Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Tributação trabalhador

Guest J. Pedro

Recommended Posts

Guest J. Pedro

Boa noite,

Vou começar a trabalhar para uma empresa espanhola, no entanto tenho residência fiscal em Portugal.

Foi me dito que a empresa descontava diretamente a segurança social mas que teria de ser eu a fazer os descontos em Portugal...

A minha questão é se apenas faço os descontos em Portugal ou Espanha também me pode tributar?

Em Portugal só quando fizer o IRS é que consigo declarar?

Obrigado 

• 2 weeks later...
    IMPOSTOS4U

Vai trabalhar para uma empresa espanhola... mas esse trabalho será prestado em Portugal ou em Espanha? 

Presumindo que vá prestar esse trabalho em Espanha, vai lá estar mais de 180 dias mudando o seu domicilio fiscal para Espanha? Ou é residente na fronteira destes dois países?

Parecem pormenores mas fazem diferença 😄

Se mantem a sua residência (morada do cartão de cidadão) em Portugal, terá de declarar os rendimentos obtidos em Espanha no seu país de residência (Portugal), tendo para o efeito de preencher o anexo J. 

"Na terceira coluna (Rendimento bruto) deve ser inscrito o montante dos rendimentos brutos, ou seja, ilíquido de imposto pago no estrangeiro e de outras deduções.

Na quarta coluna (Contribuições para regimes de proteção social), devem ser indicadas as contribuições obrigatórias para regimes de segurança social que incidiram sobre as respetivas remunerações, quando devidamente comprovadas.

Na quinta coluna (Imposto pago no estrangeiro) deve ser indicado o montante correspondente ao imposto pago no estrangeiro, devidamente comprovado por documento emitido pela autoridade fiscal do país de origem dos rendimentos.

Espero ter ajudado 😉