). Como também já dobrei o portfólio em poucos meses ou entradas em poucos dias. 

Faço DCA todos os meses, com as poupanças que consigo. Não me preocupo em tentar adivinhar descidas ou subidas do preço, acho que isso é um jogo de soma-zero. Compro quando tenho FIAT disponível.

Assim sendo, já deves por esta altura ter uma bela maquia; não resgatas para voltar a entrar quando ficar mais barato?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Agora mesmo, 5coroas disse:

Assim sendo, já deves por esta altura ter uma bela maquia; não resgatas para voltar a entrar quando ficar mais barato?

Só resgato na justa medida daquilo que necessito! Mas nunca porque acho que vai ficar mais barato. Como disse, tentar fazer esse "jogo" é algo que, a longo prazo, não traz vantagens. Numas alturas vais acertar no topo, noutras vai subir ainda mais e podias ter tirado X dias depois com + Y% de valorização.

PS: Para a minha visão do mundo, não considero que tem mal algum em resgatar e tirar lucros para melhorar a tua qualidade de vida e/ou investir em outros hard-assets.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Serum disse:

Só resgato na justa medida daquilo que necessito! Mas nunca porque acho que vai ficar mais barato. Como disse, tentar fazer esse "jogo" é algo que, a longo prazo, não traz vantagens. Numas alturas vais acertar no topo, noutras vai subir ainda mais e podias ter tirado X dias depois com + Y% de valorização.

PS: Para a minha visão do mundo, não considero que tem mal algum em resgatar e tirar lucros para melhorar a tua qualidade de vida e/ou investir em outros hard-assets.

A ser verdade tudo o que escreveste e que praticas mesmo aquilo que apregoas, tens o meu RESPECT pela tua estratégia; contudo continuo a achar que as BTC não são suficientemente seguras, comparativamente com outros produtos como os ETFs, Fundos de Investimento ou mesmo uma carteira variada de ações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

olhem que isto é o tópico dos FI...

Só para dar a minha achega, porque falei nisso da BTC: Eu não acredito nem um pouco no valor intrínseco da BTC, sei bem que é sustentado em pó de fada. Mas trata-se de surfar a onda, assim como fiz com P2P que assentava em esquemas ponzi, também lá andei 2 anos, fiz algum dinheiro, arrumei as botas e vim-me embora. A fé é na igreja, agora meter o dinheiro a crescer, não me importa se são tulipas ou coins que dizem ser o futuro, pra mim não valem nada, mas desde que compre barato e haja um gajo mais tolo que eu a comprar mais caro, por mim gosto! :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Patanisca disse:

... A fé é na igreja, agora meter o dinheiro a crescer, não me importa se são tulipas ou coins que dizem ser o futuro, pra mim não valem nada, mas desde que compre barato e haja um gajo mais tolo que eu a comprar mais caro, por mim gosto! :D

Um Patanisca que escreve isto não tem com certeza um subjacente de "bacalhau do Pacífico", é mais do tipo da Islândia, mas, por vezes, especialmente num post, também demonstrou ser um Patanisca com "bacalhau de águas quentes". 

O barato e o caro são sempre termos relativos. Relativos a quê? Por exemplo a uma cotação média de curto-médio prazo (3-5 anos). Se eu comprar caro mas depois vender a uma cotação superior, então o caro inicial tornou-se barato no final. Isto não é como começa mas sim como acaba.

Pode-se fazer trading de FIGAs? Pode-se, desde que se ganhe dinheiro. FIGAs para deter até ao longo prazo (> 20-25 anos)? Pode-se, mas isso, por definição, é mais para index funds/ETFs passivos e closet indexing. 

Deve-se fazer uma diversificação do portfolio? Deve-se, desde que me concentre e não me dilua também os retornos, tal como dilui a volatilidade/risco. A volatilidade e o comprar caro/barato são conceitos relativos, e são, respetivamente, má/boa se estiver abaixo/acima da média dos retornos e se vender abaixo/acima da cotação de compra.

Onde os analfabetos podem ganhar, historicamente, sempre dinheiro no longo prazo (>20 anos)? Num ETF/index fund que siga o índice de capitalização do S&P 500. Porquê? Porque este índice vai integrar sempre a inovação das maiores empresas growth dos EUA, que é sinónimo de quase inovação mundial, assim como das melhores empresas do tipo value a nível mundial, que são empresas atléticas não de alta velocidade no curto prazo, como as empresas growth, mas mais de fundo e de maratonas de médio-longo prazo, logo o S&P 500 irá ser sempre um portfolio robusto de empresas com certezas passadas (value) e com esperanças futuras (growth), logo o S&P 500 abrange sempre em qualquer timing de curto, médio e longo prazo, uma parte das empresas que possam estar na moda (growth) e uma outra parte das empresas que já sejam uma certeza (value).

Nas alturas de euforia dos mercados, as empresas growth aceleram a fudo como ninguém, na esperança de no futuro se tornarem certezas consistentes (empresas value), mas quando os mercados entram em depressão/downside/bear market, quem nos pode mais mitigar as perdas são as certezas dadas no passado (value) e não tanto as esperanças do futuro (growth). Isto é como uma empresa de sucesso continuado nos recursos humanos, em que alia a experiência profissional dos mais maduros/idosos com a irreverência e inovação dos mais jovens. Este é um mix de all weather, logo é robusto como o indice S&P 500.

Para se poder ganhar dinheiro no médio-longo prazo, é preciso estar investido maioritariamente no mercado acionista dos EUA, porquê? Porque representa mais de metade da capitalização bolsista do mercado global e é um mercado líquido, e este líquido é sinónimo de movimento e negociação de compra/venda frequente dos ativos bolsistas, e só nos ativos que se movem para cima/baixo é que podemos ganhar/perder dinheiro. É que também para se ganhar, para além de comprar mais barato, é preciso alguém que queira comprar os ativos em venda (liquidez do mercado), senão o barato pode virar a mono. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que o Covid-19 está a afetar o tópico? Ou será que os drivers do tópico já estão em confinamento mental?

Não é só nos mercados acionistas que existe o fenómeno de arrastamento da volatilidade, aqui no tópico também existem clusters de volatilidade. 

Será que é preciso lançar umas "lebres" para arrastar os atletas para uma corrida mais volátil?

Eu cá gosto de alta volatilidade no tópico, porque aí sempre posso ter retornos de aprendizagem, agora com volatilidade zero é que não aprendo nada.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/11/2020 às 11:18, D@vid disse:

Parece-me bem, embora a mim quem me tira um PimcoGlobal Bond / NB Obrigações Europa e um Legg Mason Clearbridge ( muito superior ao Pictet USA Index ) tiram-me tudo 🤣 mas se está adequada a ti é avançar.

Quando entras no fundo na mornigstar, logo na primeira página e nos returns, tens algo que diz "rendimento a 12 meses" se estiver a 0.00 e não aparecer abaixo a frase  " frequencia de pagamento de dividendos", então é porque é de acumulação, senão aparecia o rendimento dos dividendos e o periodo em que são pagos.

Peço desculpa por estar a ir buscar um post de há uns dias mas fiquei com uma dúvida. O Legg Mason Clearbridge é o IE00B19Z9612? É que eu tenho o Pictet USA Index já há uns anos e agora andei a fazer uns comparativos entre os 2 e o Legg Mason parece efetivamente melhor. Aproveito para dizer que 85% da minha aprendizagem passou por este e outros foruns sobre o tema e que a minha estratégia é +/- 90% em fundos de ações.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Só um aparte, desde Março de 2009 o MSCI Japão retornou 8,67% em euros. Não me parece mau de todo (já sei, o SP500 retornou mais, mas não deixa de ser um retorno positivo).

Não se esqueçam que o Nikkei não é um índice de market cap como o SP500 e que é preciso também adicionar os dividendos para obterem o total return.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Para a minha carteira de Fundos de investimento, procuro um fundo de Ações USA, que "conviva" bem com o Pictet USA que já tenho há alguns anos. 

Tinha um fundo de Ações USA do Santander que aproveitei, com as recentes subidas, para me desfazer dele, com uma boa mais-valia e queria substituí-lo. 

Estive a ver o Legg Mason e servia-me bem, contudo queria um com UP mais baixa para ser mais fácil os reforços periódicos.

Alguma ajuda?

Obrigado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, sepol disse:

Boa noite,

Para a minha carteira de Fundos de investimento, procuro um fundo de Ações USA, que "conviva" bem com o Pictet USA que já tenho há alguns anos. 

Tinha um fundo de Ações USA do Santander que aproveitei, com as recentes subidas, para me desfazer dele, com uma boa mais-valia e queria substituí-lo. 

Estive a ver o Legg Mason e servia-me bem, contudo queria um com UP mais baixa para ser mais fácil os reforços periódicos.

Alguma ajuda?

Obrigado. 

Estes dois são parecidos, não sei quanto é a up

https://www.investing.com/funds/american-growth-portfolio-c-ace

https://www.investing.com/funds/lu0260869903

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, atlas disse:

Cada um terá a sua estratégia.

E até é bom aqui venham pessoas com diferentes estratégias. Sobretudo pessoas que metem a cabeça e que agem em função daquilo que pensam. O que não falta por aí é pessoas a debitar bujardas, mas só na teoria. Por isso, saudações calorosas ao Patanisca, que investe e que tem a coragem de aqui vir expor o que pensa. 

Dito isto, é intelectualmente desonesto afirmar que as pessoas que defendem o buy and hold é porque têm pequenas percentagens do seu património investido. No meu caso, tenho cerca de 50k lá metidos. Se calhar para alguns dos que aqui comentam (ou para a maioria) são trocos, mas confesso que, para mim, já é dinheiro (a percentagem do meu património não sei, tenho também algum imobiliário e não sou avaliador, posso ter uma ideia, mas não tenho a certeza do que vale).

Tem a ver com o tempo. E com as expetativas.

Se eu espero estar positivo em 2040, as oscilações para baixo só me interessam para reforçar (aproveitar as quedas para reforçar, como fiz em Março deste ano).

Mas à partida, quem entra para lá estar pelo menos 20 anos, já sabe que, durante esse período, vão existir quedas e subidas. Por exemplo, eu já sei que vão existir quedas e irá existir uma recessão mundial a curto/medio prazo. Até já esperava que a recessão tivesse chegado em 2019. Se chegar em 2024 ou 2025, será uma surpresa? Não. Já há anos que estou à espera. Tenho é de preparar a carteira para que esta consiga "amortecer" as quedas e preparar-me para delas me aproveitar para investir mais. E ir tornando a carteira cada vez mais conservadora à medida que se aproxima o momento de saída.

Repito: tudo tem a ver com o tempo.

É verdade.

E se estivéssemos a falar de ações individuais, eu até concordaria com tudo.

Todavia, quem anda nos FUNDOS e aposta TUDO em fundos de AÇÕES, e ainda por cima de um único índice (seja Nikkei, seja Euro stoxx ou mesmo no S&P), para LONGO PRAZO (se for para fazer market timming com uma parte pequena do investimento e ganhar mais uns trocos extra, é outra história) perdoe-me a franqueza, mas não sabe o que anda aqui a fazer.

Quem, em 1985, tivesse uma carteira diversificada, com fundos de ações e obrigações, com fundos de ações do S&P, da Europa e também do Nikkei, não se deve ter arrependido de não ter feito nada. Basta ver o que é que o S&P subiu entretanto, dando cobertura a qualquer queda do Nikkei.
    O que não significa que, pontualmente, cada um de nós não faça ajustes na carteira, resgatando este ou aquele fundo que nos parecia vencedor e foi uma desilusão. Eu também me desfiz no ano passado do Templeton Global Income, porque já estava farto do seu desempenho. O próximo será o Nordea St Return. Fiz uma aposta errada, admito. Mas desfazer-me de UM fundo é diferente do que ir a correr resgatar TODOS quando os mercados descem. 
    Eu não venho aqui evangelizar para uma estratégia. Mas que fique claro que há estratégias alternativas à estratégia do Patanisca e que, pelo menos eu disso estou convicto, se revelam mais proveitosas.

Haverão muitos mais detalhes que justificaram a minha decisão, e sustentam a minha estratégia de investimento, mas que não importam trazer para o âmbito do tópico. Posso só adiantar que esse resgate de 75% do portfolio já andava prometido há anos, para migrar de estratégia e de Banco, os drops agressivos só vieram catalisar esse processo. 

Não quis parecer fundamentalista com a redução dos detalhes que apliquei. A essência do meu testemunho foi transparecer aquele ditado que "quem tem cu tem medo". :D 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 1 hora, Patanisca disse:

Haverão muitos mais detalhes que justificaram a minha decisão, e sustentam a minha estratégia de investimento, mas que não importam trazer para o âmbito do tópico. Posso só adiantar que esse resgate de 75% do portfolio já andava prometido há anos, para migrar de estratégia e de Banco, os drops agressivos só vieram catalisar esse processo. 

Não quis parecer fundamentalista com a redução dos detalhes que apliquei. A essência do meu testemunho foi transparecer aquele ditado que "quem tem cu tem medo". :D 

Tudo é válido se for feito com consciência.

Tudo se irá desmoronar quando a emoção, impulsividade e até um certa “tesão” controlar a razão.

Qualquer prisma, estratégia ou forma de investir são válidos se as premissas que cada um definiu forem cumpridas. E as estratégias não são imutáveis, são também elas permeavéis ao reforço do investimento na sua formação, conhecimento e sustentabilidade.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 5 horas, sepol disse:

Boa noite,

Alguma ajuda?

Obrigado. 

Como são os reforços do Legg Mason?

O da pictet é o S&P500? Eu acho que um Growth combinava bem ou até um Small/Mid Caps. No Large Cap Growth tens os Morgan Stanley que são os que te trazem mais alpha. O melhor fundo para quem tem poucas capacidades económicas de reforço é o da JP Morgan que só precisas de 20 € para começar e para reforçar, mas é muito volátil... e não tem as rentabilidades dos MS.

Depois tbm Growth mas de perfis diferentes com menos alpha, mas com menor volatilidade tens esse que falas, um da Brown Advisory ( + simpático para quem tem poucas capacidades económicas) e o AB Growth. Olha para os benchmarks de cada um, vê o perfil de alocação e define a tua escolha... Dentro das categorias Large Cap Growth não são todos iguais! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu neste momento estou muito satisfeito com o desempenho da minha carteira, já sai e entrei em fundos que me pareceram com mau desempenho por causa do sector/região e outras por causa do timing market.

Para completar a minha carteira preciso de um fundo exposto ao mercado indiano, tenho dois com uma pequena exposição, mas queria um do tipo 80% ou mais. Não quero BRICs, já tive e tive agora de o vender quando estava a ter "tesão" porque a GS decidiu fundir com um outro fundo que é uma treta (6 anos a pastar). Ando a tentar aceder a empresas de fundos na India mas até agora sem sucesso, pedem morada local.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Pequeno_Aprendiz disse:

Como são os reforços do Legg Mason?

O da pictet é o S&P500? Eu acho que um Growth combinava bem ou até um Small/Mid Caps. No Large Cap Growth tens os Morgan Stanley que são os que te trazem mais alpha. O melhor fundo para quem tem poucas capacidades económicas de reforço é o da JP Morgan que só precisas de 20 € para começar e para reforçar, mas é muito volátil... e não tem as rentabilidades dos MS.

Depois tbm Growth mas de perfis diferentes com menos alpha, mas com menor volatilidade tens esse que falas, um da Brown Advisory ( + simpático para quem tem poucas capacidades económicas) e o AB Growth. Olha para os benchmarks de cada um, vê o perfil de alocação e define a tua escolha... Dentro das categorias Large Cap Growth não são todos iguais! 

Muito obrigado.

Quanto aos Morgan Stanley a quais a que se refere? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Precisava da ajuda de alguém com melhores dotes matemáticos do que os meus para fazer o cálculo da rentabilidade anual dos investimentos nas seguintes condições (dados ficticios):

Suponhamos que começamos o ano com 50000 euros investidos, ao longo do ano, foram feitas várias subscrições e resgates (os resgates foram em termos globais maiores do que as subscrições), terminando o ano com um total de 25000 euros, porque parte dos resgates efetuados foram gastos e não investidos/poupados. No entanto, no final do ano verificamos que foram obtidos 7500 euros em mais valias...que fórmula é que poderei usar para determinar a rentabilidade anual?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Precisava da ajuda de alguém com melhores dotes matemáticos do que os meus para fazer o cálculo da rentabilidade anual dos investimentos nas seguintes condições (dados ficticios):

Suponhamos que começamos o ano com 50000 euros investidos, ao longo do ano, foram feitas várias subscrições e resgates (os resgates foram em termos globais maiores do que as subscrições), terminando o ano com um total de 25000 euros, porque parte dos resgates efetuados foram gastos e não investidos/poupados. No entanto, no final do ano verificamos que foram obtidos 7500 euros em mais valias...que fórmula é que poderei usar para determinar a rentabilidade anual?

7.500 / total investido ?

Isso dará a rentabilidade anual, que será diferente da rentabilidade anualizada.

Como na tua info não dizes qual é que foi o valor total investido, não estou a ver como é que possas calcular isso (equação com 2 incógnitas 😏 ).

Os mais entendidos que corrijam se estiver para aqui a dizer uma tonteria. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )