Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

A 21/04/2017 at 11:16, Visitante AndyOak disse:

Boas, nas minhas pesquisas penso ter encontrado um ETF de REIT global muito interessante, talvez ate' melhor que o "SPDR Dow Jones Global Real Estate", pois acumula dividendos e parece ter custos inferiores. 

O ETF e' "https://www.amundietf.fr/professional/product/view/LU1437018838" (por algum motivo nao aparece no justetf.com).

É realmente interessante: 0,24% de despesas anuais (ongoing charges); acumula os dividendos; replicação física; valor de 344 milhões de euros (AUM - Assets Under Management); negociado na bolsa de Paris.

Não gostei do que li no folheto: "O Gestor de Investimentos poderá utilizar derivados a fim de gerir os fluxos de entrada e de saída e também se tal proporcionar uma melhor exposição a um constituinte do Índice". Isto não faz com que o ETF deixe de ser passivo?

No canto superior esquerdo da página está "Professional". Será por isso que não aparece no JustETF? 

Na Morningstar aqui. Aparece na Euronext de Paris, aqui.

Vai ficar "sob observação" :)

Editado por pfonseca
    Link para o ETF EPRA na Morningstar
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

22 hours ago, Guest jrobalo said:

Mandei um email ao justetf a perguntar .

Depois partilho a resposta ;)

Bem eu tb ja' tinha feito isso. :) Entretanto responderam e ja' adicionaram (https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=LU1437018838). Contudo, o "fund size" nao esta' de acordo com o que diz no site do ETF e tb ja' reportei isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jrobalo
    há 1 hora, pfonseca disse:

É realmente interessante: 0,24% de despesas anuais (ongoing charges); acumula os dividendos; replicação física; valor de 344 milhões de euros (AUM - Assets Under Management); negociado na bolsa de Paris.

Não gostei do que li no folheto: "O Gestor de Investimentos poderá utilizar derivados a fim de gerir os fluxos de entrada e de saída e também se tal proporcionar uma melhor
    exposição a um constituinte do Índice". Isto não faz com que o ETF deixe de ser passivo?

No canto superior esquerdo da página está "Professional". Será por isso que não aparece no JustETF? 

O ETF também não aparece no Morningstar. Aparece na Euronext de Paris, aqui.

Vai ficar "sob observação" :)

Já se encontra no JustETF ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas
    A ‎29‎/‎12‎/‎2016 at 21:28, Mouro Emprestado disse:

Dado que passaram mais 6 meses, é altura de actualizar a carteira fictícia  B)

No passado expus aqui uma possível carteira de B&H, baseada no Portfolio Permanente do Harry Browne.

Ver o racional no seguinte link: http://www.forumfinancas.pt/topic/5360-etfs-exchange-traded-funds/?do=findComment&comment=105890

Ganhos/Perdas (%)

2007 (Jul-Dec)    2,92

2008                  -3,31

2009                12,58

2010                15,30

2011                  3,87

2012                  9,21

2013                 -2,94

2014                16,30

2015                 2,95

2016                 8,24

Retorno médio: 8,86% / ano (mesmo contando com os encargos ficcionados de € 15 por cada compra de ETF, ainda que actualmente este tipo de comissões seja mais baixo).

Estes últimos 6 meses não trouxeram uma melhoria na carteira, tendo até existido uma ligeira perda, fruto da desvalorização recente das obrigações de longo-prazo e do ouro (que contrabalançou com os ganhos nas acções mundiais, explicada em parte também pela desvalorização do euro face ao USD). Ainda assim, a rentabilidade anual esteve dentro da média.

Capture3.jpg

Capture2.jpg

picture share

Deixo aqui também uma actualização aos reforços, atendendo ao reforço anual a 1 de Julho de 2016 (para não acharem que andei a adulterar os resultados  :lol:  ).

Capture4.jpg

(Nota: Houve uma troca 1:1 no ETF de obrigações de L/P, uma vez que o anterior foi transformado noutro exactamente igual - tanto que na minha carteira real não tive de fazer nada - mas domiciliado noutro país, por decisão da Lyxor).

A frio:

Investimento inicial: 10.000 euros
    Reforços: 2.000 euros * 9 = 18.000 euros
    Mais-valias potenciais (já deduzidos de custos) = 15.600 euros (sensivelmente)

Daqui a 6 meses chegaremos ao final dos 10 anos (a carteira começou a 1 Julho de 2007, com reforços anuais de 2.000 euros a cada 1 de Julho).

Veremos se ainda estaremos em face bull-market ou se entraremos no próximo bear-market (não aposto nem para um lado, nem para outro  :ph34r: ).

Mouro, estive a ler um pouco sobre os etf´s utilizados neste teu estudo e gostava de te colocar uma questão. A ti ou a quem quiser responder/ajudar.

Achas que o ETF de bonds longo prazo não é pequeno para se utilizar numa carteira? Não poderá criar problemas de liquidez?

Bem os resultados falam por si portanto.... :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Já fiz várias compras do ETF de longo-prazo e em nenhum dos casos detectei qualquer problema de liquidez.

Tenho mais receio que a Lyxor incorpore esse ETF noutro ETF (por exemplo com as obrigações soberanos de prazo intermédio) para aumentar o AUM.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas
    há 13 horas, Mouro Emprestado disse:

Já fiz várias compras do ETF de longo-prazo e em nenhum dos casos detectei qualquer problema de liquidez.

Tenho mais receio que a Lyxor incorpore esse ETF noutro ETF (por exemplo com as obrigações soberanos de prazo intermédio) para aumentar o AUM.

Estava a pensar incluir um etf de obrigações europeias longo prazo como o IBGL mas tem perto de 400M de net assets. Parece pequeno ou estou a exagerar? À parte de ser de distribuição parece-me uma boa escolha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    3 hours ago, NovoNestasCoisas said:

Estava a pensar incluir um etf de obrigações europeias longo prazo como o IBGL mas tem perto de 400M de net assets. Parece pequeno ou estou a exagerar? À parte de ser de distribuição parece-me uma boa escolha.

Estás a exagerar.

AUMs acima de 100 milhões chegam e sobram.

Não gosto é da parte da distribuição de dividendos, por isso prefiro o ETF da Lyxor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas

Imaginei que estivesse. Vejo ETF de biliões que quando encontro um com 100M ou 300M parece pequeno.

O ser de distribuição é escolha pessoal. Só não sei como são as taxas de retenção em ETF domiciliados na Irlanda. Por acaso sabe? Nos US é 15%+28%.... Mas na Irlanda já pesquisei mas o meu inglês é fracote. Tenho a sensação de ter na mesma os 15%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma perguntas aos experts antes de partilhar o portefólio que penso investir:

• 1. Obrigações: Ao contrário das Acções, em que o valor da empresa independentemente da moeda da cotação não tem risco cambial, nas obrigações já não é assim. Qual a melhor opção?
      • Investir só em obrigações europeias?
      • Vale a pena comprar obrigações hedged?
    • 2. Obrigações ligadas à inflação.
      • O que pensam? A inflação não está já coberta no Ouro e nas Acções?
    • 3. Obrigações/Acções mundiais
      • Estes ETF's fazem rebalanceamento? Ou seja, por exemplo Ações mundias, se as acções americanas valorizarem muito em relação às restantes, o fundo faz rebalanceamento? Se sim, simplifica, se não, prefiro comprar ETF's por região e fazer eu o rebalanceamento.

Obrigado ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, xgoldpt disse:

Uma perguntas aos experts antes de partilhar o portefólio que penso investir:

Não sou nenhum expert, só um pequeno investidor ainda inexperiente:

1. Obrigações: Ao contrário das Acções, em que o valor da empresa independentemente da moeda da cotação não tem risco cambial, nas obrigações já não é assim. Qual a melhor opção?

R: No caso das obrigações não deves correr risco cambial, logo só deves ter obrigações (ou fundos de obrigações) em euros ou com hedge cambial. Lê este artigo do JustETF.
    Investir só em obrigações europeias? Foi o que eu fiz. Perdes na diversificação geográfica.
    Vale a pena comprar obrigações hedged? Vale a pena, depende da tua decisão. Lê este artigo do JustETF. Aqui eu menciono um ETF global de obrigações com edge cambial, o XBAE. É de replicação sintética.

2. Obrigações ligadas à inflação.
    O que pensam? A inflação não está já coberta no Ouro e nas Acções?

R: Eu tenho obrigações ligadas à inflação, mas também tenho obrigações "normais". Uma não substitui a outra, acho eu. Mais uma classe de activos é mais diversificação, com as vantagens e desvantagens. Se ainda não leste, lê este artigo da Bogleheads, "Asset Allocation". Na nota 5 tem uma tabela do risco, para a percentagem de acções / obrigações.

3. Obrigações/Acções mundiais
    Estes ETF's fazem rebalanceamento? Ou seja, por exemplo Ações mundias, se as acções americanas valorizarem muito em relação às restantes, o fundo faz rebalanceamento? Se sim, simplifica, se não, prefiro comprar ETF's por região e fazer eu o rebalanceamento.

R: Acho que fazem o rebalanceamento, não fazia sentido não o fazerem, mas não estou a falar com conhecimento de causa. No folheto diz que podem modificar as percentagens dos activos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 2017-5-2 at 08:05, Visitante Jrobalo disse:

Gostaria de partilhar convosco o portefólio que ando a testar, opiniões precisam-se :) desde já obrigado.

PS. Se precisarem/quiserem que faça alguma simulação no JUSTETF digam ;)

A minha opinião, sem esqueceres que um portfólio que serve para um investidor pode não servir para outro:

1. Simulação no Just ETF

A tua simulação abrange um período demasiado curto para veres alguma coisa. Sugiro que sigas a sugestão do Mouro Emprestado mencionada aqui:

Se quiseres, deixo-te o desafio de testares essa carteira no JustETF num pressuposto igual aquele que deixei neste post (http://www.forumfinancas.pt/topic/5360-etfs-exchange-traded-funds/?do=findComment&comment=129797 ), ou seja, capital inicial de € 10k a 1 de Julho de 2007, reforços anuais de € 2k a cada 1 de Julho e custos de € 15 por cada transação de ETFs, para compararmos as rentabilidades históricas"

Para simulares desde 01-07-2007, vais ter de substituir 2 ETFs (que se iniciaram depois de 2007). Trata-se apenas da simulação, não da utilização no teu portfólio real:

a. o IWDA iShares Core MSCI World UCITS ETF por outro ETF. Sugiro o DBXW db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C

b. o EPRA Amundi ETF FTSE EPRA NAREIT Global UCITS ETF DR por outro ETF. Sugiro o IWDP iShares Developed Markets Property Yield UCITS ETF 

Tem presente que uma simulação histórica não garante resultados no futuro. Mas, se durante um período longo, dá uma ideia do risco desse portfólio. Vais apanhar a crise de 2008, que é um bom teste.

2. O teu portfólio

Tens 50% de acções (acções + REIT) + 30% de obrigações (só TIPS) + 10% metais preciosos + 10% cash

Vais mesmo manter 10% em cash?. Antes de investires (investimento de risco) deves ter um valor para as emergências: entre 6 a 12 meses de despesas. Eu não incluo este valor no meu portfólio de risco, nem nas minhas simulações. Não sei se é o que pretendes.

Esse ETF de metais preciosos parece-me interessanrte, como alternativa ao de apenas ouro. O custo anual é de 0,44%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Depois de analisadas todas as páginas deste post e outros fóruns, decidi avançar para os ETF's

• O meu portefólio terá as seguinte regras:
    • ETF's europeus com acumulação de dividendos.
    • ETF's grátis na lista da Degiro (com 1 excepção - Real Estate).
    • Obrigações só europeias, para não correr risco/exposição cambial.
    • Investir no mínimo de bolsas possíveis, pois será isso que me será cobrado pela Degiro anualmente.
    • Ou seja, investir em 2 ou 20 ETF's (grátis) é indiferente. Tudo depende do número de bolsas (no meu caso 2).
    • Rebalanceamentos mensais.

Aqui vai os ETF's que penso investir:2nw3mky.jpg

(média de 0,27%)

O que acham? É um bom portefólio? Está-me a escapar qualquer coisa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 2017-5-12 at 12:17, Visitante ContribuienteResponsável disse:

Para quem tem ETFs com Bonds Americanas que distribuam dividendos: A DeGiro ou a vossa corretora taxou esses dividendos? Os meus não foram taxados o que me parece estranho...

A Degiro deve ter taxado a parte devida aos EUA (15%, se preencheste o impresso respectivo, o W8-BEN), por serem bonds dos EUA. A parte devida a  Portugal (28%) tens de ser tu a declarar no IRS, a Degiro não te vai taxar. Vê estes tópicos "Impostos e comissões sobre dividendos de acções individuais dos EUA" e "Fiscalidade relativa a ações, REITs e dividendos". E ainda: "ETFs And Tax: Finally An Overview That Makes Sense"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, xgoldpt disse:

O que acham? É um bom portefólio? Está-me a escapar qualquer coisa?

52,5% Acções + 10% REIT + 20% Obrigações + 7,5% Commodities + 10% Metais preciosos.

Acho que estás a dar um peso excessivo a ETFs de especulação (7,5% commodidites + 10% metais preciosos = 17,5%), mas é apenas o meu gosto e o meu nível de conforto no risco. Experimenta fazer uma simulação no JustETF antes de avançares com o teu dinheiro, como sugeri ao Jrobalo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ContribuienteResponsável

pfonseca,

Preenchi o W8-BEN, no entanto não foi taxado nada, daí a minha surpresa. Esperava que fosse taxados os 15%.

A não ser que aquando o ETF distribuiu os dividendos já tenha retido 15%, daí que a corretora nao reteve nada. Não sei se será um cenário possível. Segundo a DeGiro, "a DeGiro seguiu a informação providenciada pelo nosso 'clearer' e realizou o 'booking' dos dividendos exatamente como estes foram processados".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Visitante ContribuienteResponsável disse:

A não ser que aquando o ETF distribuiu os dividendos já tenha retido 15%, daí que a corretora nao reteve nada. Não sei se será um cenário possível. Segundo a DeGiro, "a DeGiro seguiu a informação providenciada pelo nosso 'clearer' e realizou o 'booking' dos dividendos exatamente como estes foram processados".

Pois, os 15% devem ter sido retidos antes de chegar à Degiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Reproduzo aqui a questão colocada pelo @N.Rochaaqui, no tópico da Degiro, para poder responder

@N.Rocha

Boa tarde. Este é o meu primeiro post nest forum, apesar de o ler há algum tempo.

Depois de consultar este site https://portfoliocharts.com/portfolio/golden-butterfly/

criei uma simulação (5000€) no justetf antes de abrir conta na degiro. Pretendia criticas á carteira simulada, qualquer tipo de criticas e conselhos a um principiante neste tipo de investimentos.

port2.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico