Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Bitcoin (BTC)

Recommended Posts

Caríssimos,

Vejo que pouco se fala de bitcoin por aqui. Bitcoin é o asset com mais valorização anual em 2020! Estamos a falar de hard-money, com uma política monetária clara e facilmente verificável.

Ninguém a pode fazer desaparecer e não tem uma entidade central que a governe.

Quais são as vossas dúvidas e o que vos impede de investir em BTC? Mandem balas!

Um abraço a todos.

(não estou aqui para vender nada, nem para dar links de referrals manhosos. só mesmo para tentar ajudar esta comunidade)

Edited by Serum
    • Replies 235
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• Wakka

61

• Serum

52

• baga

18

• MMendes

18

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho que posso ajudar. Tens dois tipos de carteiras - as chamadas hot e cold. Hot (quentes) são as carteiras que ficam online o tempo todo, com dinheiro pronto a usar. São menos seguras e portanto é a

Ou então por de lado tudo isso - os "princípios de vida", especulação relativamente ao futuro do fiat money e criptomoedas, etc. - e assumir que ninguém sabe o que vai acontecer e que o melhor que um

Não te percas em shitcoins. Converter tudo para BTC é a minha sugestão. A Binance é 100% segura. Tal como a Coinbase ou a Kraken. Twitter. Se quiserem posso fornecer uma lista de contas

Posted Images

CountingCents

A bitcoin é como uma MOEDA, como tal não é um investimento, é uma ferramenta de troca.

Por essa perspetiva tenho feito ótimos investimentos em Euro este ano.

• Like 1
    há 41 minutos, CountingCents disse:

A bitcoin é como uma MOEDA, como tal não é um investimento, é uma ferramenta de troca.

Eu acho que a bitcoin já passou um bocado essa narrativa. Sim, a ideia passava por ser também uma ferramenta de troca, mas à medida dos anos passaram chegou-se à conclusão que a bitcoin tem mais sentido como reserva de valor, ainda que, claro seja possível ser usada como ferramenta de troca.

Para mim um investimento é algo mais abrangente e mais a longo prazo. A bitcoin é escassa e portanto não está sujeita a desvalorizar perante qualquer outra moeda - a longo prazo. É portanto um investimento no meu futuro e na proteção da minha riqueza. Não é algo que compras e te dá um rendimento (como uma ação ou um imóvel), é outro tipo de "investimento".

Não era, contudo, na área da semântica que estava a colocar o post! Não sou sequer da área económica ou financeira, sou apenas alguém preocupado em proteger muito do valor que consegui gerar ao longo dos anos e que, todos os dias, tem sido desvalorizado pelos Estados e pelos Bancos Centrais.

O que gostava de perceber era porque é que há pessoas que pensam de forma diferente de mim, de modo a tentar perceber se os motivos dessas mesmas pessoas fazem sentido.

Edited by Serum
    A 15/08/2020 às 17:02, CountingCents disse:

Não concordo totalmente. A bitcoin nasceu com esse intuito mas com a valorização que tem tido não é mais vista como uma moeda. 
    Tens outros projetos que pretendem ser "moedas" para usar no dia a dia e que não têm metade dos "problemas" que a bitcoin tem. Mesmos estas "moedas" podem e vão valorizar.

A meu ver um investimento é colocares capital - no que quer que seja - por esperares um retorno futuro. 

A 14/08/2020 às 18:38, Serum disse:

Caríssimos,

Vejo que pouco se fala de bitcoin por aqui. Bitcoin é o asset com mais valorização anual em 2020! Estamos a falar de hard-money, com uma política monetária clara e facilmente verificável.

Ninguém a pode fazer desaparecer e não tem uma entidade central que a governe.

Quais são as vossas dúvidas e o que vos impede de investir em BTC? Mandem balas!

Um abraço a todos.

(não estou aqui para vender nada, nem para dar links de referrals manhosos. só mesmo para tentar ajudar esta comunidade)

É verdade, pouco ou nada se fala. Já estou para criar um tópico sobre isto há alguns anos mas acabo sempre por não o fazer, acho sempre que ninguém se vai interessar porque já tive essa experiência com amigos e familiares.

Relativamente ao meu background, comecei cedo e em tempos idos minei bitcoin com os PCs que tinha na casa dos meus pais, coisa que neste momento já não é possível com PCs normais.

Ola a todos ?
    Primeiro post.

Estou com o Serum. Acho muito interessante haver tão pouco interesse em PT quanto a este tema. Que a meu ver e' dos mais importantes actualmente para alguem que se interesse por economia.

E' também um tema que estudo diariamente há anos, quase um emprego full-time. Por isso tenho confiança a debater quem discordar - tragam-me as vossas dúvidas e preocupações sobre BTC e podemos discutir o tema e aprender.

A 20/08/2020 às 13:45, Fagundes disse:

Acho muito interessante haver tão pouco interesse em PT quanto a este tema.

O que mais me impressiona é ver o pessoal a colocar dezenas de milhares de euros em plataformas manhosas, pouco transparentes e completamente centralizadas como os P2P loans, com alto risco de default e depois dizerem que BTC é demasiado arriscado ?

Caros foristas, ainda vão bem a tempo de, nem que seja como hedge, colocarem uma % baixa do vosso capital de investimento em BTC. Agradeçam depois!

Edited by Serum
    sirlurkalot

O que acham das plataformas de crypto lending do género de BlockFi, Nexo, Celsius e crypto.com?

Usam alguma? Confiam o suficiente para estacionar por lá as vossas moedas e ir recebendo juros?

A minha confiança nas Mintos e companhia já não é o que era e ando à procura de alternativas. A maior parte destas plataformas exige o deposito de crypto como colateral para conceder os empréstimos e pelo menos nesse aspecto parecem ser melhores que os tradicionais P2P loans. O facto de receberes os juros em crypto também pode ser interessante se o mercado valorizar, mas o contrário também pode acontecer..

Vou começar por testar uma destas nos próximos tempos, mas gostava da vossa opinião.

Cumprimentos!

há 18 horas, sirlurkalot disse:

O que acham das plataformas de crypto lending do género de BlockFi, Nexo, Celsius e crypto.com?

Usam alguma? Confiam o suficiente para estacionar por lá as vossas moedas e ir recebendo juros?

A minha confiança nas Mintos e companhia já não é o que era e ando à procura de alternativas. A maior parte destas plataformas exige o deposito de crypto como colateral para conceder os empréstimos e pelo menos nesse aspecto parecem ser melhores que os tradicionais P2P loans. O facto de receberes os juros em crypto também pode ser interessante se o mercado valorizar, mas o contrário também pode acontecer..

Vou começar por testar uma destas nos próximos tempos, mas gostava da vossa opinião.

Cumprimentos!

Eu não uso porque não quero ter o meu património em BTC em nenhuma entidade centralizada. Mas as alternativas que enumeraste são boas, são empresas sólidas e que funcionam há vários anos. De qualquer forma, há sempre um risco (baixo) de liquidação associado a staking / farming.

Há também muitas "whales" a usar essa estratégia. Têm uma quantia absurda da BTC e estão dispostos a arriscar uma parte do seu património a troco de uma rentabilidade muito elevada.

O que eu não recomendo mesmo nada são essas plataformas de P2P. Principalmente em alturas de crise! Acho que estás a pensar bem :)

Boa sorte!

Edited by Serum
    • Thanks 1

Ainda relativamente a BTC, recomendo que analisem este site:

https://digitalik.net/btc/

image.thumb.png.a5da0ae3fdf8c7a9fce523d11d2d3869.png

É o modelo Stock-to-Flow de BTC em tempo real. Este modelo ajustou-se perfeitamente à evolução do preço da BTC ao longo dos anos e prevê uma valorização perto dos 100k USD em algures em finais de 2021. Neste momento 1 BTC custa 11.3k (e é claro que podem comprar porções de BTC).

Outra coisa importante é o mapa de "profitability" de BTC:

image.thumb.png.3ee8a2e48ce99e01b6f62f65ed01c6a2.png

Como podem ver, até ao dia de hoje, comprar e segurar BTC é uma estratégia rentável em 97.5% dos dias desde que a BTC foi criada. Estamos a falar de uma história de praticamente 10 anos.

Edited by Serum
    há 15 minutos, anareis disse:

Bitcoin foi uma boa febre enquanto durou... Não sei se chegará a ser o futuro da moeda

Ainda dura, o pessoal aqui em Portugal é que anda meio distraído a entregar comissões aos gestores de fundos, aos money-managers, a brokers, aos bancos tradicionais... ;)

Bitcoin será uma parte importante do futuro do dinheiro, de tudo o que está relacionado com política monetária, com poupança, etc, etc.

Mas o dinheiro tradicional (fiat), dos governos, nunca irá acabar. Nem era bom que tal acontecesse.

Edited by Serum
    há 3 horas, Serum disse:

Ainda dura, o pessoal aqui em Portugal é que anda meio distraído a entregar comissões aos gestores de fundos, aos money-managers, a brokers, aos bancos tradicionais... ;)

Bitcoin será uma parte importante do futuro do dinheiro, de tudo o que está relacionado com política monetária, com poupança, etc, etc.

Mas o dinheiro tradicional (fiat), dos governos, nunca irá acabar. Nem era bom que tal acontecesse.

A bitcoin será uma parte importante do futuro do dinheiro mas não será o dinheiro do futuro, isso é quase garantido. Pelo menos espero não estar enganado :) 

há 2 horas, Wakka disse:

A bitcoin será uma parte importante do futuro do dinheiro mas não será o dinheiro do futuro, isso é quase garantido. Pelo menos espero não estar enganado :) 

Será um "dos dinheiros do futuro". Não o único, certamente que não. Mas será, por exemplo, uma das formas alternativas a fazer poupanças, como era antigamente (poupavas dinheiro, colocavas num depósito a 4,5,6,7% e podias dormir descansado). Isso acabou! Dificilmente teremos taxas desta género no futuro, ou seja, todos aqueles que poupam foram absolutamente lixados pelos bancos centrais. Se tens e guardas dinheiro, estás a ser brutalizado - todos os dias e há vários anos, pelas impressoras de dinheiro dos bancos. A única alternativa é investir em produtos financeiros (complexos), duvidosos e, lá está, centralizados por alguma entidade manhosa qualquer (BES anyone?). E mesmo assim, se tiveres a sorte de ganhar algum dinheiro, ao mesmo tempo estás a entregar uma boa % desses lucros em comissões e inflação.

No caminho que vamos, o dinheiro que usamos hoje em dia pouco valerá no futuro, a não ser para o mesmo efeito que têm hoje os cartões de alimentação que se dão nas empresas: para comprar comida e ir fazer compras para casa. De resto, a não ser que sejas rico e/ou tenhas acesso a crédito fácil, não servirá para absolutamente mais nada. Nem para poupar e muito dificilmente para investir.

Se quiseres poupar e valorizar o teu dinheiro no futuro não vai certamente em euros ou em dólares, ou qualquer outro dinheiro que possa ser manipulado, desvalorizado e imprimido até à eternidade. Bitcoin é a alternativa para os aforradores do futuro e para quem quer proteger o seu capital. É, neste momento, o único asset descentralizado neste planeta cuja política monetária é imutável e inalterável. Não há nada igual, nem o ouro.

Edited by Serum
    pyramidalis

Os investidores utilizam o ouro nos seus portfolios como salvaguarda. Salvaguarda, que por definição, envolve cautela, estabilidade. Existe histórico de décadas.

O BTC também já tem histórico, mas o mesmo envolve volatibilidade extrema. Por muito futuro que tenha, penso que alguém que inclua BTC no seu portfolio, não o substitui por ouro, apenas complementa-o. Não vejo mal nisso.

Mas nem tudo é um mar de rosas, não podemos ignorar os riscos da BTC, o roubo digital e a possibilidade de forks (forçados) que a podem fragmentar.

• Like 1
    há 22 horas, pyramidalis disse:

Os investidores utilizam o ouro nos seus portfolios como salvaguarda. Salvaguarda, que por definição, envolve cautela, estabilidade. Existe histórico de décadas.

O BTC também já tem histórico, mas o mesmo envolve volatibilidade extrema. Por muito futuro que tenha, penso que alguém que inclua BTC no seu portfolio, não o substitui por ouro, apenas complementa-o. Não vejo mal nisso.

Mas nem tudo é um mar de rosas, não podemos ignorar os riscos da BTC, o roubo digital e a possibilidade de forks (forçados) que a podem fragmentar.

Obrigado pelo teu comentário!

Concordo absolutamente contigo na parte do ouro e da volatilidade de BTC. Não acho que o ouro tenha alguma especial vantagem sobre BTC, mas tem um histórico de salvaguarda de valor que não pode ser ignorado. Contudo creio que a tendência natural, ao longo dos (longos) anos, vai ser de "substituição", até porque BTC tem um maior "upside" relativamente ao ouro. Relativamente à volatilidade de BTC é um facto, mas diria que é uma "característica" não um "defeito", isto tendo em conta que o market-cap, apesar de ter crescido bastante, é ainda bastante pequeno comparando com outros assets. Quanto maior for, menor volatilidade existirá. Mas a tendência de valorização é evidente, por isso é só ter um pensamento a longo prazo e (tentar) ignorar os momentos em que desce de forma agressiva.

Relativamente aos riscos que (muito bem) apontas:

- Risco de roubo digital, há hoje soluções muito válidas que não haviam há vários anos. Para além das carteiras de hardware, que podem ser guardadas em cofres (bancos), hoje em dia as melhores exchanges têm soluções custodiais de eficácia garantida. Os bancos tradicionais também acabarão por seguir o mesmo caminho, oferecendo este tipo de serviços - incluindo compra de BTC por parte dos seus clientes. Outro ponto importante é reparar que, a nível de exchanges o mercado é cada vez maior e há cada vez menos hacks reportados. O espaço está mais seguro a cada dia que passa. Ainda que eu não o recomende, hoje em dia é muitíssimo seguro deixar a tua BTC em exchanges. O último hack que aconteceu a uma exchange relevante foi à Binance em Maio de 2019: 7000 bitcoins foram roubadas, mas a própria exchange fez questão de "cobrir" o custo e garantir esse valor aos utilizadores afetados.

- Relativamente a forks, é algo que já aconteceu duas vezes de forma mediática (Bitcoin Cash e Bitcoin SV). Nenhum deles vingou por dois motivos: porque são soluções centralizadas (e que ninguém confia na sua estabilidade monetária) e porque o network effect de BTC é tão grande que é impossível lutar contra isso. É como olhares para o Facebook, por exemplo. Eu posso amanhã até lançar um clone do Facebook muito melhor, mas nunca vou conseguir chegar ao network effect do Facebook, porque eles cresceram tanto que é impossível apanha-los no mesmo segmento. Outro exemplo melhor é o da Wikipedia. Esta plataforma é código-fonte aberto, ou seja, eu posso amanhã criar uma fork de Wikipedia. Até posso criar um bot que faça scrap de todo o conteúdo da Wikipedia e colocar na minha. Contudo, de nada me valerá. O network effect da Wikipedia é tão grande, que sugará todos os "clones" que queiram aparecer.

Edited by Serum
    pyramidalis

Em relação às soluções para proteger do roubo digital, sim concordo, houve uma grande evolução. Não deixa de depender do utilizador, mesmo com a consciencialização de hoje, há sempre uma fatia que não se protege e fará sempre títulos gordos nas noticias, o que mina a confiança.

Existe também a questão da curva de aprendizagem do mundo do bitcoin. No inicio parece tudo "chinês".

Desconhecia o termo network effect, faz sentido neste caso.

No passado fui um total descrente do BTC, até ver uma reportagem sobre a sua utilização na venezuela. É quase a única solução daquele povo.

A 28/08/2020 às 18:31, Serum disse:

Será um "dos dinheiros do futuro". Não o único, certamente que não. Mas será, por exemplo, uma das formas alternativas a fazer poupanças, como era antigamente (poupavas dinheiro, colocavas num depósito a 4,5,6,7% e podias dormir descansado). Isso acabou! Dificilmente teremos taxas desta género no futuro, ou seja, todos aqueles que poupam foram absolutamente lixados pelos bancos centrais. Se tens e guardas dinheiro, estás a ser brutalizado - todos os dias e há vários anos, pelas impressoras de dinheiro dos bancos. A única alternativa é investir em produtos financeiros (complexos), duvidosos e, lá está, centralizados por alguma entidade manhosa qualquer (BES anyone?). E mesmo assim, se tiveres a sorte de ganhar algum dinheiro, ao mesmo tempo estás a entregar uma boa % desses lucros em comissões e inflação.

No caminho que vamos, o dinheiro que usamos hoje em dia pouco valerá no futuro, a não ser para o mesmo efeito que têm hoje os cartões de alimentação que se dão nas empresas: para comprar comida e ir fazer compras para casa. De resto, a não ser que sejas rico e/ou tenhas acesso a crédito fácil, não servirá para absolutamente mais nada. Nem para poupar e muito dificilmente para investir.

Se quiseres poupar e valorizar o teu dinheiro no futuro não vai certamente em euros ou em dólares, ou qualquer outro dinheiro que possa ser manipulado, desvalorizado e imprimido até à eternidade. Bitcoin é a alternativa para os aforradores do futuro e para quem quer proteger o seu capital. É, neste momento, o único asset descentralizado neste planeta cuja política monetária é imutável e inalterável. Não há nada igual, nem o ouro.

Não concordo a 100%. Vou dizer porquê em dois pontos.

Primeiro, acho que a bitcoin e todos as outras crypto ainda têm de evoluir muito até serem mainstream.

Para ser mainstream tens de conseguir explicar aos teus pais, a um agricultor, à vizinha e à criança como funciona em menos de 5 minutos. Enquanto precisares de dias para perceber o que é um "address", uma "wallet", um "memo", o que são "network confirmations", "mining", "fees" então nada feito. Não vão ser utilizadas como poupança nem como moeda num futuro próximo. 

Outro problema das crypto no geral neste momento é que toda a gente fala em adoção, no entanto ninguém quer adotar este tipo de moedas mas sim fazer HODL delas até ficarem pseudo-milionários ou falidos. Isto é precisamente aquilo que dizes e que não concordo que é a bitcoin servir como alternativa à poupança. O valor da bitcoin não se irá manter se a mesma não for utilizada para algum fim. Só se for utilizada como moeda e ao mesmo tempo servir como poupança, seja através de DeFI ou outras tantas formas de rentabilizar a bitcoin. No momento, apesar de ter €€ em bitcoin não a vejo assim com um grande futuro se as pessoas não mudarem a mentalidade e houver adoção generalizada.

• Upvote 1

Obrigado pelo teu comentário Wakka. Vou tentar rebater com o conhecimento que tenho do assunto

A 03/09/2020 às 12:24, Wakka disse:

Primeiro, acho que a bitcoin e todos as outras crypto ainda têm de evoluir muito até serem mainstream.

Penso que bitcoin é o único "asset" digital que pode chegar a mainstream. Hoje em dia já imensa gente ouviu falar, mas a grande maioria é muito desconfiada em relação ao assunto. Ou porque desconhece, ou porque não se sente à vontade, etc, etc. Tudo o resto para além de BTC para mim não faz qualquer sentido: é centralizado, pode ser alvo de alteração de política monetária, etc, etc. Ou seja, não tem valor nenhum como dinheiro e/ou reserva de valor.

Quanto à adopção creio que a grande porção da população não precisa de saber como funciona a fundo. Muita gente sabe o que é o dinheiro e para que serve guarda-lo num banco, mas não faz ideia de como o dinheiro funciona, quem o cria, quem o manipula, como é distribuído, etc. O que são taxas de juro, bonds, obrigações, SEPA, SWIFT e todos os (complexos) instrumentos financeiros que existem. Tanto mais que a grande maioria da população irá aceder a BTC através de ferramentas que já usa no dia a dia: bancos tradicionais, carteiras electrónicas (paypal, telemóveis, etc) e/ou aplicações fintech tipo revolut ou até mesmo mbway.

A 03/09/2020 às 12:24, Wakka disse:

Outro problema das crypto no geral neste momento é que toda a gente fala em adoção, no entanto ninguém quer adotar este tipo de moedas mas sim fazer HODL delas até ficarem pseudo-milionários ou falidos. Isto é precisamente aquilo que dizes e que não concordo que é a bitcoin servir como alternativa à poupança. O valor da bitcoin não se irá manter se a mesma não for utilizada para algum fim. Só se for utilizada como moeda e ao mesmo tempo servir como poupança, seja através de DeFI ou outras tantas formas de rentabilizar a bitcoin. No momento, apesar de ter €€ em bitcoin não a vejo assim com um grande futuro se as pessoas não mudarem a mentalidade e houver adoção generalizada.

Aqui não concordo contigo. Não é necessário (nem é esse o seu intuito) utilizar a bitcoin para comprar pão e arroz. A maioria das pessoas que têm BTC querem fazer HODL porque sabem que o seu valor vai aumentar ano após ano, logo não as vão gastar em coisas básicas do dia a dia: para isso é que serve uma moeda desvalorizada e manipulada como o Euro ou o Dólar.

Pessoas como eu guardam-nas religiosamente porque sabem que a tendência não é de desvalorização. Isso não é feito como especulação, mas sim como forma de proteger a tua riqueza. No futuro a curto-prazo, qualquer pessoa responsável financeiramente terá o seu "stash" em BTC e vai passando para fiat-money apenas na justa medida do que necessita para fazer a sua vida. Muitas pessoas optarão até por receber o seu salário em BTC. A médio prazo, as empresas usarão BTC nas suas reservas. Os próprios países quererão receber os seus impostos em BTC. E por aí fora.

BTC é a única forma de dinheiro existente no planeta em que é possível dizer com 100% de certeza que a sua política monetária NUNCA será alterada. Isto tem muito mais valor do que pode parecer agora, mas com o tempo toda a gente que se importa por estas questões irá perceber. E a população geral, quando vir que ir ao hipermercado custa 10% a mais todos os anos (com mais ou menos o mesmo salário), irá procurar alternativas onde possa fazer a sua poupança. E a única alternativa prática e viável é BTC.

Neste momento tu e eu, e toda a gente nesta comunidade é lixada todos os dias pelos bancos centrais. Uns mais que outros, sendo que aqueles que poupam dinheiro são os mais afetados. Só aqueles com acesso direto às impressoras é que são beneficiados. Ou seja, os ricos cada mais mais ricos e a classe média cada vez mais empobrecida.

Em suma, há muito por onde crescer :)

Edited by Serum

Há outro gráfico importante que vos queria mostrar:

Image

Este gráfico foi feito no dia 21 de Fevereiro deste ano. Como sabem, a política monetária da BTC faz com que o seu supply diário diminua a cada 4 anos, através dos chamados "halvings". O último foi no passado mês de Maio.

Se o modelo Stock-2-Flow for válido, estamos na 2ª metade do caminho até aos 100k USD por moeda. Até agora o modelo está "on-track" com as previsões, mas ainda faltam cerca de 400++ dias para chegarmos ao fim deste bull-run. Daqui a pouco mais de um ano veremos se foi de facto assim tão fácil...

Edited by Serum
    • 2 weeks later...
    A 04/09/2020 às 17:29, Serum disse:

Obrigado pelo teu comentário Wakka. Vou tentar rebater com o conhecimento que tenho do assunto

Penso que bitcoin é o único "asset" digital que pode chegar a mainstream. Hoje em dia já imensa gente ouviu falar, mas a grande maioria é muito desconfiada em relação ao assunto. Ou porque desconhece, ou porque não se sente à vontade, etc, etc. Tudo o resto para além de BTC para mim não faz qualquer sentido: é centralizado, pode ser alvo de alteração de política monetária, etc, etc. Ou seja, não tem valor nenhum como dinheiro e/ou reserva de valor.

Quanto à adopção creio que a grande porção da população não precisa de saber como funciona a fundo. Muita gente sabe o que é o dinheiro e para que serve guarda-lo num banco, mas não faz ideia de como o dinheiro funciona, quem o cria, quem o manipula, como é distribuído, etc. O que são taxas de juro, bonds, obrigações, SEPA, SWIFT e todos os (complexos) instrumentos financeiros que existem. Tanto mais que a grande maioria da população irá aceder a BTC através de ferramentas que já usa no dia a dia: bancos tradicionais, carteiras electrónicas (paypal, telemóveis, etc) e/ou aplicações fintech tipo revolut ou até mesmo mbway.

Aqui não concordo contigo. Não é necessário (nem é esse o seu intuito) utilizar a bitcoin para comprar pão e arroz. A maioria das pessoas que têm BTC querem fazer HODL porque sabem que o seu valor vai aumentar ano após ano, logo não as vão gastar em coisas básicas do dia a dia: para isso é que serve uma moeda desvalorizada e manipulada como o Euro ou o Dólar.

Pessoas como eu guardam-nas religiosamente porque sabem que a tendência não é de desvalorização. Isso não é feito como especulação, mas sim como forma de proteger a tua riqueza. No futuro a curto-prazo, qualquer pessoa responsável financeiramente terá o seu "stash" em BTC e vai passando para fiat-money apenas na justa medida do que necessita para fazer a sua vida. Muitas pessoas optarão até por receber o seu salário em BTC. A médio prazo, as empresas usarão BTC nas suas reservas. Os próprios países quererão receber os seus impostos em BTC. E por aí fora.

BTC é a única forma de dinheiro existente no planeta em que é possível dizer com 100% de certeza que a sua política monetária NUNCA será alterada. Isto tem muito mais valor do que pode parecer agora, mas com o tempo toda a gente que se importa por estas questões irá perceber. E a população geral, quando vir que ir ao hipermercado custa 10% a mais todos os anos (com mais ou menos o mesmo salário), irá procurar alternativas onde possa fazer a sua poupança. E a única alternativa prática e viável é BTC.

Neste momento tu e eu, e toda a gente nesta comunidade é lixada todos os dias pelos bancos centrais. Uns mais que outros, sendo que aqueles que poupam dinheiro são os mais afetados. Só aqueles com acesso direto às impressoras é que são beneficiados. Ou seja, os ricos cada mais mais ricos e a classe média cada vez mais empobrecida.

Em suma, há muito por onde crescer :)

Eu acho que estás emocionalmente ligado à Bitcoin :).

A bitcoin não é scalable e não é a única com "100% de certeza" de que a politica monetária nunca será alterada, aliás 100% de certezas como? A bitcoin já sofreu alterações no protocolo, já existiram N forks para corrigir os problemas da bitcoin, se fosse perfeita não haveriam forks, a bitcoin só ainda é o que é pq ninguém adoptou os forks, basta existir um fork com mais sucesso um dia e a bitcoin já era. Quando a bitcoin chegar novamente aos ATH, as fees dispararem e a lighting network começar a engasgar-se toda, o pessoal vai-se novamente lembrar dos problemas da bitcoin e vai nascer outro fork.

Noutra nota, com a bitcoin dada a volatilidade atual (e se permanecer assim) ir ao hipermercado pode custar 10% mais todos os e a tua poupança decrescer 50%, 1000% ou subir 50% ou 1000% é uma incógnita. 

Edited by Wakka
    há 3 horas, Wakka disse:

Eu acho que estás emocionalmente ligado à Bitcoin :).

A bitcoin não é scalable e não é a única com "100% de certeza" de que a politica monetária nunca será alterada, aliás 100% de certezas como? A bitcoin já sofreu alterações no protocolo, já existiram N forks para corrigir os problemas da bitcoin, se fosse perfeita não haveriam forks, a bitcoin só ainda é o que é pq ninguém adoptou os forks, basta existir um fork com mais sucesso um dia e a bitcoin já era. Quando a bitcoin chegar novamente aos ATH, as fees dispararem e a lighting network começar a engasgar-se toda, o pessoal vai-se novamente lembrar dos problemas da bitcoin e vai nascer outro fork.

Noutra nota, com a bitcoin dada a volatilidade atual (e se permanecer assim) ir ao hipermercado pode custar 10% mais todos os e a tua poupança decrescer 50%, 1000% ou subir 50% ou 1000% é uma incógnita. 

Depois de entrar no "rabbit hole", não há forma de sair. :)

As mudanças no protocolo têm que ser feitas com consenso de todos os integrantes da network. Se alguém fizer uma alteração de política monetária (ou outro qualquer), cria um hard-fork e só é adoptado por quem quiser entrar nesse novo fork (assim nasceu o Bitcoin SV e o Bitcoin Cash). Mas o protocolo original continua a correr (Bitcoin). Esses 2 forks em nada afetaram a Bitcoin (original), que continuou com a maior adopção e a aumentar o network effect. Neste momento, é utópico aparecer algum fork que consiga apanhar a Bitcoin, simplesmente porque não há nenhum use-case que faça mais sentido do que aquele que a Bitcoin representa.

A única forma que vejo da Bitcoin falhar é um bug grave no protocolo que não seja identificado, que seja propagado para todos os integrantes da network e que depois seja explorado por algum ator malicioso (um hacker, um Estado, etc). Se isso não acontecer, sinceramente, não vejo forma da bitcoin deixar de ser relevante de deixar de aumentar o seu network-effect no futuro.

Na altura do ATH (20k) não havia lightning, a tecnologia entretanto melhorou bastante (propagação das carteiras segwit, schnorr signatures, etc). Mas o use-case da Bitcoin não é para ir ao supermercado fazer compras. Para isso existe o FIAT money. Aliás, esses hard-forks que falaste falharam precisamente por causa disso: porque queriam ser alternativa ao FIAT money (através dos fees baixos) e é impossível competir com FIAT para dinheiro para ir ao super-mercado. Tanto mais que todos os Bancos Centrais vão criar as suas moedas digitais: ainda há poucos dias a Lagarde falou disso.

Por muito altos ou baixos que os fees sejam no futuro, o use-case da Bitcoin mantém-se válido a toda a linha: proteção contra inflação e proteção contra o desgoverno dos Estados. Por isso digo e reafirmo: não ter uma exposição a Bitcoin (por muito pequena que seja) é um erro.

A volatilidade, para mim, é uma não questão porque não ando todos os dias a olhar para o preço, visto que não sou trader: o que me interessa é a evolução a médio/longo prazo. A volatilidade tenderá a reduzir à medida que o market-cap aumente.

Edited by Serum

Há uma empresa americana listada em bolsa (MicroStrategy / Nasdaq) que tem 38250 bitcoins nas suas reservas financeiras.

Já imaginaram o que vai acontecer ao preço da BTC quando todas as empresas chegarem à conclusão que têm que ter BTC nas suas reservas? E quando os Bancos Centrais chegarem à mesma conclusão?

Ainda é cedo para terem uma percentagem (pequena) do vosso portfolio em BTC!

Edited by Serum