Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

com essa taxa ridícula de 2 e pouco por cento .............. não interessa .......... vale mais investir num deposito a praso no invest a 1 ano com 2% (75 000,00) sem chatices e garantia do sistema........isso é um fiasco

Também me pareceu...

Pergunto-me porque razão o Best propõe este tipo de produtos aos seus clientes particulares, que, tal como eu, tem como objectivo valorizar as suas poupanças e, simultaneamente, protegê-las dos riscos, cada vez mais presentes, da economia mundial.

É por estas e por outras que, cada vez mais, desconfio das propostas dos "gestores" de conta dos bancos...

Só esta semana, o funcionário do Best já me telefonou 2 vezes a perguntar/estimular/insistir para a compra deste produto estruturado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

Esse já acabou desde 2ª feira.

Não concordo com vocês nesse estruturado, a taxa é de 3% ( sem risco do cabaz ) durante 2 anos com juros ao trimestre, devolve metade do capital e o restante ficava a 4,65% de taxa com juros ao trimestre ( com risco do cabaz ) durante 3 anos.

E saiu este agora http://web3.cmvm.pt/sdi/pfc/docs/A389011-UIF0261890145300000020150813.pdf

Taxa de 3% ( sem risco do cabaz ) durante 2 anos com juros ao trimestre, devolve metade e o restante com taxa de 5,40% durante 3 anos.

Cada empresa vale 25% ( só após os 2 anos ) a nivel de risco de perda de capital, por exemplo, após dois anos se uma das empresas abrir falência o risco de capital é de 25% ( num investimento de 10.000€ em que 5.000€ estão investidos nesta 2ª parte o risco é de 1.250€ ) parece-me mesmo assim ter um bom rácio entre risco/rentabilidade.

Podendo sempre vender antes e com 3% a 2 anos com juros ao trimestre só com risco do emitente é quase como ter um DP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado D@vid pela análise desta CLN.

Nem estava assim muito interessado em investir, mas vou ver com mais atenção.

Uma questão, existe maneira (link, por exemplo) onde posso consultar todos os dias e "ver" a entrada de documentos que "entra" na CMVM relativamente a investimentos? Não sei se me fiz entender, mas o que pretendo é estar em "cima" do acontecimento quando estes produtos começam a ser comercializados.

Assim, quando o gestor ligar eu já estou a par do que vai propor.

Obrigado desde já!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço ao David a opinião expressa.

Os funcionários do Best são muito diligentes. Quanto a isso, nada a opor.

O meu gestor ja me havia telefonado na semana passada sobre este assunto do Basket Zero Recovery 2020, mas como eu estava de férias, não quis estar a decidir esta aplicação sem antes pensar bem no assunto.

Esta semana voltou-me a falar, supondo eu agora - pelas palavras do David - que esta 3ª versão do produto mantenha as características do 2º que me foi apresentado.

Contudo, vejo agora que as empresas do "Basket CLN" desta 3ª emissão são diferentes: as da 2ª emissão eram a Peugeot SA, a Galp Energia SGPS SA, a Arcelor Mittal SA e a Stena AB, enquanto que as desta 3ª emissão são a Stena AB, a Jaguar Land Rover, a Rallye SA e a Arcelor Mittal SA.

Embora as empresas desta 3ª emissão me digam menos, vou comparar estas 2 emissões com mais pormenor e tentar perceber se, de facto, este Dual CLN Basket Zero Recovery 2020poderá ter interesse para mim.

Embora seja um produto que pode ser negociado no mercado secundário, sempre tem (pelo menos parte dele) um horizonte de 5 anos e, durante esse tempo, muito pode acontecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado D@vid pela análise desta CLN.

Nem estava assim muito interessado em investir, mas vou ver com mais atenção.

Uma questão, existe maneira (link, por exemplo) onde posso consultar todos os dias e "ver" a entrada de documentos que "entra" na CMVM relativamente a investimentos? Não sei se me fiz entender, mas o que pretendo é estar em "cima" do acontecimento quando estes produtos começam a ser comercializados.

Assim, quando o gestor ligar eu já estou a par do que vai propor.

Obrigado desde já!

Na CMVM vais cá abaixo a "Área do Investidor" ----  "Produtos Financeiros Complexos" ---- "Obrigações estruturadas, warrants estruturados, produtos duais e outros produtos complexos" ---- e escolher o banco Best.

Dantes estava organizado por ordem de entrada, o que era bom porque assim sabíamos o último produto disponível, agora está pelo nome, o que é mais complicado saber-se qual o último.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho engraçado como no cálculo do cenário otimista (ou seja, nada de mal aconteça e recebe-se os cupões todos), diga que a probabilidade que o retorno seja inferior a este valor é de 90%.

Isso quer dizer que eles estimam que há apenas 10% de probabilidade de não ocorrer um evento de crédito. Ou têm uns métodos de estimativa sui generis, ou foram escolher a dedo muito más companhias....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se fores a reparar as fichas dos outros dizem o mesmo, e mesmo nos do Deutsche, esse cenários são feitos pela CMVM, não pelo banco, se as companhias fossem escolhidas a dedo para dar barraca então não só a credibilidade dos bancos estavam em causa como o dinheiro dos clientes, imagina os estruturados arrebentarem todos lol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu gestor do Best voltou hoje à carga com este produto estruturado EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020

O prazo de subscrição vai até meados de Setembro, mas não é produto que me agrade muito...

Já agora, amigos, recebi hoje um telefonema que não me agradou muito. Foi de um individuo que se intitulou pertencer aos quadros do Deutsche Bank a pedir-me um reunião para expor-me alguns produtos do banco. Ora como eu nunca trabalhei com este banco, achei muito estranho o contacto. Quando perguntei ao individuo como obteve o meu nº de telefone, também não me esclareceu nada... ele disse-me que tinha sido de uma "base de dados" do banco e que não sabia exactamente como esse meu nº de telefone tinha chegado a ele. Enfim, isto deixou perplexo e preocupado quando à segurança de dados...

Isto é habitual acontecer? Fiquei a magicar e atribuo isto a "transferências" de quadros. Pessoal que "salta" de um banco para outro e leva com eles os contactos de clientes (sem se identificarem, pois ninguém me falou em nomes de funcionários). Será?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Reparei agora que existem 2 CLN com as mesmas empresas, diferenças:

Um paga 3% durante 2 anos ( sem risco do cabaz ) e devolve 50% do capital, ficando os restantes 50% ( expostos ao cabaz ) com taxa de 5,40% por 3 anos, tudo juros ao trimestre.

O outro paga taxa de 5,80% juros trimestrais durante 5 anos com exposição ao cabaz.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até parece não ser muito mau............................ tem apenas um senão é os outros 50% terem um numero de empresas muito grande aumentando o risco, mas esse de 3 anos é mais vantajoso, já agora qual é o nome e quando termina a subsc. !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu gestor do Best voltou hoje à carga com este produto estruturado EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020

O prazo de subscrição vai até meados de Setembro, mas não é produto que me agrade muito...

Já agora, amigos, recebi hoje um telefonema que não me agradou muito. Foi de um individuo que se intitulou pertencer aos quadros do Deutsche Bank a pedir-me um reunião para expor-me alguns produtos do banco. Ora como eu nunca trabalhei com este banco, achei muito estranho o contacto. Quando perguntei ao individuo como obteve o meu nº de telefone, também não me esclareceu nada... ele disse-me que tinha sido de uma "base de dados" do banco e que não sabia exactamente como esse meu nº de telefone tinha chegado a ele. Enfim, isto deixou perplexo e preocupado quando à segurança de dados...

Isto é habitual acontecer? Fiquei a magicar e atribuo isto a "transferências" de quadros. Pessoal que "salta" de um banco para outro e leva com eles os contactos de clientes (sem se identificarem, pois ninguém me falou em nomes de funcionários). Será?

Ramiro,

Não te querendo adiantar demais, o Deutsche tem uma política comercial (na minha humilde opinião) demasiado agressiva. Ligam a clientes de outros bancos (principalmente clientes do BEST) do nada a propor reuniões, sugestões de investimento, etc etc. "tranferências de quadros" .. basicamente é isso :)

abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse já acabou desde 2ª feira.

Não concordo com vocês nesse estruturado, a taxa é de 3% ( sem risco do cabaz ) durante 2 anos com juros ao trimestre, devolve metade do capital e o restante ficava a 4,65% de taxa com juros ao trimestre ( com risco do cabaz ) durante 3 anos.

E saiu este agora http://web3.cmvm.pt/sdi/pfc/docs/A389011-UIF0261890145300000020150813.pdf

Taxa de 3% ( sem risco do cabaz ) durante 2 anos com juros ao trimestre, devolve metade e o restante com taxa de 5,40% durante 3 anos.

Cada empresa vale 25% ( só após os 2 anos ) a nivel de risco de perda de capital, por exemplo, após dois anos se uma das empresas abrir falência o risco de capital é de 25% ( num investimento de 10.000€ em que 5.000€ estão investidos nesta 2ª parte o risco é de 1.250€ ) parece-me mesmo assim ter um bom rácio entre risco/rentabilidade.

Podendo sempre vender antes e com 3% a 2 anos com juros ao trimestre só com risco do emitente é quase como ter um DP.

David,

Só 50% do Produto Estruturado é sem risco. Mesmo nos primeiros 2 anos, 50% do valor está associado ao cumprimento das 4 empresas que compõem o cabaz. 

Mas é um excelente produto para quem procura opções de taxa fixa.

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até parece não ser muito mau............................ tem apenas um senão é os outros 50% terem um numero de empresas muito grande aumentando o risco, mas esse de 3 anos é mais vantajoso, já agora qual é o nome e quando termina a subsc. !

Quanto maior o numero de empresas menor o risco. Se uma delas entrar em incumprimento a perda de capital é 25% de 50% do cabaz todo. Ou seja 12,5%. Se fossem 10 empresas no cabaz ainda melhor. 100 então..

abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá pessoal!

O que acham disto: EUR 5Y Basket Zero Recovery CLN?

O meu gestor do BEST enviou-me um email com essa proposta. Parece-me interessante. Acham que vale a pena investir. 5,80% ainda é alguma coisa. Tenho é medo dos tais eventos de crédito. Isso é coisa que costuma acontecer neste tipo de empresas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá pessoal!

O que acham disto: EUR 5Y Basket Zero Recovery CLN?

O meu gestor do BEST enviou-me um email com essa proposta. Parece-me interessante. Acham que vale a pena investir. 5,80% ainda é alguma coisa. Tenho é medo dos tais eventos de crédito. Isso é coisa que costuma acontecer neste tipo de empresas?

Não são 5,80%. São empresas com níveis de dívida elevados. Daí a entrarem em incumprimento.. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também me pareceu...

Pergunto-me porque razão o Best propõe este tipo de produtos aos seus clientes particulares, que, tal como eu, tem como objectivo valorizar as suas poupanças e, simultaneamente, protegê-las dos riscos, cada vez mais presentes, da economia mundial.

É por estas e por outras que, cada vez mais, desconfio das propostas dos "gestores" de conta dos bancos...

Só esta semana, o funcionário do Best já me telefonou 2 vezes a perguntar/estimular/insistir para a compra deste produto estruturado.

Boa tarde Ramiro,

É evidente que os bancos têm objectivos comerciais, achar o oposto é ingenuidade. A situação atual é muito simples, os produtos ditos sem risco não pagam mais de 1% - 2% brutos ao ano. ponto. 
    Exige cada vez mais "criatividade" encontrar produtos com maior retorno. E é aí que entram estes produtos estruturados. O "desconfiar das propostas dos gestores" tambem é um discurso que já cansa. O gestor de conta só tem obrigação de apresentar o produto e as suas características. Cabe ao cliente pensar pela sua cabeça, ter cultura financeira e tomar uma decisão. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde Ramiro,

É evidente que os bancos têm objectivos comerciais, achar o oposto é ingenuidade. A situação atual é muito simples, os produtos ditos sem risco não pagam mais de 1% - 2% brutos ao ano. ponto. 
    Exige cada vez mais "criatividade" encontrar produtos com maior retorno. E é aí que entram estes produtos estruturados. O "desconfiar das propostas dos gestores" tambem é um discurso que já cansa. O gestor de conta só tem obrigação de apresentar o produto e as suas características. Cabe ao cliente pensar pela sua cabeça, ter cultura financeira e tomar uma decisão. 

Tem toda a razão! O meu "problema" é que eu já não pertenço a este tempo...

Quando eu iniciei a minha vida adulta profissional, tinha nos gerentes dos bancos verdadeiros amigos. Também os bancos eram poucos, o meio relativamente pequeno, todos nos conhecíamos. Os gerentes eram pessoas com estatuto social, conhecidas no meio, sabedores do metiê e muito bem relacionados. Para além disso, ao contrário de agora, permaneciam no banco anos a fio, situação que ajudava a sedimentar as relações interpessoais e a confiança. Agora, tudo está despersonalizado, frio e massificado. Esta desumanização até me choca. Os gestores de conta passam pelos bancos num rodopio, pouco tempo lá estão, e então pretendem-se afirmar mais pelo montante das "vendas" que efectuam do que pela correcção do aconselhamento. É claro, não lhes levo a mal. São apenas uma peça (facilmente substituível) da engrenagem...

Relativamente a este produto estruturado do Best, o cupão trimestral de 5,80% TANB é pago apenas na variante integral (aplicação integral a 5 anos). Se se optar pela outra variante (50% capital garantido a 2 anos, ficando os outros 50% no basket por mais 3 anos), aqui as taxas são diferentes: nos 1º e 2º anos, cupão trimestral fixo de 3% TANB sobre 100% do capital e depois os restantes 50% ficam mais 3 anos à taxa trimestral de 5,40% TANB).

Eu questiono-me se a taxa oferecida por este produto a 5 anos (5,80% TANB), um bocadinho acima da praticada pelos produtos do Estado (CTPM e Aforro), compensa o apreciável risco que incorporam. Eu subscrevi uma verbazita pequena, mas foi mais para diversificar. Estou com um bocado de receio disto... então depois de saber que o BESI foi parar (também) nas mãos dos chineses...Onde isto vai parar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem toda a razão! O meu "problema" é que eu já não pertenço a este tempo...

Quando eu iniciei a minha vida adulta profissional, tinha nos gerentes dos bancos verdadeiros amigos. Também os bancos eram poucos, o meio relativamente pequeno, todos nos conhecíamos. Os gerentes eram pessoas com estatuto social, conhecidas no meio, sabedores do metiê e muito bem relacionados. Para além disso, ao contrário de agora, permaneciam no banco anos a fio, situação que ajudava a sedimentar as relações interpessoais e a confiança. Agora, tudo está despersonalizado, frio e massificado. Esta desumanização até me choca. Os gestores de conta passam pelos bancos num rodopio, pouco tempo lá estão, e então pretendem-se afirmar mais pelo montante das "vendas" que efectuam do que pela correcção do aconselhamento. É claro, não lhes levo a mal. São apenas uma peça (facilmente substituível) da engrenagem...

Relativamente a este produto estruturado do Best, o cupão trimestral de 5,80% TANB é pago apenas na variante integral (aplicação integral a 5 anos). Se se optar pela outra variante (50% capital garantido a 2 anos, ficando os outros 50% no basket por mais 3 anos), aqui as taxas são diferentes: nos 1º e 2º anos, cupão trimestral fixo de 3% TANB sobre 100% do capital e depois os restantes 50% ficam mais 3 anos à taxa trimestral de 5,40% TANB).

Eu questiono-me se a taxa oferecida por este produto a 5 anos (5,80% TANB), um bocadinho acima da praticada pelos produtos do Estado (CTPM e Aforro), compensa o apreciável risco que incorporam. Eu subscrevi uma verbazita pequena, mas foi mais para diversificar. Estou com um bocado de receio disto... então depois de saber que o BESI foi parar (também) nas mãos dos chineses...Onde isto vai parar...

Ânimo Ramiro, nem tudo era bom antigamente, nem tudo é mau hoje. :)

abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ânimo Ramiro, nem tudo era bom antigamente, nem tudo é mau hoje. :)

abraço!

Concordo. Não fique com a ideia de que sou um saudosista. Do passado, a única coisa que recordo com saudade e desejava ter agora era... a saúde! Quanto ao resto, com este ou aquele problema ou chatice, lá fui sabendo levar a vida. De pouca coisa me arrependo.

Peço desculpa se vos aborreço com as minhas "recordações", mas com a idade que estou (e com a doença) não tenho razões para falar do futuro. Espero que compreendam. É um dia de cada vez...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

boa tarde

o que acham deste novo CLN do BEST:

EUR Basket Zero Recovery CLN 2020 II

Emitente: Haitong Investment Ireland p.l.c

Taxa: 5% TANB

Maturidade: 5 anos

Não tem capital Garantido

Entidades de Referência: DELL Inc,

Tesco PLC,

Virgin Media Finance PLC,

Galp Energia SGPS S.A. e

Dívida Sénior

ISIN: XS1305407758

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem a taxa é aliciante mas tens que analizar o grau de risco de algumas empresas que constam no pacote e se não precisas do dinheiro a 5 anos  dado que o valor de cotação fica quase sempre negativo até á maturidade ,caso precises de vender. Mas claro até eu próprio talvez esteja interessado se não fôr mais ou menos 1000 euros de investimento. Eu tenho vários e até ao momento 0 problemas mas o futuro é imprevisível ................ não se deve é investir nestes produtos mais que 20% do dinheiro que se tem.

Editado por afer
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites