Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Casado um ou dois titulares

Guest Manuel

Recommended Posts

Guest Manuel

Boa tarde,

No agregado familiar sou responsável por mais de 95% do valores recebidos. 

A minha dúvida é se ao fazer a declaração de IRS devo assumir que sou casado dois titulares, ou casado um titular. E se é vantajoso alterar.

Nunca avisei a minha entidade patronal desde que esta situação passou a aconhecer e se o devo fazer.

Se efetivamente estiver numa situação de casado um titular, e uma vez que a tributação que me tem sido feita foi sempre casado dois titulares, se posso rectificar as minhas declarações anteriores  bem como avisar a minha empresa para taxar de acordo com esta realidade.

Obrigado 

Manuel

• 2 weeks later...
    IMPOSTOS4U
    A 25/03/2025 às 17:25, Visitante Manuel disse:

Boa tarde,

No agregado familiar sou responsável por mais de 95% do valores recebidos. 

A minha dúvida é se ao fazer a declaração de IRS devo assumir que sou casado dois titulares, ou casado um titular. E se é vantajoso alterar.

Nunca avisei a minha entidade patronal desde que esta situação passou a aconhecer e se o devo fazer.

Se efetivamente estiver numa situação de casado um titular, e uma vez que a tributação que me tem sido feita foi sempre casado dois titulares, se posso rectificar as minhas declarações anteriores  bem como avisar a minha empresa para taxar de acordo com esta realidade.

Obrigado 

Manuel

Ao entregar a sua declaração de IRS não assume nada disso... O seu estado civil é casado (ponto) e pode ser tributado separadamente ou optar pela tributação conjunta (ponto).

A questão casado um ou dois titulares é só para enquadramento, pela sua entidade patronal, perante o que lhe comunicar, a fim de que esta (entidade patronal) possa fazer a retenção na fonte de acordo com as tabelas de Retenção do IRS.

Espero ter ajudado!