Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Sim basicamente começar do zero, pois todas as poupanças que tinha foram todas investidas em formação. Portanto a partir do próximo mês já não terei grandes despesas e conseguirei poupar cerca de 1300 euros por mês dos quais poderei adquirir mensalmente etfs. Daí ter ponderado investir cada mês num etfs diferente até ter a carteira que recomendou. 

Obrigado pela resposta ajudou bastante vou então começar a tratar disso 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Olá,

Para os montantes que falas, as comissões com ETFs vão acabar por te baixar bastante a rentabilidade.

Ao contrário de tentares implementares, para já, o All Weather Portfolio do Tony Robbins (portfolio falado pelo Salvador no início deste tópico), já pensaste em aplicar num fundo de investimento misto, onde não tens custos com a compra e venda?

Por exemplo, no gráfico abaixo deixo uma comparação desde o final de 2008 entre dois fundos mistos e o ETF misto falado pelo Rui (não olhes para as cores, que nunca ficam bem com o Morningstar.de):

Mistos.jpg

Como podes observar, embora o ETF até tenha uma comissão de gestão inferior (mesmo assim é de 0,72%, o que é bastante alto para um ETF!), no longo prazo não consegue uma melhor rentabilidade que o MFS® Meridian Funds - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc (ISIN: LU0219418836).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ola obrigado pela resposta.

A minha opção por partir já para o portefólio traduzido deveu-se por conseguir amealhar rapidamente cerca de 4 meses o capital mínimo que falam 5k utilizando a degiro. somando mais 5 meses teria os 10k recomendados ate possivelmente mais. daí a minha ideia de comprar por mês um etfs ou 2 e em menos de 1 ano construía a carteira. Mas como me falaram ser melhor aguardar vou então tentar ler mais um bocadinho e optar pela vossa sugestão. Contudo também  será provisoria visto que o objectivo passa pela construção do portefólio completo que espero ter em menos de uma ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

O problema de investires apenas num ETF de cada vez, é que estás a investir sem estares devidamente informado, na minha opinião...

Porquê?

Porque o All Weather Portfolio (tal como no caso do Portfolio Permanente) só faz sentido com a totalidade dos activos, dado a pouco correlação entre os mesmos.

Por exemplo, o ouro não tem qualquer valor intrínseco, dado que não gera rendimentos. Por si só, é um péssimo investimento que eu desanconselho a toda a gente (embora não deixe de representar cerca de 25% do total do meu património).

Contudo, numa carteira como o Portfolio Permanente, ajuda a baixar a volatilidade da mesma, dado tratar-se de um activo de refúgio.

Se queres o meu conselho, antes de começares uma carteira de investimento de longo-prazo, estuda um pouco mais, lê por exemplo este tópico e o tópico dos Fundos de Investimento (de preferência, duas vezes!). Não é por atrasares o investimento em 6 meses, que irás pôr em risco a rentabilidade final da tua carteira daqui a 30 anos :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    On 04/01/2015 at 0:29 AM, Mouro Emprestado said:

Como se comportaria um Portfolio Permanente desde 2007 a 2015, permitindo assim observar o mesmo em período de crash bolsista e subsequente bull?

No ano passado expus aqui uma possível carteira de B&H, baseada no Portfolio Permanente do Harry Browne. Ver o racional no seguinte link: http://www.forumfinancas.pt/topic/5360-etfs-exchange-traded-funds/?do=findComment&comment=105890

Passados cerca de 18 meses, é meu dever actualizar os ganhos dessa carteira teórica a Junho de 2016 (já vão 9 anos de historial):

Ganhos/Perdas (%)

2007 (Jul-Dec)    2,92

2008                  -3,31

2009                12,58

2010                15,30

2011                  3,87

2012                  9,21

2013                  -2,94

2014                16,30

2015                 2,95

2016 (YTD)      8,82

Retorno médio: 9,33% / ano (mesmo contando com os encargos ficcionados de € 15 por cada compra de ETF, ainda que actualmente este tipo de comissões seja mais baixo).

Depois de um ano de 2015 médio atípico (fruto da maior correlação entre os activos, algo muito pouco comum), em 2016 vamos com 6 meses com um retorno de volta à média.

Refira-se que este ano a carteira tem tido um melhor desempenho fruto da crise de confiança do início do ano e fruto do Brexit (naquela 6.ª Feira vi a minha carteira real pular por aí acima :D ).

PP_1_A.jpg

PP_3_A.jpg

image hosting

(O valor da carteira indicado nos gráficos acima está enviesado pelo novo investimento de € 2.000 efectuado a 1 de Julho de 2016, em conformidade com os pressupostos desta carteira teórica de investimento)

Daqui a 6 meses voltarei a actualizar os retornos desta carteira.

Certamente não será a carteira mais sexy do mundo, mas continuam-se a verificar os pressupostos que levou à sua criação durante os anos 1980 pelo Harry Browne, pelo que não se trata de algo passageiro.

Editado por Mouro Emprestado
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mouro emprestado, obrigado pela actualização dessa carteira, muito interessante.

A Degiro tem uma lista de 700 ETFs sem comissão:

https://www.degiro.pt/precario/negociar-etfs-sem-comissoes.html

mas atenção que cobra uma taxa anual, por cada bolsa, de 2,50 EUR, por ano (max = 0,25% da carteira), chamada "Criação de possibilidade de negociação", pelo menos no preçário custody.

Outro fundo de acções global que me parece interessante, e que também acumula dividendos, é o SWDA iShares Core MSCI World UCITS ETF, já mencionado aqui, e neste artigo do David Almas:

http://observador.pt/especiais/investir-2016-depositos-certificados-fundos-acoes-ganhar-dinheiro/

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    9 minutes ago, pfonseca said:

Mouro emprestado, obrigado pela actualização dessa carteira, muito interessante.

A Degiro tem uma lista de 700 ETFs sem comissão:

https://www.degiro.pt/precario/negociar-etfs-sem-comissoes.html

mas atenção que cobra uma taxa anual, por cada bolsa, de 2,50 EUR, por ano (max = 0,25% da carteira), chamada "Criação de possibilidade de negociação", pelo menos no preçário custody.

Outro fundo de acções global que me parece interessante, e que também acumula dividendos, é o SWDA iShares Core MSCI World UCITS ETF, já mencionado aqui, e neste artigo do David Almas:

http://observador.pt/especiais/investir-2016-depositos-certificados-fundos-acoes-ganhar-dinheiro/

Se leres o meu post original sobre esta carteira, verás que eu próprio aconselho esse ETF em detrimento do da DB x-trackers (afinal, é aquele que eu tenho na minha própria carteira real). Contudo, uma vez que este último é mais antigo e tem um historial desde 2007, é aquele que uso para esta minha carteira "fictícia" para apresentar resultados que podem ser facilmente analisados e contestados se forem mentira (quem não deve, não teme).

Em termos de plataforma de investimento, eu prefiro dividir entre o Best o o Invest (lá está, diversificar os ovos por mais do que um cesto). No meu caso em específico, as comissões que pago acabam por não ser totalmente relevantes (representam cerca de 0,3% sobre o montante que investi, mas que deverá diluir-se com o tempo dado que a carteira real só tem 18 meses sensivelmente).

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora fiquei confuso, é SWDA ou IWDA? Afinal é o mesmo ETF, o ticket depende da bolsa :o Ainda tenho muito que aprender. Tirado do site da Ishares:

Nyse Euronext - Euronext Amsterdam    IWDA    EUR  
    London Stock Exchange    IWDA    USD  
    Borsa Italiana S.P.A.    SWDA    EUR
    Deutsche Boerse Ag    EUNL    EUR
    Bolsa Mexicana De Valores (Mexican Stock Exchange)    IWDA
    London Stock Exchange    SWDA    GBP
    Swiss Exchange    SWDA    USD  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, pfonseca said:

Agora fiquei confuso, é SWDA ou IWDA? Afinal é o mesmo ETF, o ticket depende da bolsa :o Ainda tenho muito que aprender. Tirado do site da Ishares:

Nyse Euronext - Euronext Amsterdam    IWDA    EUR  
    London Stock Exchange    IWDA    USD  
    Borsa Italiana S.P.A.    SWDA    EUR
    Deutsche Boerse Ag    EUNL    EUR
    Bolsa Mexicana De Valores (Mexican Stock Exchange)    IWDA
    London Stock Exchange    SWDA    GBP
    Swiss Exchange    SWDA    USD  

Exacto. Eu referi SWDA (http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000LZZD) porque é aquilo que me interessa já que tenho libras.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    23 minutes ago, maj.lraep said:

Exactamente. Eu como tenho euros, interessa-me mais a euronext :)))

Maj, tu tens um portfolio com estes dois ETFs, certo? IWDA + XBAE? Tenho andado a testar estes dois ou a variação com IWDA + DBZB e a coisa anda ela por ela. O meu problema é (como disse mais acima) a história do brexit que fez com que este par subisse bastante. Qual é a tua opinião relativamente à entrada neste momento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Zé das Facas disse:

Maj, tu tens um portfolio com estes dois ETFs, certo? IWDA + XBAE? Tenho andado a testar estes dois ou a variação com IWDA + DBZB e a coisa anda ela por ela. O meu problema é (como disse mais acima) a história do brexit que fez com que este par subisse bastante. Qual é a tua opinião relativamente à entrada neste momento?

Eu sou muito mau em market timming (saber a zona perfeita para entrar). Então jogo com a minha ignorância, mantendo as proporções entre os ETF equilibradas (quando desequilibram muito - em caso de uma crise ou assim...ou seja reforço sempre para manter o equilíbrio e a proporção que defini inicialmente).

Se não houver desequilíbrios acentuados, uma vez por ano, reforço as posições. 

Não me preocupo com rigorosamente mais nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/07/2016 at 05:40, Visitante Manuel disse:

Mouro, se não for segredo como divide a sua carteira? Usa então o IWDA?

Tudo depende dos riscos que pretende correr. Para ter uma ideia veja a tabela do Larry Swedroe nas "Notes" (quase no fundo da página), que dá uma relação entre a percentagem de acções e obrigações, num portfólio, e a perda a que está sujeito, baseado nos anos 70, em "Risk Tolerance - Bogleheads"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a comparar o Ishares IWDA com o Vanguard VWRL, utilizando os dados do Justetf.com:

1) Custos anuais: IWDA = 0,20% / VWRL = 0,25%

Como o VWRL não acumula os dividendos, calculei o custo real anual, considerando dividendos de 2% (tirei a ideia do forum dos bogleheads):

custo real = custo anual + dividendos x imposto mais valias = 0,0025 + 0,02 x 0,28 = 0,0081 (0,81%)

Custos anuais reais: IWDA = 0,20% / VWRL = 0,81%

2) Dividendos: IWDA = Acumula / VWRL = Distribui

3) Réplica do Índice: IWDA = Físico, amostragem optimizada / VWRL = Físico, réplica total

4) Índice: IWDA = MSCI World / VWRL = FTSE All World

5) Empresas constituintes: IWDA = 1.643 / VWRL = 3.026

6) Empréstimo de títulos: IWDA = Sim / VWRL = Não. Isto significa que a Ishares empresta os títulos a outros investidores?

A distribuição dos dividendos, como já tem sido aqui referido torna os custos muito mais altos.

Fiz o mesmo cálculo de custos para o Ishares CSPX (S&P500) e Vanguard VUSA:

Custos reais anuais: CSPX = 0,07% / VUSA = 0,63%

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Estás a comparar ETFs ligeiramente diferentes.

O Vanguard FTSE All-World UCITS ETF inclui países desenvolvidos e emergentes (cerca de 50 países), enquanto que o iShares Core MSCI World apenas inclui os 23 países mais desenvolvidos.

O Vanguard FTSE All-World UCITS ETF  será comparável iShares MSCI ACWI UCITS ETF (ISIN: IE00B6R52259, ticker: IUSQ:GR).

Não quer dizer que favoreça o ETF da Vanguard por causa dos dividendos, bem pelo contrário.

É pena a Vanguard neste momento só estar focalizada na Irlanda e Reino Unido, onde os sistemas de pensões permitem que determinados rendimentos decorrentes de investimentos "tax sheltered" (até determinados limites) são isentos de tributação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Mouro Emprestado disse:

O Vanguard FTSE All-World UCITS ETF  será comparável iShares MSCI ACWI UCITS ETF (ISIN: IE00B6R52259, ticker: IUSQ:GR).

É pena a Vanguard neste momento só estar focalizada na Irlanda e Reino Unido, onde os sistemas de pensões permitem que determinados rendimentos decorrentes de investimentos "tax sheltered" (até determinados limites) são isentos de tributação.

Obrigado pela observação. Agora vejo-me "obrigado" :) a incluir também o Ishares IUSQ. Encontrei ainda o SPDR SPYY. Concordo inteiramente com o comentário sobre a Vanguard. Por isso estou a observar os ETFs de outros gestores.

Isahres IUSQ versus SPDR SPYY versus Vanguard VWRL, utilizando os dados do Justetf.com:

1) Custos reais anuais: IUSQ = 0,60% / SPYY = 0,40% / VWRL = 0,81%

2) Dividendos: IUSQ = Acumula / SPYY = Acumula / VWRL = Distribui

3) Réplica do Índice: IUSQ = Físico, amostragem optimizada / SPYY = Físico, optimizado / VWRL = Físico, réplica total

4) Índice: IUSQ = MSCI ACWI (All Country World Index) / SPYY = MSCI ACWI / VWRL = FTSE All World

5) Empresas constituintes: IUSQ = 1.098 / SPYY = 1.332 / VWRL = 3.026

6) Empréstimo de títulos: IUSQ = Sim / SPYY = Sim / VWRL = Não.

Apesar do índice ACWI ter mais empresas constituintes (2.470), o IUSQ não tem mais empresas do que o IWDA (1.609). O SPYY tem menos custos anuais. A diferença entre os custos do IUSQ = 0,60% e os custos reais do VWRL (para 2% de dividendos, se for para mais os custos aumentam) = 0,81% é menor mas ainda é significativa. E não estou a contar com os eventuais custos de reinvestimento dos dividendos, no caso da Vanguard.

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão não é tanto o nº de empresas, é mais da distribuição geográfica. Se um índice tem ações de emergentes, terá quase sempre um custo superior a um de desenvolvidos, não tanto em virtude do nº de empresas a gerir, mas sim dos custos acrescidos de ter de comprar/vender posições em mercados emergentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico