Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Boa noite, pessoal.

É o meu primeiro post no fórum, e queria apenas pedir a vossa opinião sobre determinado investimento.

Pretendo investir num fundo e deixar lá o dinheiro "parado" durante uns 3/5 anos, pelo que gostaria de saber o que acham do seguinte fundo para tal:

- MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR Acc

Desde já, obrigado!

Se é apenas um fundo, então sugiro antes algum fundo misto, ficas com uma exposição mais global do que apenas á Europa, depois dentro dos fundos mistos tens os mais agressivos e o mais moderados, se é para 3/5 anos diria que um moderado talvez fosse o ideal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Graças á nova funcionalidade, acho eu, de pesquisar os anexos que já colocamos, está aqui o gráfico que falei acima, a diferença no investimento buy and hold e investimento na perspectiva de tentar sair quando os mercados começam a cair e entrar quando começam a subir.

post-28-14412396779691_thumb.jpg

D@vid,

Parece-me a mim que tu estás a querer demonstrar algo que não tem nada a ver como FI´s, correcto?

Diz-me um FI que siga o S&P500...aliás diz-me quanto é que ficas em termos líquidos depois de comissões e impostos. Se é para falar de uma estratégia, convém falar de todos os aspectos e não apresentar apenas um gráfico.

Por outro lado a estratégia de buy&hold é bonita (pessoalmente gosto) mas existem vários aspectos contra...

1- Rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras. Para quem quer mesmo regatar ao final de 20 ou 30 anos, nem sequer deve andar por aqui, mas deve estar preparado para o que pode acontecer nessa altura. Ninguém sabe o que este mundo (tecnológico) nos pode trazer daqui a uns anos...os mercados vão ter capacidade para gerar os mesmos retornos?

2- Quem entrou em 2001 está a ganhar quanto? Para esta pessoa se o LP for 20 anos, seria engraçado ver o que acontecerá em 2021...imagina que está a perder o que faz?

3- Como diz o Atlas (partilho da visão dele/estratégias, pois eu faço o mesmo), só se tem lucro ou perda quando se resgata, portanto...buy&hold sim, dependendo do mercado. Quem é que nos garante que daqui a 20 ou 30 anos os USA serão a maior potencia mundial...
    De qualquer forma esta estratégia faz sentido se o dólar nunca rebentar...caso contrário. Imaginem a bitcoin como moeda principal xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que rentabilidade é que esperas atingir que seja superior a DT´s, MT´s e demais?

Só por curiosidade, livre de impostos e comissões.

O tempo é precioso, mas se conseguires rentabilizá-lo mais do que consegues com outra actividade, faz sentido, porque o tempo está a teu favor (agora). Há medida que a idade avança, deve reduzir-se o risco e o stress...

Boa tarde Atlas,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, mas eu falo por mim, sou defensor do buy and hold porque invisto em fundos no mercado Europeu e Americano basicamente, não invisto em Portugal nem Ibéria, não invisto no Brasil, nem na China, nem na Turquia, nem na Índia...pelo menos directamente, eu sei, é uma pasmaceira lol, mas fazer o quê? eu já disse que prefiro ganhar 5% ano do que ganhar 20% num ano e perder 15% no outro, e eu aqui apenas dou a minha perspectiva de investimento como cada um dá a sua, e na minha, o buy and hold continua a ser a minha melhor estratégia, o pessoal com 20 anos pode ainda esturrar algum capital a "brincar" ao mercado, eu já não estou nessa linha :)

Que rentabilidade é que esperas atingir que seja superior a DT´s, MT´s e demais?

Só por curiosidade, livre de impostos e comissões.

O tempo é precioso, mas se conseguires rentabilizá-lo mais do que consegues com outra actividade, faz sentido, porque o tempo está a teu favor (agora). Há medida que a idade avança, deve reduzir-se o risco e o stress...

Boa tarde Atlas,

Sr. Ramiro,

Estamos a falar de LP em índices não em acções. É preciso saber o que estamos a investir e não nos deixarmos levar por determinados pensamentos:

No Longo Prazo tudo sobe.

Ficam para os netos.

É uma boa empresa

e etc...

Eu tive PT duas semanas salvo erro, antes de ter sido anunciado o processo de fusão com a Oi. Foi uma loucura porque em menos de uma semana vi-me a ganhar 25% no dia + 7% que levava com a minha entrada na formação de um Duplo Fundo (com sorte admito). Não vendi no máximo porque ainda "pensei" que as acções tinham mais potencial, mas assim que comecei a ver a quebra rápida quando foi a 4,3? (não me recordo), aguardei mas despachei-as a 3,99€. Porque razão é que eu não devia aproveitar esta oportunidade? A PT está num mercado competitivo, as margens são cada x mais reduzidas, portanto não tem algo que a difere do restante mercado para eu "guardar" as acções ad eternum.

De qualquer forma deixe-me dizer-lhe, que se investiu na PT antes de 2000, salvo erro, é muito difícil que tenha perdido dinheiro (ou muito pouco) com o dinheiro que ganhou em dividendos. A massiva distrbuição de dividendos delapidou completamente a emprsa. Por isso é que Warren Buffet não gosta de empresas que distribuem dividendos, muito menos quando endividam-se para isso.

No entanto temos empresas gigantes (líderes de mercado) há muitos anos e sobretudo com capacidade de inovação contínua (isso faz diferença) de que serve termos uma empresa, por exemplo, investir numa empresa líder que pára no tempo? Lembra-se da Nokia? É preciso ter-se atenção ao que se investe. 

Quanto à parte da Administração, não comento, para mim eram todos para a prisão e devolviam todo o dinheiro que ganharam desde que entraram para a PT, é triste ver o que fizeram a uma das melhores empresas portuguesas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid,

Parece-me a mim que tu estás a querer demonstrar algo que não tem nada a ver como FI´s, correcto?

Diz-me um FI que siga o S&P500...aliás diz-me quanto é que ficas em termos líquidos depois de comissões e impostos. Se é para falar de uma estratégia, convém falar de todos os aspectos e não apresentar apenas um gráfico.

Por outro lado a estratégia de buy&hold é bonita (pessoalmente gosto) mas existem vários aspectos contra...

1- Rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras. Para quem quer mesmo regatar ao final de 20 ou 30 anos, nem sequer deve andar por aqui, mas deve estar preparado para o que pode acontecer nessa altura. Ninguém sabe o que este mundo (tecnológico) nos pode trazer daqui a uns anos...os mercados vão ter capacidade para gerar os mesmos retornos?

2- Quem entrou em 2001 está a ganhar quanto? Para esta pessoa se o LP for 20 anos, seria engraçado ver o que acontecerá em 2021...imagina que está a perder o que faz?

3- Como diz o Atlas (partilho da visão dele/estratégias, pois eu faço o mesmo), só se tem lucro ou perda quando se resgata, portanto...buy&hold sim, dependendo do mercado. Quem é que nos garante que daqui a 20 ou 30 anos os USA serão a maior potencia mundial...
    De qualquer forma esta estratégia faz sentido se o dólar nunca rebentar...caso contrário. Imaginem a bitcoin como moeda principal xD

O exemplo é do S&P 500 como poderia ser de outro índice ou de um fundo de investimento, a única diferença de um fundo de investimento para um índice ou acção, é que a exposição é mais diversificada, mas tem a mesma tendência, sobe quando o mercado sobe, desce quando o mercado desce.

Partindo desta premissa, então temos duas estratégias distintas, investir e deixar estar, com rebalanceamentos  ou não, ou seguir o mercado de muito perto com análises pormenorizadas, estar atento a noticias ( e todos sabemos que há noticias para todos os gostos ) para que possamos entrar na melhor altura, e sair nas piores alturas.

Mas o que são as melhores alturas? para uns é quando o mercado sobe, para outros é quando o mercado desce, o mesmo se aplica nas piores alturas.

Nunca se consegue entrar no dia certo das subidas e sair no 1º ou no dia anterior ás quedas, e isso é o que o gráfico demonstra.

No entanto, concordo ( na minha perspectiva ) com um certo market timming desde que tenha uma certa certeza, quando em Dezembro se anunciou um QE na Europa, sabíamos que os mercados iriam subir nos próximos tempos ( até meados de Abril houve fundos a subir mais de 20% ), então podíamos dizer, e muitos o disseram e eu fui um deles, que um reforço seria interessante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
        Sr. Ramiro,

Estamos a falar de LP em índices não em acções. É preciso saber o que estamos a investir e não nos deixarmos levar por determinados pensamentos:

Ficam para os netos.

É uma boa empresa

e etc...

Caro amigo Cardozo24, eu tenho consciência que agi mal com as acções da PT. Tinha-as há muitos anos, fui comprando, sempre com a ideia que tinha ali um bom pé de meia. Como comprei a preços altos (se comparado com a insignificância actual), por inércia fui deixando ficar - sempre aguardando crente por melhores dias  - e deu no que deu.

Também, tenho que reconhecer, eu não tive sortinha nenhuma com o aconselhamento do banco onde tenho as acções. Ainda em Abril deste ano estive lá em reunião e o meu gestor "garantiu-me" que as coisas na empresa estavam a mudar, que a PT SGPS tinha concluído a revisão dos termos da fusão com a Oi, e que a partir dali a PT iria recuperar. Pois sim...  foi o que se viu!

Agora a cotação da PT (agora travestida de Pharol) está tão tão baixa que, muito sinceramente, já nem ligo. Na minha cabeça já assumi as perdas - que me adianta estar a ralar com isso se já nada posso fazer? - e há que marchar em frente! Não vou estar a martirizar-me com isto.

Pensei até se estas acções da PT não me serviram para "secar", em sede de IRS, as eventuais mais-valias que eu possa ter com os fundos de investimento... O que acham?

Eu neste momento tenho uma carteira de fundos muito pequena, contudo estou a pensar alargar a minha exposição a fundos precisamente com essa intenção, já que todas as mais-valias que, eventualmente, eu pudesse obter com esses fundos "equilibraria" com vendas de acções PT/Pharol (onde estou com enormes menos-valias). Será que estou a pensar bem? Pelo menos seria uma forma destas minhas acções PT servirem para alguma coisa... O que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Otimizado, 

Espero que consigas atingir o máximo sucesso nos teus investimentos.

No demais, eu não perco tempo nenhum. Isto é um passatempo para mim. De momento tenho 2 passatempos: o spinning, no ginásio; e isto dos fundos. Eu para acompanhar isto preciso de perder uns 10 minutos por dia, se tanto. O meu trabalho é de tal forma esgotante e exigente que preciso mesmo disto para me distrair e espairecer...

Sinceramente... o tempo que aqui estou é o tempo que não estou em frente à TV a estupidificar... 

Um abraço,

É por este tipo de trocas de ideias que gosto deste forum! Users com opiniões diferentes que que respeitam os pontos de vista dos outros.

Votos de sucesso Atlas!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, pessoal.

É o meu primeiro post no fórum, e queria apenas pedir a vossa opinião sobre determinado investimento.

Pretendo investir num fundo e deixar lá o dinheiro "parado" durante uns 3/5 anos, pelo que gostaria de saber o que acham do seguinte fundo para tal:

Desde já, obrigado!

Visitante,

Dá uma vista de olhos nestes:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05ZUY

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NY9A

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR067EZ

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000007LD

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, pessoal.

Desde já, obrigado!

Se precisares de mais ajuda envia-me uma MP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid vendi o fundo ES Rendimento, diz-me p.f. qual é o estruturado que vão comercializar.

Cumprimentos.

A.Bento

Não sei se é a este EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 III que se refere. Eu subscrevi-o na passada sexta-feira. Não estava muito inclinado, principalmente por parte deste produto ser a 5 anos (provavelmente, não chegarei lá...),  mas como as alternativas, neste momento, são muito escassas, resolvi adquirir. Vamos lá ver no que dá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid vendi o fundo ES Rendimento, diz-me p.f. qual é o estruturado que vão comercializar.

Cumprimentos.

A.Bento

Neste tópico http://www.forumfinancas.com/topic/6784-produtos-estruturados-clns-icae/?page=34 geralmente o pessoal fala nos novos estruturados, no entanto o melhor é sempre se recorrer ao próprio banco, porque não sei de que banco fala.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste tópico http://www.forumfinancas.com/topic/6784-produtos-estruturados-clns-icae/?page=34 geralmente o pessoal fala nos novos estruturados, no entanto o melhor é sempre se recorrer ao próprio banco, porque não sei de que banco fala.

Este PE não é nada mau. 50% de capaital garantido e o restante risco divido pelas 4 empresas. O cupão aumentou face ao PE do mês anterior porque o rankind das empresas que entraram (Jaguar e Rallye) ser inferior. E é exatamente isso que dizes David, as alternativas são muito muito escassas. 

abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ficam para os netos.

É uma boa empresa

e etc...

Amigo Cardoso, 

Andas desaparecido, mas quando aqui vens é sempre com muito prazer que leio o que escreves. Tens toda a razão, mais uma vez.

Um abraço,

Editado por atlas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste tópico http://www.forumfinancas.com/topic/6784-produtos-estruturados-clns-icae/?page=34 geralmente o pessoal fala nos novos estruturados, no entanto o melhor é sempre se recorrer ao próprio banco, porque não sei de que banaco fala.

D@vid estou a falar do BEST, porque foi aí que vendi o ES Rendimento.

Obrigado.

A.Bento

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje fiquei a saber de uma coisa mas que sinceramente não quero acreditar, um amigo meu diz que tem um fundo de investimento da PIMCO no Deutsche Bank, levou com uma comissão de subscrição de 5%!!!!, alguém aqui tem fundos no Deutsche?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção: os FI do Grupo Novo Banco,  Plano Prudente, Crescimento e Dinâmico, passaram a ter comissão de resgate de 3%, se subscritos à menos de 14 dias (inclusive).

não sei se são dias seguidos, se são dia úteis...

3% ainda é um valor "Grandinho"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção: os FI do Grupo Novo Banco,  Plano Prudente, Crescimento e Dinâmico, passaram a ter comissão de resgate de 3%, se subscritos à menos de 14 dias (inclusive).

não sei se são dias seguidos, se são dia úteis...

3% ainda é um valor "Grandinho"

Grandinho? É uma enormidade. Claramente é um indicador de que não se tratam de investimentos que façam sentido para a generalidade dos investidores.

Editado por Pedro Pais
    Comentário por leitura precipitada - corrigido
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Grandinho? É uma enormidade. Claramente é um indicador de que não se tratam de investimentos que façam sentido para a generalidade dos investidores.

Por este motivo, não faz sentido para a generalidade dos investidores? Porquê?

Eu não tenho unidades de participação em nenhum desses fundos. De qualquer forma, não entendo qual o motivo para tanta irritação. Alguém está a pensar subscrever fundos por um período inferior a... 14 dias??? 

Bem pior é o Caixagest Ações Portugal, que cobra 1,5% de comissão para resgates, se ocorrerem num período inferior a 1 ano após a subscrição...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não há intenção de resgatar um fundo com menos de 14 dias, mas se começar a correr muito mal, para além da possível menos valia, poderá que ter suportar mais 3%, o que não parece muito justo, limitando o resgate.

para além de não se poder deduzir a possível menos valia.

daí achar "puxado" estes 3%...deve ser a maior comissão de resgate em todos os FI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )