Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

--------

Convido a todos a passarem pelo nosso novo tópico em:

Fundos de Investimento

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Edited by --------
    • Replies 29.8k
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

--------

Qual o montante aconselhável para investir em fundos?

Tipo 1000€ acho pouco

5000€ razoável?

10000€ aconselhável?

Depende, mas uma carteira com alguns fundos de estratégia de médio/longo prazo sem dúvida a partir de 10000€ será o aconselhavel, até porque muitos têms subscrições elevadas, os PIMCO que coloquei têm um valor minimo de 1000€ e o Rendimento Plus de 2500€ por exemplo...

--------

Ok quando disse um valor aconselhável, era para deixar a ideia que com 1000€ não é muito interessante investir.

De todo, porque 1000€ daria na melhor das hipoteses secalhar para subscrever uns 2 ou 3 fundos com as UP muito baixinhas.

PNogueira

Os fundos que indicas não têm uma comissão de subscrição um pouco elevadas ou estão normais?

Os últimos fundos que subscrevi foram do BPI e as subscrições eram um pouco menores tinham era um agravamento consoante o tempo de resgate, mas isso foi á 2 anos agora estou completamente fora de fundos, mas estou bastante interessado em entrar, mas de momento o capital está curto, e talvez subscrevesse no Best  8)  Mas não com aquela gestora de conta, quando tinha lá as economias era um mimo tirei de lá uma percentagem bastante significativa nunca mais me ligou.

--------

Os fundos que indicas não têm uma comissão de subscrição um pouco elevadas ou estão normais?

Os últimos fundos que subscrevi foram do BPI e as subscrições eram um pouco menores tinham era um agravamento consoante o tempo de resgate, mas isso foi á 2 anos agora estou completamente fora de fundos, mas estou bastante interessado em entrar, mas de momento o capital está curto, e talvez subscrevesse no Best  8)  Mas não com aquela gestora de conta, quando tinha lá as economias era um mimo tirei de lá uma percentagem bastante significativa nunca mais me ligou.

Ah atenção, ainda bem que falas nisso, eu coloquei os fundos através da Morningstar, como é um site estrangeiro, aconselho a verem tudo menos as comissões, porque não corresponde á verdade o que é colocado, aconselho a irem a ver nos bancos, no Activo, no Best e BiG por ai, porque ai sim aparece as comissões certas, a nível de comissões de subscrição são já muito raros os fundos que os cobram, estes que coloquei não cobram de certeza, esquecam o que aparece na MornigStar.

Um gestor de conta deveria de tratar um cliente igual se tivesse 500€ ou 5milhões :) mas infelizmente por vezes não acontece muito isso.

As comissões do MorningStar correspondem à verdade..a questão é que eles metem sempre o pior valor que encontraram no mercado. Por exemplo se para subscrição do fundo A, o BEST pede 2%, e o Activo pede 0%...lá na MorningStar aparecerá comissão de subscrição de 2%. Pelo menos foi isto que me explicaram!

--------

As comissões do MorningStar correspondem à verdade..a questão é que eles metem sempre o pior valor que encontraram no mercado. Por exemplo se para subscrição do fundo A, o BEST pede 2%, e o Activo pede 0%...lá na MorningStar aparecerá comissão de subscrição de 2%. Pelo menos foi isto que me explicaram!

rakmoz, não quero entrar em pormenores mas sim é isso, mas esquece hehe, olhem sempre para as fichas dos fundos nos bancos, esquecam a Mornigstar nesse aspecto, de resto podem ver tudo, rentabilidades, rácios etc, mas as fees aconselho através do nome ou ISIN a pesquisarem nos bancos.

--------

Na maior parte dos fundos de obrigações que tenho visto, o BEST não leva comissões de subscrição.

Praticamente isso já não existe, apenas a comissão de gestão e por vezes de resgate, neste top temos o E.S. Rendimento Plus que tem comissões de resgate.

--------

De acções certo? tudo o que seja Ásia (Singapura, Tailândia etc) está com rentabilidades brutais, mas têm muita volatilidade, é impróprio para cardíacos  ;D qualquer das formas eu não gosto de fundos em moesa estrangeira, prefiro sempre em EUR...

África...penso ser uma boa aposta mas longo prazo de investimento, tens um da ESAF que me parece interessante.

Biotécnologia... são os fundos no momento com maiores rentabilidades, Franklin, Dexia, UBS, Pictet.... mas como não sou apreciador de fundos em USD...

Estou a pensar iniciar-me nos fundos de investimento com estes 3 fundos:

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg

PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc

EEF Equity Consumer Staples R Acc

A pergunta é, para os mais entendidos: de que forma, em %, vocês distribuiriam o capital disponível, pelos 3 fundos?

--------

Estou a pensar iniciar-me nos fundos de investimento com estes 3 fundos:

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg

PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc

EEF Equity Consumer Staples R Acc

A pergunta é, para os mais entendidos: de que forma, em %, vocês distribuiriam o capital disponível, pelos 3 fundos?

Apostava na minha opinião algo tipo 40% Total Return, 35% DI 25% EEF... mas depende sempre do teu oojectivo de investimento de tempo.

Obrigada David! Em relação ao tempo já vi que tenho de dar prazos maiores para este tipo de investimento (acima dos 12/24meses que costumava dar aos DPs), principalmente se nele houver um (ou mais) fundo que contenha ações. Pelo que tenho percebido é preciso dar tempo a este tipo de produtos para eles ganharem uma boa maturidade.

--------

Obrigada David! Em relação ao tempo já vi que tenho de dar prazos maiores para este tipo de investimento (acima dos 12/24meses que costumava dar aos DPs), principalmente se nele houver um (ou mais) fundo que contenha ações. Pelo que tenho percebido é preciso dar tempo a este tipo de produtos para eles ganharem uma boa maturidade.

Sem dúvida, costumo dizer que os fundos é para lá ficar :) se é para render algum a curto prazo então aconselho DPs, ou então há fundos de tesouraria com boas rentabilidades para o curto prazo, mas na generalidade uma carteira de fundos é para ir ficando pelo menos 12 meses, o que não invalida que não se mexa na carteira a meio do jogo, o fundos não são produtos passivos como os DPs, não numa lógica de trader mas ir vendo como se comportam os fundos e os mercados e ir-se trocando quando se achar necessário.

Eu leio leio leio mas nao esta facil.

Mas de que se fala aqui. O que sao? como se processa um produto destes !!! ha que o compreender antes de o incoorporar na nossa vida , de outra forma nao serei capaz de avançar para algo assim.

ainda nao enntendi que tipo de investimentos sao estes em que estamos em investir e o que nos da o a rentabilidade. Como funciona tudo isto?

Obrigado.

A visão das agências de cotação são puramente especulativas, a história das estrelas dos fundos não passa de uma ilusão, que transmite aos investidores uma ilusória segurança.

Na minha perspectiva fundamentar investimentos apenas em agências de cotação é ceder a interesses americanos que escondem jogos obscuros.

Não existe outra forma de avaliar fundos de investimento? Ou estamos limitados?

--------

A visão das agências de cotação são puramente especulativas, a história das estrelas dos fundos não passa de uma ilusão, que transmite aos investidores uma ilusória segurança.

Na minha perspectiva fundamentar investimentos apenas em agências de cotação é ceder a interesses americanos que escondem jogos obscuros.

Não existe outra forma de avaliar fundos de investimento? Ou estamos limitados?

Falas nas estrelas da Mornigstar? vale o que vale e pessoalmente nem olho para elas...já disse uma vez que tento não perder muito tempo a olhar para um fundo, olho para a rentabilidade a 1/3/5 anos, indice de sharpe, desvio padrão, por vezes o rácio Alfa...e pouco mais, seguindo mais ou menos o mesmo critério, sabendo que fundos de acções serão mais voláteis e obrigações menos.

• -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )