Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Garantia pública para Jovens na compra da 1ª habitação

Claudio Henrique

Recommended Posts

Claudio Henrique

Bom dia malta.

Com as notícia a sair em fatias, sobre as medidas que ajudarão os jovens na compra da primeira casa, dúvidas surgem aos montes.

Uma que já surge-me de imediato é  sobre, o que é a Garantia Pública?

(talvez seja uma resposta simples, mas não encontrei até agora na nossa querida Internet, 😢).

E a segunda pergunta que está a deixar-me maluco é sobre, quando essa garantia poderá ser utilizada? Poderei eu e minha esposa utilizarmos a Garantia Pública para dar entrada ao valor da habitação, facilitando assim a possibilidade de financiamento do imóvel? Ou não? Para fazer o financiamento teremos na mesma que ter o valor de entrada?

Bom, creio que essas são as minhas principais dúvidas por hora, quem puder e souber me responder, será imensamente agradecido por mim e imensamente abençoado por Deus. 

Grande abraço à todos os leitores.

Obrigado desde já.

❤️

• 3 weeks later...
    antoniortdias
    On 5/27/2024 at 2:01 PM, Claudio Henrique said:

Bom dia malta.

Com as notícia a sair em fatias, sobre as medidas que ajudarão os jovens na compra da primeira casa, dúvidas surgem aos montes.

Uma que já surge-me de imediato é  sobre, o que é a Garantia Pública?

(talvez seja uma resposta simples, mas não encontrei até agora na nossa querida Internet, 😢).

E a segunda pergunta que está a deixar-me maluco é sobre, quando essa garantia poderá ser utilizada? Poderei eu e minha esposa utilizarmos a Garantia Pública para dar entrada ao valor da habitação, facilitando assim a possibilidade de financiamento do imóvel? Ou não? Para fazer o financiamento teremos na mesma que ter o valor de entrada?

Bom, creio que essas são as minhas principais dúvidas por hora, quem puder e souber me responder, será imensamente agradecido por mim e imensamente abençoado por Deus. 

Grande abraço à todos os leitores.

Obrigado desde já.

❤️

Boa tarde,

A garantia pública significa que o Estado garante o cumprimento de uma determinada condição para obtenção do crédito perante uma instituição financeira (por exemplo a entrada inicial).

No entanto, há que ter em consideração os valores de avaliação vs. o valor de aquisição. Por exemplo, acordas pagar €250.000 por uma casa e neste caso o Estado garantiria um montante de até 15% do valor de aquisição (i.e. €37.500). Nota, contudo, que há bancos que financiam um montante máximo equivalente ao menor entre 90% do Valor de Aquisição e 80% do Valor de Avaliação. Ou seja, se avaliação vier abaixo do valor de aquisição (imagina que avaliam em €245.000 poderás ter de avançar com alguns fundos do teu lado, neste caso cerca de €16.500).

Quanto às condições de acesso, a informação que saiu é a que está abaixo.

Garantia pública abrange jovens que ganhem até 5800 euros por mês e comprem casa por máximo de 450 mil euros
    As condições da garantia pública para viabilizar a concessão de crédito à habitação a jovens já estão definidas. A medida vai abranger aqueles que tenham até 35 anos e rendimentos até 5800 euros por mês e que comprem a primeira casa no valor máximo de 450 mil euros. A portaria que irá regulamentar esta medida ainda está, contudo, a ser desenhada e o Governo espera que o apoio só esteja em vigor a partir do próximo dia 1 de Agosto.

A garantia pública, explicou Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e da Modernização, vai destinar-se a jovens entre os 18 e os 35 anos, com domicílio fiscal em Portugal, que aufiram rendimentos até ao oitavo escalão de IRS (o que, em 2024, corresponde a 81.199 euros por ano, ou seja, 5799,9 euros por mês, se forem assumidos 14 meses) e que comprem uma casa com um valor máximo de transacção de 450 mil euros.

https://www.publico.pt/2024/05/23/economia/noticia/garantia-publica-abrange-jovens-ganhem-ate-5800-euros-mes-comprem-casa-maximo-450-mil-euros-2091558