Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Despesas Veterinário

Recommended Posts

amfma

Boa tarde,

Gostaria dos seguintes esclarecimentos referente a despesas com veterinário

• Pode ser considerada no IRS automático? (tenho 2 faturas as quais estão validadas no E-Fatura)
    • Qual o código da despesa/encargo aplicável para esta despesa a submeter no anexo H?

Só consegui apurar a seguinte informação: No Código do IRS (CIRS) as despesas com animais enquadram-se na “Dedução pela exigência de fatura” (Artigo 78.º- F), sendo possível deduzir as despesas que se enquadrem na “Secção M, classe 75000 – atividades veterinárias” do Código de Atividade Económica (CAE).

Obrigada

Cumptos

Angela Almeida

IMPOSTOS4U
    A 07/02/2025 às 13:37, Visitante Sonia Campos disse:

Tenho dois dependentes maiores de idade em que um deles esteve a fazer um part time e auferiu rendimentos durante um ano, a questão é posso manter os dois no meu agregado e o que auferiu rendimentos entregar IRS sozinho?????

A 02/04/2025 às 14:31, amfma disse:

Boa tarde,

Gostaria dos seguintes esclarecimentos referente a despesas com veterinário

• Pode ser considerada no IRS automático? (tenho 2 faturas as quais estão validadas no E-Fatura)
    • Qual o código da despesa/encargo aplicável para esta despesa a submeter no anexo H?

Só consegui apurar a seguinte informação: No Código do IRS (CIRS) as despesas com animais enquadram-se na “Dedução pela exigência de fatura” (Artigo 78.º- F), sendo possível deduzir as despesas que se enquadrem na “Secção M, classe 75000 – atividades veterinárias” do Código de Atividade Económica (CAE).

Obrigada

Cumptos

Angela Almeida

Se as faturas com o veterinário foram validadas no e-fatura então pode aceitar o IRS automático. Este tipo de despesa geral, permite, tal como as da restauração, cabeleireiro e mecânicos "recuperar", por via da dedução à coleta, 15% do IVA suportado, nesse tipo de despesas, com o limite de  €250 por agregado familiar.