Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Compra de casa

Guest thaisdpimentel1@gmail.com

Recommended Posts

Guest thaisdpimentel1@gmail.com

Bom dia! Tenho uma irmã, ambas temos documentações em Portugal, somos efetivas nos nossos empregos e temos menos de 35 anos. Juntas, conseguimos comprar uma casa usando os benefícios do governo do credito de habitação (Financiamento 100% e isenção de impostos)? Me foi passado por sermos irmãs não era possível, mas não acho nenhum lugar que diz isso. 

fabioserra1229
    A 22/04/2025 às 10:38, Visitante thaisdpimentel1@gmail.com disse:

Bom dia! Tenho uma irmã, ambas temos documentações em Portugal, somos efetivas nos nossos empregos e temos menos de 35 anos. Juntas, conseguimos comprar uma casa usando os benefícios do governo do credito de habitação (Financiamento 100% e isenção de impostos)? Me foi passado por sermos irmãs não era possível, mas não acho nenhum lugar que diz isso. 

A verdade é que a lei não diz em lado nenhum que irmãs estão excluídas dos apoios para jovens até 35 anos. O que importa mesmo é que a casa seja para habitação própria e permanente, ou seja, que as duas vão viver lá. 

Agora, o que pode acontecer é que alguns bancos podem não facilitar o processo quando não se trata de um casal, mas isso é mais uma questão de política interna do banco, não uma regra do Governo. Por isso, o melhor mesmo é falarem com vários bancos e ver quem vos dá melhores condições.

Relativamente ao financiamento a 100% e isenção do imposto do selo, sim, é possível, desde que cumpram os critérios. Mas atenção: o financiamento total nunca é garantido, mesmo com o apoio do Estado. O banco tem sempre a última palavra com base na avaliação da casa e na vossa situação financeira.