Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Nota de liquidação oficiosa de 10mil eur

PedroFerreira2

Recommended Posts

Boa tarde,

Esqueci realizar o IRS de 2022.

Deixei de receber correio postal porque activei VIActt. E existem emails que por vezes me escapam ou ficam como "lidos" e desaparecem de vista e por esse motivo, apesar do aviso, não entreguei essa declaração.

Foi feita declaração oficiosa. Acontece que recebi uma nota de liquidação para pagar um valor de 10 mil euros.

No entanto, para o valor dos rendimentos de cerca de 21mil euros relativos a 2022, e contando com os descontos: 2 filhos, declaração conjunta, ppr, despesas, renda, etc, o valor a pagar costuma ser entre 0 e uns 400 euros.

Enviei via e-balcão mensagem e o que responderam foi que em PRIMEIRO, tenho que pagar, e depois reclamar.

É mesmo assim? Estamos a falar de uma nota de liquidação que não é factual, resultado de dados errados, não bate certo com os rendimentos nem teve em conta os descontos.

Nota de liquidação tem como dados:

Taxa Efetiva de Tributação - 27,13%
    Rendimento global: 31mil eur
    Deduções: 0
    Quociente familiar 1,00 ; taxa 37,000%
    Importância apurada (9:coef. x taxa)11.501,82 €
    Parcela a abater 3.066,79 €
    Coleta total [(11-12)x1,00+13-14+15+16+17] 8.435,03 €
    Juros compensatórios 998,33 €
    VALOR A PAGAR: 9.433,36 €

Recordo que neste ano, os rendimentos até foram inferiores ao habitual, e habitualmente pago entre zero e 300 eur, contando todos os descontos que tenho.
    Além disso, não sei onde foram buscar o valor de rendimento global de 31mil eur quando os rendimentos emitidos foram de de 21mil eur.

O que posso fazer?

Obrigado

Editado por PedroFerreira2
    informação adicional
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites