Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Vendas eBay como particular - irs e facturação

Recommended Posts

Guest Ruben

Preciso de algumas luzes. Tenho andando a ler bastante e embora em inglês alguma informação em Portugal pouco ou nada.  No eBay sempre existiu 2 formatos de venda . Um como particular e outro como profissional existindo diferenças no formato de facturação e volume claro . No eBay Praticamente não tenho vendido nada, mas pelo que percebo estando registado como particular e não ultrapassando 10 mil euros não tenho de entrar no regime OSS e IOSS onde vendedor tem de emitir facturas. No sistema em que estou o próprio eBay emite a factura e dependendo do país cobra vat ( iva). Mas a emissão das facturas são sempre feitas pelo eBay e repassa assim para o país em questão ( destino)  o imposto quando é o caso. Eu precisava era de obter mais informação e saber se os legisladores em Portugal e contabilistas estão a par deste modelo de actividade onde a venda em termos fiscais é feita pela plataforma e não por quem posta item na plataforma. Este formato está activo na Europa para ecommerce desde junho 2021. Pelo que percebo possui um enquadra fiscal próprio para econmerce.  Eu facturo muito pouco mas queria estar legalmente minimamente protegido. Tenho hábito de vender lá coisas de relógios muitas vezes usadas e  braceletes. Irs nunca vi em Portugal referência a situações de Particulares em ecommerce

As facturas são emitidas para o cliente pelo eBay e a mim enviam mensalmente um pdf com movimentos e valores pagos de vat ( que são retirados a venda). Muitas vezes só sobre a comissão deles ( depende da região no globo)

Ando a ver se falo com um contabilista mas tenho ideia que existe muita falta de informação

Nota: estou inscrito no eBay como particular. Nas finanças estou como trabalhador independente com regime de isenção pelo artigo 53, no entanto não creio que isso importe no eBay pq não estou registado como profissional. 

Nota2: existe aqui algum contabilista no Porto ou próximo que perceba desta questoes para eu ter apoio? Obrigado